- Mais notícias
- Eventos
-
- 28.06.2012 - 29.06.2012 | 09.00
- 08.03.2012 - 08.03.2012 | 17.30
- 04.02.2012 - 14.04.2012 | 09.30
- Mais eventos
- Sugestões
in Primeiro de Janeiro
A OMS (Organização Mundial de Sáude) anunciou na passada semana que cerca de 80 por cento dos casos de perda de visão que ocorrem em todo o mundo podiam ser evitados, caso fossem aplicadas medidas de prevenção adequadas.
Existem entre 40 e 45 milhões de cegos em todo o mundo, enquanto quase 135 milhões de pessoas sofrem de deficiências visuais, número que a OMS espera reduzir até 2020, ao abrigo do programa VISION 2020, que aposta na prevenção como a melhor maneira de baixar a incidência deste problema.
Jacinto Moita, dirigente da ACAPO, afirmou à LUSA estar de acordo com o enfoque na prevenção, recordando que "em Portugal quase não há profilaxia". "Raras são as vezes que alguém vai às escolas fazer rastreio", confessou Jacinto Moita, acrescentando que "a nível do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação não há prevenções".
Outra das realidades para que Jacinto Moita chama a atenção é o da elevada sinistralidade laboral e rodoviária que existe em Portugal: "Muitos acidentes, como acidentes de viação, mas principalmente os acidentes de trabalho, responsáveis por muitas incapacidades visuais, podiam ser evitados".
O programa VISION 2020 vai entregar um documento aos governos de todos os países onde se desenvolve o tema da prevenção das doenças da visão, numa acção integrada no Dia Mundial da Visão da OMS. Ainda não há tradição de comemorar esta iniciativa da OMS em Portugal.

[