A ACAPO apresentou, ao início da manhã de hoje, no Centro Helen Keller, o tão esperado jogo LEGO Braille Bricks.

O lançamento, que contou com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes e de alunos com deficiência visual que pela primeira vez tiveram contacto com as peças de LEGO com carateres a Braille e a tinta.

As caixas, que não são comercializadas, destinam-se a escolas ou instituições que ensinam Braille a alunos com deficiência visual (entre os 4 e os 18 anos). Os “kits” LEGO Braille Bricks ajudam a aprender o sistema de leitura e escrita em Braille, associam a parte pedagógica à vertente lúdica e divertida.

Trata-se de uma iniciativa realizada em conjunto entre a Fundação LEGO, em colaboração com organizações e entidades que representam as pessoas com deficiência visual de diferentes países, sob o nome de "LEGO Braille Bricks", que projetou o material que combina Braille, cor e as clássicas peças de LEGO.

Em Portugal, a ACAPO é o parceiro oficial da Fundação LEGO no projeto LEGO Braille Bricks, competindo-lhe a receção, formação, adaptação de conteúdos e distribuição dos jogos de LEGO em Braille pelas escolas e instituições de ensino.

Cada "kit" inclui um total de 340 peças com o alfabeto português, os números 0 a 9, sinais matemáticos, sinais de pontuação e três bases. Além da sua tradicional simbologia de cores e Braille, as peças LEGO incluem os carateres a tinta para que todos os alunos –com e sem deficiência – possam participar nas atividades propostas em sala de aula e, assim, aumentar a oferta de momentos de interação em que trabalham juntos.

É sem dúvida uma revolução na aprendizagem do Braille, sistema criado por Louis Braille no século XIX e que ainda hoje perdura. Mas hoje, dia 1 de junho, também se assinala o falecimento de Helen Keller, escritora, conferencista e ativista social norte-americana. Helen foi a primeira pessoa surdocega da história a conquistar um bacharelato. "Se acham que podem matar as ideias, a história não lhes ensinou nada”. Hoje, volta-se a fazer história.

 

O que é o LEGO® Braille Bricks?

É uma ferramenta lúdica que permite ensinar Braille a crianças e jovens com deficiência visual

Como é composto o kit LEGO® Braille Bricks?

O kit é composto por uma caixa de plástico que contêm cerca de 340 peças que foram ajustadas para corresponder ao alfabeto português em Braille, três placas base e um separador de peças

Onde posso comprar o LEGO® Braille Bricks?

O LEGO Braille Bricks não é um produto comercializável, não está à venda e é um jogo que está diretamente ligado à Fundação LEGO (LEGO FOUNDATION) o braço filantrópico do Grupo LEGO (LEGO Group). É um projeto sem fins lucrativos e apenas destinado a escolas e instituições com crianças e jovens com deficiência visual. Só pode ser solicitado pelos Diretores das Escolas/Instituições que trabalhem com alunos com deficiência visual. Mais informações para lego@acapo.pt.

 

Sobre a ACAPO:

A ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, criada a 20 de outubro de 1989, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem por missão representar e defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, dentro e fora do país. Com 13 Delegações em território nacional, a ACAPO é a maior e mais reconhecida instituição portuguesa no âmbito da representatividade das pessoas cegas ou com baixa visão. www.acapo.pt

Contactos: comunicacao@acapo.pt | tlm: 912 145 614

Sobre a Fundação LEGO

A Fundação LEGO pretende inspirar e desenvolver os construtores de amanhã; uma missão que partilha com o Grupo LEGO. A Fundação LEGO dedica-se à construção de um futuro onde a aprendizagem através da brincadeira capacita as crianças a tornarem-se criativas, empenhadas, aprendizes para toda a vida. O seu trabalho consiste em redefinir a brincadeira e reimaginar a aprendizagem. Em colaboração com líderes de pensamento, influenciadores, educadores e pais, a Fundação LEGO pretende equipar, inspirar e ativar campeões para a brincadeira. www.LEGOFoundation.com

 

Sobre o Grupo LEGO

A missão do Grupo LEGO é inspirar e desenvolver os construtores de amanhã através do poder do jogo. O Sistema LEGO em Jogo, com a sua fundação em peças LEGO, permite que crianças e adeptos construam e reconstruam qualquer coisa que possam imaginar.  O Grupo LEGO foi fundado em Billund, Dinamarca, em 1932, por Ole Kirk Kristiansen. O seu nome deriva das duas palavras dinamarquesas LEg GOdt, que significam "Jogar bem".  Atualmente, o Grupo LEGO continua a ser uma empresa familiar sediada em Billund. No entanto, os seus produtos são agora vendidos em mais de 140 países em todo o mundo. www.LEGO.com