No dia 16 de dezembro, às 10h00, será realizada uma visita guiada com audiodescrição à exposição temporária do Padrão dos Descobrimentos, "Atlântico Vermelho", da artista brasileira Rosana Paulino. 

A visita terá a duração de 1h15, o valor de entrada é €2,00, e as marcações deverão ser feitas através do telefone 213 031 950.

Nas palavras da artista, Rosana Paulino, "uma maneira de pensar este mar tingido de sangue pelo tráfico escravista. Inspirado no nome do livro escrito pelo sociólogo Paul Gilroy, "Atlântico Negro", que li com intensidade e admiração há alguns anos atrás, penso neste mar que liga dois pontos, África e Brasil, e cujas pontas sofreram processos de aniquilamento e subjugação das suas populações, tendo a ciência, a religião e a ideia de progresso sido usadas para justificar os mais aterrorizadores abusos. Tanto quanto as culturas, portanto, o que nos une também é o modo como estas estruturas foram utilizadas, criando uma triste história comum a ligar os dois lados do Atlântico.

Informa-se que, caso não tenham disponibilidade na data e hora indicadas, poderão entrar em contacto com o Padrão dos Descobrimentos para tentar encontrar uma outra data e hora.

Fonte: Acesso Cultura