PRATA PARA LENINE CUNHA NA NOVA ZELÂNDIA
Lenine Cunha foi o grande protagonista do5.º dia de competições do Campeonato do Mundo de Atletismo para atletas com deficiência, ao alcançar o 2.º lugar no concurso de salto em comprimento, classe T20 – atletas com deficiência intelectual, sagrando-se vice-campeão do Mundo. O atleta de Vila Nova de Gaia saltou 6.74m, sendo ultrapassado pelo espanhol Exposito e relegando para o 3.º lugar o polaco Colodziej, numa prova muito concorrida e disputada. O atleta de 27 anos, treinado por José Costa Pereira, não deixou de recordar a irmã, dedicando-lhe a medalha de prata, agora conquistada.
Também hoje, logo pela manhã, Nuno Alves, Ricardo Vale e Carlos Ferreira correram as semi-finais da prova de 5000m para atletas cegos, alcançando, respectivamente, os 9.º, 10.º e 11.º lugares, tendo os dois primeiros garantido o apuramento para a final.
Gabriel Potra, nos 100m para atletas amblíopes, obteve a 5.ª posição, com o tempo de 11.51s, o que não foi suficiente para assegurar um lugar na final que decorreu hoje, sem uma presença lusa, durante o período da tarde.
Firmino Baptista foi o último português a competir, acabando por ser desqualificado da prova de 400m para atletas cegos, uma prova dominada pelos atletas do Brasil.
Amanhã, Samuel Freitas estreia-se em Campeonatos do Mundo do IPC na semi-final de 1500m, classe T20, Gabriel Potra e Luís Gonçalves regressam à pista para correr os 200m para amblíopes, Nelson Gonçalves e Graça Fernandes terminam a sua participação neste Campeonato, respectivamente, com o lançamento do dardo e com o salto em comprimento e, no final da tarde, grande expectativa para a participação da selecção nacional na estafeta de 4x100m e de Nuno Alves e de Ricardo Vale na final de 5000m para atletas com deficiência visual.
