Perder a visão tem um efeito desorganizador na vida de qualquer pessoa e os impactos desta deficiência afetam a capacidade de realizar as tarefas do dia-a-dia. O apoio que a ACAPO presta ao nível das AVD tem como objetivo promover competências que respondam às necessidades e interesses da pessoa com deficiência visual no que diz respeito ao desempenho das suas atividades ou tarefas rotineiras, como por exemplo, cozinhar, tratar do jardim ou da casa, cuidar da sua aparência, efectuar compras e pagamentos etc., centrando-se nas atividades que lhe são significativas, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de produtos de apoio.

Pretende-se com esta intervenção, melhorar a função, promover a vida independente e a máxima satisfação da pessoa, preservando a sua auto-estima.

Embora desenvolvidas, preferencialmente, no contexto de vida das pessoas com deficiência visual, as delegações de Coimbra, Lisboa e Viseu dispõem ainda nas suas instalações de centros específicos de treino das AVD (Fotografias abaixo).