Já se encontra disponível o Regulamento para a 11.ª Edição do Prémio Branco Rodrigues, destinado a estimular entre os portugueses com deficiência visual o interesse pela atividade científica e literária, galardoando o autor do melhor trabalho que tenha sido publicado no triénio precedente. 
Poderão candidatar-se trabalhos publicados entre 1 de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2016 e o valor do Prémio a atribuir será de 1500 Euros.
Os trabalhos candidatos deverão ser enviados para a Área de Leitura para Deficientes Visuais, da Biblioteca Nacional de Portugal, Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa, até às 17h30 do dia 31 de março de 2017.
O Regulamento pode ser solicitado através do endereço aldv-leitura@bnportugal.pt ou ser consultado aqui.

Sobre o prémio

O Prémio Branco Rodrigues, administrado pela Biblioteca Nacional de Portugal, foi instituído no ano de 1976 pela Comissão Pró-Cinquentenário da Morte de Branco Rodrigues com o intuito de estimular, entre as pessoas com deficiência visual, o interesse pela atividade científica e literária, distinguindo o autor do melhor trabalho publicado em cada triénio. 

José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926), nascido no seio de uma família da alta burguesia lisboeta, foi, em Portugal, pioneiro no estabelecimento de condições que tornassem possíveis a escolarização, a preparação profissional e intelectual dos deficientes visuais e a sua progressiva inclusão social. Criou o Jornal dos Cegos (1895-1920), ajudou a fundar a Associação Promotora do Ensino dos Cegos (1888), onde introduziu o ensino do Braille, contribuiu fortemente para a aprovação da legislação que oficializou o ensino dos cegos em Portugal (1894) e fundou várias instituições pioneiras para o ensino destes: em Lisboa, o Instituto de Cegos Branco Rodrigues (1900); no Porto, o Instituto S. Miguel (em 1903); em Castelo de Vide, as Oficinas Branco Rodrigues. A ele se devem também as primeiras impressões em Braille feitas no País.

Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal