Saltar para o conteúdo principal

Como é que uma pessoa com deficiência visual levanta dinheiro ou faz outro tipo de operações?

A utilização das máquinas ATM, embora tenha alguma acessibilidade, é bastante limitada. Muitas das operações são feitas através de recurso à memorização das teclas e dos momentos em que é necessário pressioná-las. O acesso à conta bancária através da Internet (e-Banking) é uma boa alternativa para efetuar operações como transferências, pagamentos ou consultas.

Como é que uma pessoa com deficiência visual consegue ler documentos a tinta?

Pode utilizar um scanner ou um smartphone, juntamente com um software de reconhecimento de carateres que converte o documento em papel num ficheiro de texto. Esse ficheiro pode ser lido ou trabalhado como se o tivesse escrito no computador.

Que aplicações podem ser utilizadas por uma pessoa com deficiência visual nos telemóveis?

Dependendo da plataforma que estejamos a considerar, aplicações genéricas como Facebook, Skype, Internet, e-mail, Messenger, etc. poderão ser utilizadas. Existem ainda aplicações específicas, capazes de fazer de um smartphone uma ferramenta muito mais importante para uma pessoa com deficiência visual. Por exemplo, existem aplicações que detetam cores e objetos, sistemas de GPS ou ferramentas de reconhecimento de texto.

Existem telemóveis acessíveis a pessoas com deficiência visual?

Sim, nas três plataformas mais recentes, IOS, Android e Windows), embora para esta última plataforma haja ainda poucas soluções.

Em que sistemas operativos podemos usar um leitor de ecrã e/ou um software de ampliação?

Existem leitores de ecrã e softwares de ampliação para o Windows (em todas as suas versões), para o MAC, para o IOS, para o Android e até para o Linux.

Que tecnologias permitem que uma pessoa com deficiência visual possa usar um computador?

Existem duas tecnologias distintas capazes de proporcionar acesso a um computador comum:

Leitores de ecrã – destinam-se essencialmente a pessoas cegas, asseguram a interação entre o computador e o utilizador através de uma voz sintética ou de uma linha Braille;

Ampliadores de ecrã – destinam-se essencialmente a pessoas com baixa visão, asseguram a interação entre o computador e o utilizador e podem ser associados a um sintetizador de voz e/ou a uma linha braille para, além da ampliação e alterações de contraste, complementarem a forma como a informação pode ser transmitida ao utilizador.

Uma pessoa com deficiência visual consegue utilizar um computador?

Sim, desde que devidamente equipado com o software/hardware adequados à condição do utilizador.