A partir do mês de fevereiro de 2018 a RTP passou a disponibilizar para todos os operadores de televisão por subscrição um sistema dual áudio para transmissão dos conteúdos por nós produzidos com audiodescrição. Este sistema permite chegar mais e melhor aos telespetadores que necessitam desta ferramenta de acessibilidade.  

Consultando a página da RTP os programas com audiodescrição estão lá assinalados.

Para os operadores de telecomunicações por subescrição Meo, Vodafone e Nos  esta funcionalidade só resulta no aparelho de televisão que está ligado à set-top-box.

Se for alterado o canal a configuração desaparece e terá de se proceder à mesma de novo. Sempre que desligar o seu aparelho de televisão a opção desconfigura-se, sendo necessário proceder sempre à mesma quando o liga.

Só funcionará, obviamente, no canal onde foi anunciada e será emitida a audiodescrição, portanto esse canal terá de estar sintonizado.

A emissão é em tudo semelhante à normal, apenas tem um canal de áudio com uma voz sintetizada, que no caso da RTP é uma voz feminina na narração da audiodescrição.

Para proceder ao acesso será do seguinte modo:

No caso da MEO: Em primeiro lugar pressione no segundo botão da direita para a esquerda da última fila de botões do comando para aceder ao “menu”. Seguidamente prima três vezes no círculo do joystick na seta para baixo entrando em “idiomas”, e depois carregue no botão do centro do joystick, que funciona como “enter” para selecionar a opção. Posteriormente prima uma vez mais na seta para baixo e volte a carregar no botão central do joystick para ativar a funcionalidade “audiodescrição”.

No caso da Vodafone: Prima no botão central da fila de botões que está imediatamente abaixo do joystick do comando selecionando a opção “menu”. Seguidamente pressione no círculo do joystick na seta para baixo quatro vezes até “idiomas”. Posteriormente carregue no botão central do joystick para ativar a opção. Depois prima novamente uma vez para baixo na seta  do joystick e pressione o botão central do mesmo para ativar a funcionalidade “audiodescrição”.

No caso da NOS: pressione uma vez no botão central do joystick do comando para ativar o “menu”. Ainda no joystick, prima duas vezes a seta para baixo, para selecionar a opção “Idiomas”, carregando depois no botão central para entrar. Dentro do menu “idiomas”, pressione uma vez na seta para a direita para seleccionar a opção “Audiodescrição”, a qual ficará ativa assim que carregar novamente na tecla central do joystick.

Se estes passos foram todos dados corretamente, acabou de selecionar o canal de som dedicado à audiodescrição na RTP.