Cumprimos o doloroso dever de informar que faleceu o nosso Associado e ex-representante, Albertino Flores Santana, mais conhecido por Sá Flores.

Integrou Associações de Cegos que estiveram na origem da ACAPO desde 1977, tendo escrito o texto «Resposta ao artigo: "A ACAPO e o Movimento de Deficientes em Portugal" de Francisco Alves», o qual foi publicado nos n.ºs 9 e 10 da revista Luis Braille.

Nesta hora extremamente difícil para todos, evocamos o nosso Associado, um cidadão dedicado à cultura mas também a vários movimentos Associativos. Foi Membro da Assembleia de Representantes da ACAPO, Diretor da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, Conselheiro no Conselho Nacional de Reabilitação, Membro do Fórum Europeu da Deficiência, Conselheiro e atual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Delegação de Lisboa da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, e Presidente da Assembleia Geral da Associação Desportiva e Recreativa de Águas Belas - Ferreira do Zêzere. Autor de dezenas de obras literárias, em prosa e poesia, pertenceu a vários júris literários, ao Corpo Redatorial do Jornal “ELO”, da ADFA e do “Jornal do DEFICIENTE”, da CNOD. Foi laureado pela Academia Internacional de Letras do Brasil e pela EUCREA - Very Special Arts International - da Bélgica. Foi premiado nos Jogos Florais da ADFA, com o primeiro prémio e uma Menção Honrosa no setor de novela; no Concurso de Literatura “Rosa Azul” da Câmara Municipal de Paredes, com o primeiro e segundo prémios nos setores de Contos e de Poesia; e nos Jogos Florais do CMIPD – Conselho Municipal para a Integração da Pessoa com Deficiência, da Câmara Municipal de Lisboa, com um segundo e terceiro prémios nos setores de Poesia e Contos.

Nesta sua última viagem, a pedido do próprio, o nosso Associado terá a companhia da bandeira da ACAPO.

As cerimónias fúnebres terão início amanhã, pelas 10h00, na igreja de Santo Eugénio, Alameda da Encarnação, Olivais Norte, em Lisboa, seguindo depois, às 15h, para a Igreja de Águas Belas, em Ferreira do Zêzere, sua terra natal. O funeral terá lugar no dia 3 de abril, às 15h, no Cemitério de Águas Belas.

À família, aos amigos e a todos quantos puderam contactar com a sua vida e obra, enviamos as nossas sentidas condolências.