A nossa Delegação dos Açores promoveu, no passado dia 15 de março, uma sessão de capacitação que teve como destinatários os professores da turma de alunos com deficiência visual da Escola Secundária Antero de Quental.

Durante a sessão, que contou com a presença de cerca de 11 participantes, todos docentes, reunidos em Conselho de Turma, foram partilhadas boas-práticas de inclusão e promoção da educação para alunos com necessidades específicas no domínio da visão.

Entre outros, as estratégias para a aquisição das aprendizagens, os exercícios e materiais específicos, e os produtos de apoio para a cegueira e baixa visão foram alguns dos temas abordados. Em destaque esteve também a temática da promoção de ambientes escolares acessíveis e adaptados ao perfil de cada aluno, dentro e fora da sala de aula.

Procurando melhorar o processo educativo dos alunos, dedicaram-se alguns momentos à partilha das perceções dos docentes sobre os alunos, nas diferentes disciplinas, tendo sido partilhadas pela equipa técnica da nossa Delegação dos Açores algumas estratégias que poderão contribuir para uma melhor comunicação e interação entre todos.