Inscrições até 22 de março | Início a 27 de março

Conteúdos programáticos

Módulo I - Turismo acessível e inclusivo 
- A acessibilidade e o turismo
- O conceito de turismo acessível e inclusivo
- Objetivos do turismo acessível e do turismo inclusivo
- Vantagens competitivas de uma política de acessibilidade turística
 
Módulo II - Turismo acessível e inclusivo como oportunidade de negócio
- Situação atual do turismo acessível em Portugal e na Europa
- Potencialidades crescentes do mercado: o turismo acessível
- Necessidade de segmentar o mercado: perfil e necessidade do consumidor
- Principais oportunidades de negócios nos subsectores turísticos
- Vantagens das parcerias público-privadas. Cativação das associações de pessoas com deficiência
- Parcerias na promoção da acessibilidade universal
- Casos práticos
 
Módulo III – Requisitos mínimos de acessibilidade nos equipamentos dos produtos turísticos estratégicos
a) Sol e mar
- Alojamento
- Acesso às praias
- Restauração
- Outros equipamentos turísticos
b) Turismo residencial e de habitação
- Divisões adaptadas
- Rotas e áreas acessíveis
c) Turismo náutico
- Vela e surf adaptado
- Mergulho adaptado
- Outras modalidades
 
Módulo IV - Meios de transporte com acessibilidades 
- Aéreo
- Ferroviário
- Rodoviário
- Urbano
- Casos práticos
 
Módulo V – Gerir a atenção a clientes com deficiência e diferentes funcionalidades 
- Considerações gerais
- Como atender um cliente com deficiência em:
- Hotéis
- Restaurantes
- Museus, teatros
- Agências de viagens e postos de turismo
- Casos práticos e role play

Módulo VI - Funções da gestão administrativa na acessibilidade turística 
- Normas básicas e exigências legais
- (As) ações e iniciativas empreendidas pela Secretaria de Estado do Turismo
- Políticas regionais e locais relativas ao desenvolvimento do turismo acessível. Análise comparativa dos regulamentos regionais face às necessidades reais de acessibilidade.
- Iniciativas na Europa: Direcção-Geral do Turismo da U E e de outras direcções gerais intervenientes em programas de acessibilidade turística:
Assuntos Transportes e Urbanismo
- A Organização Mundial do Turismo (OMT): medidas e recomendações globais para a acessibilidade turística
- Casos práticos

Formadora: Hélia Filipe Saraiva
Docente do ensino superior, é mestre em Estudos Anglo-Americanos e doutoranda em Ciências da Informação, tendo participado em vários congressos e colóquios onde apresentou comunicações a partir de investigações sobre acessibilidade e inclusão.

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