ACAPO-Actual - Boletim informativo mensal da ACAPO

N.º 97 - outubro de 2017

Coordenação editorial: Marta Pinheiro - Direção Nacional

Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas, sugestões ou simples mensagens.

E-mailactual@acapo.pt 

1. O que fizemos

1.1 Vieira da Silva recebe a Direção Nacional da ACAPO

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva e a Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, receberam no passado dia 27 de outubro, a Direção Nacional da ACAPO, representada pelo Presidente, Tomé Coelho, e pelo Vice-presidente, Jerónimo Nogueira. A reunião ocorreu a propósito da petição pública lançada pela ACAPO sobre as “discriminações e restrições de acesso à Prestação Social para a Inclusão”. Nesta reunião, a ACAPO teve finalmente a oportunidade de expor à tutela as razões pelas quais discorda das restrições de acesso à PSI, nomeadamente, por pessoas com idade superior à de acesso à pensão de reforma (66 anos e quatro meses). “Nesta reunião, o Senhor Ministro e a Senhora Secretária de Estado revelaram uma grande compreensão quanto à posição da ACAPO. Foi por essa razão que saímos da reunião com a promessa que iremos [Governo e ACAPO] trabalhar em conjunto para tentar solucionar esta situação, que a ACAPO considera injusta e discriminatória.” O responsável adianta ainda que “o Bloco de Esquerda e o CDS-PP já pediram a apreciação parlamentar do decreto-lei, e esperamos que, tal como sucedeu nas audiências que mantivemos com todos os partidos políticos com assento parlamentar, haja um consenso quanto a esta matéria”.

1.2 Sócios, parceiros e amigos cantam os parabéns à ACAPO

Dia 21 de outubro, os parabéns foram cantados duas vezes: à ACAPO pelo seu 28.º aniversário e à Delegação de Coimbra, pelos 25 anos de existência. O evento, que decorreu na Quinta da Nora, em Penacova, contou com a presença de mais de 300 pessoas, entre associados, parceiros, voluntários e amigos da instituição. Na comemoração do aniversário da ACAPO marcaram ainda presença a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e do Presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação, Humberto Santos. O Presidente da Direção Nacional da ACAPO, Tomé Coelho, destaca a elevada participação neste evento que vem confirmar a “união que se vive no seio da organização” referindo que “só desta forma, com um espírito de coesão, seremos capazes de atingir os objetivos a que nos propomos”.

1.3 ACAPO apresenta a mascote da instituição

No âmbito do dia internacional da bengala branca, a Direção Nacional (DN) da ACAPO, em estreita colaboração com a Delegação do Porto da ACAPO e o Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, apresentou a mascote da instituição com o lançamento do livro infantil “Topas e o Coelhinho Branco”. Trata-se de um livro, a tinta e em Braille, para crianças mas cuja mensagem sobre a inclusão pretende também chegar aos adultos. Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, explica que o “desenho de uma mascote para a ACAPO era um projeto há muito ambicionado e irá permitir criar uma nova estratégia de interação com diversos públicos que queremos atingir e, em simultâneo, criar uma linha de merchandising para angariação de fundos a favor do trabalho da instituição”. Sobre a mascote, Tomé Coelho, explica que as designers Rita Esteves Correia e Cláudia Ganhão, quiseram com a criação desta imagem, uma toupeira, derrubar mitos sobre as pessoas com deficiência, que estas “não são autónomas e sozinhas não podem decidir sobre a sua vida”. “A Topas vem demonstrar precisamente o contrário”, explica o Presidente da DN. O evento, que teve lugar na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, foi apresentado pelo Presidente da Direção Nacional, Tomé Coelho, pela Diretora do Agrupamento, Maria José Ascenção, pela antiga Presidente da Direção Nacional da ACAPO e coordenadora do projeto, Graça Gerardo, e em representação do Instituto Nacional para a Reabilitação, entidade financiadora do livro, Fátima Alves. No âmbito deste projeto, para além do livro, que pode ser adquirido, por enquanto, junto da Direção Nacional pelo valor de 12€, foi ainda produzido um porta-chaves com a imagem da Topas (3€). 

1.4 Transição do Sistema de Gestão da Qualidade

A ACAPO viu aprovado este mês, e após auditoria externa da APCER realizada, no passado dia 8 de setembro, a transição do certificado para a nova versão do referencial (ISO 9001:2015) no âmbito da “Representatividade das Pessoas com Deficiência Visual a nível nacional e internacional”.

1.5 Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em risco

O Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Me-CDPD), constituído pela Resolução do Conselho de Ministros nº 68/2014, é um mecanismo independente, que inclui representantes de entidades públicas e de organizações da sociedade civil representativas de cada área de deficiência, num total de 10 elementos, não remunerados. A ACAPO, representante da área da deficiência visual, integra esta estrutura nacional desde dezembro de 2016, data em que tomou posse e, conforme a Convenção assim o exige, começou a monitorizar e a emitir recomendações no sentido de potenciar uma melhor implementação dos princípios e normas deste documento que Portugal ratificou em 2009. Porém, desde o momento da sua tomada de posse, e face à inexistência de recursos financeiros e humanos indispensáveis para cumprir a sua missão de uma forma eficaz, o Me-CDPD desenvolveu intensas diligências junto de diversos Órgãos de Soberania, do Governo e da Provedoria de Justiça, com vista a encontrar uma forma de dotar esta estrutura de condições mínimas para o cumprimento deste mandato. No entanto, aguarda ainda hoje por uma solução. Por este motivo, no passado dia 26 de outubro, deu conhecimento público deste assunto através de uma conferência de imprensa. Estando a esgotar-se um “prazo razoável” para resolução do problema, e estando em fase de conclusão a preparação do Orçamento de Estado (OE) para 2018, a ACAPO, e os restantes constituintes do Me-CPDP, esperam que ainda seja possível ser considerada verba para a manutenção desta importante estrutura.   

1.6 Deficiência ganha relevo no Parlamento

A Comissão de Trabalho e Segurança Social da Assembleia da República, coordenada pelo deputado Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), deliberou constituir um Grupo de Trabalho para aprofundar matérias relacionadas com a deficiência. A criação deste grupo de trabalho deve-se às diversas iniciativas legislativas que têm sido apresentadas ao longo do último ano com influência direta na vida das pessoas com deficiência. A ACAPO, que nesta reunião, realizada no dia 3 de outubro, esteve representada pelo Presidente da Direção Nacional, Tomé Coelho, congratula-se com a criação deste grupo que permitirá que as pessoas com deficiência, e as organizações que as representam, sejam auscultadas sobre todas as matérias que lhe dizem diretamente respeito.

1.7 INR assinala Dia Internacional da Bengala Branca

O Instituto Nacional para a Reabilitação organizou dia 16 de outubro uma sessão comemorativa do Dia Internacional da Bengala Branca. Esta sessão visou sensibilizar a comunidade para a eliminação de barreiras que condicionam a autonomia e a mobilidade das pessoas com deficiência visual, tendo sido, primeiramente, constituída por um momento em sala, enquadrador da temática, que decorreu no auditório do Instituto e contou na sua sessão de abertura com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes. Esta primeira parte do evento contou também com a participação de Carla Santiago, formadora de orientação e mobilidade na ACAPO. Num segundo momento realizou-se uma caminhada, que contou com a participação de pessoas com mobilidade reduzida, para verificarem as condições de acessibilidade nas Avenidas Novas, em Lisboa.

1.8 Delegação dos Açores integra projeto “Quem tem coragem?”

No passado dia 19 de outubro, a Delegação dos Açores da ACAPO, através da sua direção, esteve presente na palestra “Quem tem coragem?”, que tem por base o primeiro livro de José Canita. Trata-se de um livro, segundo o autor, que pretende ser “inspirador e orientador para mudar a perspetiva sobre como se encara a vida”. Violência doméstica, bullying, obesidade e hipertensão são alguns dos temas que marcaram a vida do autor e o levaram a fundar o projeto “Quem tem coragem?”. Após a palestra, foi feito um reconhecimento às 50 instituições que constituem este projeto, entre as quais a ACAPO, pela diferença que fazem na vida dos habitantes da região.

1.9 Comemorações do Dia Internacional da Bengala Branca no Porto

Mais de 50 pessoas participaram nas comemorações do Dia Internacional da Bengala Branca organizadas pela Delegação do Porto da ACAPO. As comemorações iniciaram-se, pelas 11h00, na Igreja Paroquial do Bonfim, onde foi celebrada uma missa de bênção das bengalas brancas. Tratou-se de um momento de “grande emoção”, conforme revela a Direção de Delegação, “pela importância da bengala na independência das pessoas com deficiência visual”. A este momento seguiu-se um almoço-convívio nas instalações da Delegação.

1.10 Delegação recebe sessão sobre hipertensão arterial

No dia 7 de outubro, a Delegação do Porto da ACAPO recebeu uma sessão de informação sobre hipertensão arterial, objeto de estudo de Luciana Vieira, doutoranda em enfermagem. A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais frequentes na população portuguesa que causa várias lesões no coração ocasionadas pela falta de prevenção, deteção precoce ou tratamento adequado. Este foi um momento que possibilitou aos participantes adquirirem novos conhecimentos sobre a temática, esclarecer dúvidas e partilhar vivências. O próximo passo da investigação consiste na aplicação de um manual online sobre a hipertensão que contará igualmente com a participação de associados da ACAPO.

1.11 Associados do Porto na vindima

Dia 8 de outubro, mais de 50 associados da Delegação do Porto trocaram as bengalas por tesouras e baldes e participaram nas vindimas na Quinta da Avessada (Favaios). Cantares, provas de vinhos, pisa das uvas foram algumas das atividades que tornaram este dia inesquecível para todos os que nele participaram.

1.12 Delegação do Porto assiste a tomada de posse de parceiro

A Presidente e o Secretário da Delegação do Porto da ACAPO, Paula Costa e Jaime Oliveira, estiveram presentes na tomada de posse do novo executivo da Junta de Freguesia do Bonfim, no passado dia 23 de outubro, no salão nobre da Junta. A Direção de Delegação deseja a este importante parceiro as maiores conquistas e realizações.

1.13 Delegação de Vila Real celebra o Dia da Bengala Branca

A Delegação organizou no passado dia 12 de outubro uma caminhada pelo Jardim da Carreira onde se aproveitou para abordar a temática do Dia da Bengala Branca. Os utentes puderam realizar uma primeira abordagem às bengalas, explorar o parque e identificar obstáculos e pontos de referência importantes. Esta atividade foi dinamizada pela Equipa da Delegação.

1.14 Delegação de Vila Real celebra Halloween

Dia 26 de outubro, a Delegação de Vila Real assinalou o Halloween (Dia das Bruxas) com diversas atividades. Foram organizadas dinâmicas alusivas a este dia que terminaram com um lanche oferecido a todos os presentes.

1.15 Delegação de Vila Real promove ação de esclarecimento sobre a Prestação Social para a Inclusão

No dia 28 de outubro, a Delegação de Vila Real promoveu uma ação de esclarecimento relativa à Prestação Social para a Inclusão. Esta ação foi promovida pela Técnica de Serviço Social que assim, teve a possibilidade de esclarecer todas as dúvidas que ainda persistem sobre este assunto.

2. O que vamos fazer

2.1 Programa de formação de dirigentes

De acordo com o compromisso assumido pela Direção Nacional da ACAPO, no sentido de proporcionar momentos de formação que possam atualizar e/ou formar dirigentes da Instituição, vão ser promovidas dia 18 de novembro três ações de formação nas cidades de Coimbra, Lisboa e Porto. As formações visam dotar os formandos de conhecimentos em inglês, etiqueta e protocolo e tecnologias da informação e comunicação. Para informações adicionais queira contactar o Departamento de Relações Públicas da ACAPO para o telefone 213 244 500 ou e-mail susanavenancio@acapo.pt. Estas ações de formação contam com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR I.P.

2.2 ACAPO marca presença na AJUTEC

Até 4 de novembro, a ACAPO vai estar presente na NORMÉDICA AJUTEC, um Fórum e Exposição das Ciências Médicas e da Saúde, Gestão Hospitalar, Ajudas Técnicas, Mobilidade e Inclusão. A ACAPO participará nesta feira através da presença do Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional (DAEFP) e da equipa de reabilitação da Delegação do Porto que aproveitarão a oportunidade para divulgar os serviços prestados às pessoas com deficiência visual, apresentar ao público alguns equipamentos promotores de autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência visual, e contactarem com os diversos especialistas presentes na feira. Procurando consciencializar o público que visitará a feira para a importância das ferramentas que promovem a autonomia das pessoas com deficiência visual na sua vida quotidiana e sua empregabilidade, o stand da ACAPO disponibilizará um posto de trabalho com materiais adaptados a estes trabalhadores, e equipamentos específicos de utilização diária. Dia 4, entre as 15h00 e as 18h00, a ACAPO apresentará ainda uma palestra subordinada ao tema do acesso ao emprego pelas pessoas com deficiência visual, a qual contará com os testemunhos de pessoas empregadas através do DAEFP, e ainda uma comunicação sobre autonomia na vida diária. Dia 3 de novembro, a equipa de goalball realizou uma demonstração no âmbito do evento “Desporto para Todos”. A demonstração foi uma oportunidade para dar a conhecer a modalidade à comunidade e convidar os mais curiosos a experimentar.

2.3 ACAPO consciencializa comunidade académica

No próximo dia 7 de novembro, as Instituições da Laureate em Portugal – Universidade Europeia, IADE-UE, IPAM Lisboa e IPAM Porto irão organizar as primeiras Jornadas Solidárias (JS), uma iniciativa desenvolvida no âmbito do Global Days of Service, em que as 79 instituições da Laureate International Universities, presentes em todo o mundo, assinalam o seu compromisso de contribuir ativamente para melhorar as condições de vida das comunidades onde se inserem. As JS integram um conjunto de experiências que pretendem proporcionar à comunidade académica, em Lisboa e no Porto, conhecimento sobre temas diversos como a igualdade, solidariedade, direitos humanos, ambiente, erradicação da pobreza, combate ao abandono/ insucesso escolar e temáticas diversas que envolvam grupos de risco (crianças, mulheres, idosos, sem-abrigo, pessoas com necessidades especiais, etc.). A ACAPO, através da sua Delegação de Lisboa, marcará presença nestas Jornadas Solidárias com o objetivo de divulgar o trabalho que desenvolve pela inclusão das pessoas com deficiência visual.

2.4 Coro da ACAPO atua em Almada

A AIPICA - Associação de Iniciativas Populares para Infância do Concelho de Almada é uma IPSS que acolhe diariamente cerca de 600 crianças nas suas 11 Unidades Educativas. No próximo dia 10 de outubro a “Chama da Solidariedade” chega ao concelho de Almada e será entregue à AIPICA no dia 25 de Outubro, onde permanecerá até 10 de novembro. Durante este período a AIPICA vai realizar várias atividades entre as crianças que frequentam as Unidades Educativas e os utentes de outras entidades do concelho promovendo a partilha de conhecimentos. Foi neste âmbito que convidou o coro da ACAPO “Ver pela Arte” a participar nesta comemoração, que terá lugar no próximo dia 5 de novembro, pelas 15h30, no Complexo Desportivo do Feijó.

Relembramos que a presença do coro neste evento só é possível graças ao Programa de Financiamento a Projetos pelo INR I.P.

2.5 “Um Sentido na Poesia” celebra aniversário

“Um Sentido na Poesia” faz seis anos e vai festejar essa data no próximo dia 10 de novembro, pelas 21h00, no salão nobre da Junta de Freguesia do Bonfim. Como tal, nesta noite a poesia será baseada no tema “parabéns”. Junte-se à Delegação do Porto nesta noite!

2.6 Associados do Porto conhecem cães-terapeutas

A equipa "Dia de Cão" vai realizar uma sessão de demonstração de Terapias Assistidas por Cães no dia 18 de Novembro, das 10h00 às 11h00 na Delegação do Porto da ACAPO. Os participantes irão ter a oportunidade de conhecer e interagir com os cães-terapeutas Quimura, Trilho ou Kuba, certificados pela Animas para fazer este tipo de intervenções.

2.7 Sessões experimentais de Yoga

Nos dias 11 e 18 de novembro realizam-se, na Delegação do Porto da ACAPO, duas sessões de Yoga experimentais, com a Professora Sandra Moreira. Estas sessões visam atrair novos participantes que permitiram a criação de uma nova turma às quintas-feiras.

2.8 Delegação de Lisboa organiza festa da cultura

No próximo dia 12 de novembro, a Delegação de Lisboa da ACAPO realiza mais uma edição da Festa da Cultura. O evento terá início às 15h30 nas instalações do Vale de Santo António, em Lisboa. O cartaz deste ano contará com as atuações do coro da ACAPO “Ver pela Arte” e de Sebastião Antunes. A entrada é livre.

2.9 Delegação de Coimbra organiza encontro com jornalistas

Com o objetivo de assinalar o “Dia Internacional da Bengala Branca” (15 de outubro), no passado dia 13, a Delegação de Coimbra da ACAPO desafiou os órgãos de comunicação regionais a divulgarem esta efeméride. Resultante desse desafio, jornalistas do “Diário de Coimbra” e “Diário as Beiras” estiveram à conversa com colaboradores e dirigentes, tendo assim, a Delegação de Coimbra da ACAPO bastante destaque nas edições de fim-de-semana destes jornais. Todos os que tenham curiosidade ou interesse em ler estas reportagens poderão contactar os serviços administrativos da Delegação que as disponibilizará no formato que considerem mais acessível.

2.10 São Martinho na ACAPO

Manda a tradição que para haver São Martinho é preciso lume, castanhas e vinho. Dia 11 de novembro, a Delegação do Porto da ACAPO cumpre assim a tradição e organiza o seu magusto na presença de muitos associados. No mesmo dia, a Delegação de Coimbra também vai assinalar o S. Martinho com um magusto, sendo intenção enriquecer estes festejos com várias barraquinhas (bifanas, uma feira de mel, doces, castanhas) e uma exposição de material alusivo à exploração da apicultura (colmeias e outros utensílios). Estes festejos estão agendados para o próximo dia 11 de novembro, a partir das 14h30, na Delegação. Os interessados devem fazer a respetiva inscrição junto dos serviços administrativos, até ao próximo dia 8 de novembro.

2.11 Associados de Coimbra praticam natação

À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Coimbra disponibiliza aos associados da ACAPO com a quotização regularizada, uma pista das Piscinas do Complexo Olímpico para a prática de natação em regime livre. Esta isenção de pagamento está disponível até 31 de julho de 2018, aos sábados entre as 17h30 e as 18h15. Os interessados deverão solicitar junto dos nossos serviços administrativos uma declaração que ateste a sua condição de associados efetivos da ACAPO com a quotização regularizada. Posteriormente, e para acesso ao Complexo Olímpico, necessitam ainda de adquirir um cartão de utente. O mesmo pode ser adquirido no serviço de atendimento do Complexo Olímpico de Piscinas, mediante apresentação do cartão de cidadão, pelo valor de 5€. Este cartão é válido por vários anos e apenas requer o pagamento duma taxa anual de 1€.

Assinale na sua agenda: 16 de dezembro – Festa de Natal da Delegação de Coimbra da ACAPO 

3. Volta a Portugal

3.1 INR procura a melhor imagem para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Estão abertas as candidaturas à 10.ª edição do concurso “Cartaz 3 de dezembro – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”. Este concurso premeia o trabalho gráfico que melhor representa a mensagem subjacente à comemoração deste dia, nomeadamente celebrar os direitos das pessoas com deficiência e sensibilizar a sociedade para combater os preconceitos e obstáculos que impeçam estes cidadãos de exercer os direitos e participar ativamente na sociedade. A fase de candidaturas decorre até ao dia 15 de novembro e o cartaz vencedor será divulgado, a nível nacional, e utilizado como suporte na promoção da campanha relativa à comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência deste ano. Ao melhor trabalho será atribuído um prémio no valor de 1.500€.

 

Mais informações

3.2 Audiodescrição sobe ao palco dos teatros portugueses

Até ao final do ano ainda tem a oportunidade de assistir a espectáculos de teatro com audiodescrição, em Lisboa e no Porto: dia 12 de novembro, pelas 16h00, a peça de teatro “Sopro” no Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa); dia 19, pelas 17h30, a peça “Amazónia”, no Teatro São Luiz (Lisboa); dia 3 de dezembro, pelas 16h00, a peça “A Promessa”, no Teatro Nacional São João (Porto); e dia 10, pelas 16h00, a peça “Macbeth”, no Teatro Nacional D. Maria II. Conheça a programação completa.

3.3 Óculos inteligentes para ajudar na mobilidade das pessoas com deficiência visual

Um grupo de alunos de marketing da Universidade Católica encontra-se a desenvolver um projeto que visa ajudar na mobilidade de pessoas com deficiência visual. O produto chama-se SmartEye e baseia-se no desenho de uns óculos com sistema de GPS, câmara e auscultador que pode indicar o caminho a seguir pelo utilizador e detetar obstáculos. Para avaliar a qualidade das suas ideias, os alunos solicitam o preenchimento de um pequeno inquérito de seis perguntas que pode encontrar aqui.

3.4 Associado da ACAPO lança primeiro álbum de originais

"Realidade" é o nome do primeiro disco de originais de Ruben Portinha, com apresentação marcada para 11 de novembro, às 21:30h, no Auditório Carlos Paredes, em Lisboa. No ano em que comemora 10 anos de atuações ao vivo, o músico edita em nome próprio um álbum composto por 14 temas em português, com uma sonoridade que resulta das várias influências musicais que desde cedo o marcaram. Para além dos quatro músicos que o acompanham, o espetáculo vai ainda contar com a participação de alguns dos convidados de estúdio. Para mais informações e reserva de bilhetes, contacte a organização pelo telefone 96 710 27 27 ou pelo e-mail rubenportinhaoficial@gmail.com.

4. Volta ao Mundo

4.1 Turkish Airlines fornece bilhetes de embarque em Braille

A Turkish Airlines anunciou que passará a disponibilizar os bilhetes de embarque em Braille para clientes com deficiência visual, que viajem desde o aeroporto de Atatürk, em Istambul. Os bilhetes serão impressos em balcões de check-in especiais colocados nos terminais internacionais do aeroporto. A Turkish Airlines tem uma frota com 328 aviões de passageiros e carga que voam para 300 destinos em 120 países. No ano passado, a empresa transportou 62,8 milhões de passageiros, 2,5% acima dos 61,2 milhões de passageiros em 2015.

4.2 ONCE incentiva alunos e professores a reinventarem uma escola para todos

A ONCE – Organização Nacional de Cegos Espanhóis e a sua Fundação lançaram a 34.ª edição do concurso escolar “Vamos reinventar uma escola juntos por todos", no qual convidam professores e alunos a refletir sobre a construção de uma escola mais aberta, diversa e com respostas para todos. O concurso escolar da ONCE é um programa de consciencialização escolar que todos os anos envolve mais de 2 mil professores e 150 mil alunos.

Sob o lema "Reinventar uma escola em conjunto para todos", a competição oferece aos participantes várias ferramentas para trabalhar em aspetos relevantes como a educação emocional, o uso de novas tecnologias, a acessibilidade do espaço escolar ou a diversidade na sala de aula. Desta forma, serão os próprios alunos e professores que fazem propostas para fazer uma escola para todos. Nesta edição do concurso, todos os alunos de escolas públicas ou privadas, desde o ensino primário ao universitário, são convidadas a participar com um cartaz alusivo ao tema “Escola para Todos” e um vídeo de 1 minuto.

Saiba mais em www.concursoescolaronce.es

5. As nossas formações

No nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, em Coimbra, Lisboa e Porto, vai encontrar cursos de formação profissional em diversas áreas. Se faz parte dos seus objetivos o acesso, manutenção ou progressão no emprego, contacte-nos!

  • Orientação e Mobilidade

Datas: 02-10-2017 a 31-10-2017

Horário: A combinar com o formador

Local: Porto

Datas e horário: A combinar com o formador

Local: Lisboa

  • Técnicas de Procura de Emprego

Datas: 13-11-2017 a 29-11-2017

Horário: 09h30 às 13h00

Local: Coimbra

  • Sistema operativo Windows para pessoas com deficiência visual    

Datas: 06-11-17 a 07-12-17

Horário: 14h00-17h00

Local: Coimbra

6. Os nossos parceiros

6.1 UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos

UEST…tudo de novo!

A UEST – Unidade de Equipamentos e Serviços Tiflotécnicos, Lda. é uma empresa que se dedica à venda de produtos e prestação de serviços para pessoas com deficiência visual. Mantém desde 2009 uma loja aberta ao público, situada na Estação de Metropolitano Jardim Zoológico, antiga estação Sete Rios, em Lisboa, estando os seus produtos ainda disponíveis nas 13 Delegações da ACAPO.

Produto do mês: Ampliador secretária Acuity Speech

Com um ecrã de 22 polegadas, o Acuity Speech pode ser personalizado de forma a atender os requisitos de todos os utilizadores, vindo agora com um OCR A4 e um sistema de deteção de idioma automático. O Acuity é fornecido com uma câmara Full HD, dando ao utilizador uma imagem muito nítida e estável, juntamente com um ângulo de visão muito amplo. A mesa XY oferece espaço para material de leitura até tamanho A3.

Caraterísticas:

  • Ecrã panorâmico de 22 polegadas
  • Resolução FullHD, 1920x1080
  • Taxa de atualização de 50Hz ou 60Hz
  • Ângulos de visão horizontais e verticais de 178 °
  • Funções de multi-touch disponíveis no ecrã
  • Monitor ajustável em altura e inclinação
  • Ampliação de 2.2x até 65x
  • Largura da página A4 visível na ampliação menor
  • 2 modos de fotografia (em cores, monocromático)
  • Até 20 modos de alto contraste
  • Reflexão livre e sombra livre uniforme iluminação
  • LED
  • Modo de foco automático e foco fixo
  • Mesa XY até página A3
  • Tamanho - 48 × 48 × 65 cm (ecrã na posição mais alta)
  • Peso - 17 kg
  • Monitor - Tamanho 22 polegadas (54,6 cm)
  • Resolução - 1920 × 1080 (1080p, fullHD)
  • Taxa de atualização - 60 Hz (1080p60)
  • Ampliação - Máximo de 65 ×; Mininum 2.3 ×
  • Modos de Cores naturais: Cores altamente saturadas; monocromático
  • Modos de alto contraste - Preto/branco; Branco/preto; Preto/ verde; Verde/preto; Preto/amarelo; Amarelo/preto; Azul/amarelo; Amarelo/ azul; Preto/vermelho; Vermelho/preto
  • Auxílios de leitura - Linha de leitura horizontal; Linha de leitura vertical; Bloco horizontal em branco
  • Bloco vertical em branco

6.2 Cort&Cose

O acordo comercial estabelecido entre a ACAPO e Cort&Cose, em 2008, garante aos associados da ACAPO um desconto de 40% nos serviços de arranjos de costura e têxtil lar. Este protocolo encontra-se vigente nas lojas Cort&Cose em Portugal Continental, não podendo ser acumulável com outras promoções em vigor. Líder do seu setor de atividade, a Cort&Cose tem como missão a prestação de um serviço de tratamento de vestuário e têxtil-lar. Para obter mais esclarecimentos sobre este protocolo contacte o Departamento de Relações Públicas através do telefone 21 324 45 00 ou do e-mail rp.dn@acapo.pt.

7. O que disseram sobre nós

Tema: Castelo Branco: ACAPO realiza jantar às escuras

Onde: Diário Digital

Quando: 26 de outubro de 2017

“A Delegação de Castelo Branco da ACAPO vai realizar um jantar às escuras, cuja participação será estendida à comunidade em geral.”

Leia a notícia na íntegra

Tema: Ver o mundo pela voz do telemóvel

Onde: Jornal Público

Quando: 24 de outubro de 2017

“Os smartphones ajudam os cegos na viagem casa-trabalho, dizem se as luzes da sala estão ligadas, e são capazes de distinguir entre um pacote de leite e um litro de vinho.”

Leia a notícia na íntegra

Tema: Alunos aprendem braille numa escola do Porto

Onde: CMTV

Quando: 21 de outubro de 2017

“Na escola secundária Rodrigues de Freitas, os alunos fizeram a apresentação do livro 'Topas e o Coelhinho Branco' em Braille.”

Assista à reportagem

Tema: Dia Mundial da Bengala Branca

Onde: Revista Rua

Quando: 15 de outubro de 2017

“Filipe nasceu cego e tem uma relação natural e descomplexada com a cegueira. É de riso fácil e de sonhos reais. Luta todos os dias contra a comiseração e o discurso super-protecionista. Na Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) é secretário da direção na delegação de Braga e é aqui que essa luta começa e se desenvolve.”

Leia a notícia na íntegra

8. Diretório ACAPO - Os nossos contactos

Microsoft Office document icon Descarregue a edição de outubro de ACAPO-Actual Edição