O seu navegador não suporte javascript. Neste sítio poderá encontrar uma funcionalidade realizada através de javascript que permite apresentar mais informações relacionadas com o Enquadramento da Delegação.

Navegação rápida por teclas de atalho.

Há 3 teclas de atalho codificadas em todas as páginas, as quais permitem saltar directamente para um dos 3 elementos seguintes. Caso o elemento não exista na página a tecla de atalho não estará disponível.

Entrada Delegações
Corpo da página (ALT + 2)

Delegação de Braga da ACAPO

Enquadramento da delegação

Data de fundação: 25 de Abril de 1999.
Inicialmente, funcionou numas instalações cedidas pela Câmara Municipal de Braga, na Rua do Raio n.º 2.
Em Novembro de 2002, deu o primeiro grande salto com a entrada em vigor do Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Braga, onde foi possível admitir duas funcionárias administrativas, um animador sócio/cultural, um psicólogo e uma técnica de serviço social.
Em Abril de 2005, realizou-se na Delegação o primeiro curso de formação profissionalizante de longa duração.
Com o aumento dos serviços prestados houve a necessidade de encontrar um espaço com outras condições para que esta Delegação crescer ainda mais ampliando o leque de ofertas.
Neste sentido, no primeiro trimestre de 2004, a Delegação mudou-se para a Rua do Matadouro n.º 51.
Em Março de 2010 a Delegação adquiriu instalações próprias sitas na Rua Cruz de Pedra n.º 114 em Braga, que é onde actualmente estão a funcionar todos os serviços.

Contactos

Morada:

R. Cruz de Pedra n.º 114 4700-219 Braga

Telefone:

253 267 766

Fax:

253 267 768

E-mail:

braga@acapo.pt

Actividades e Novidades

  • Atendimento Individual aos Senhores(as) Associados(as) da Delegação de Braga da ACAPO com os Elementos da Direcção:

    A partir do mês de Fevereiro de 2011, a Direcção da Delegação dispõe de um horário de atendimento individual, à quinta-feira entre as 15:00h e 17:00h, aos senhores(as) associados(as), quer telefonicamente quer pessoalmente com marcação e conhecimento prévio do assunto. Sendo que, os(as) interessados(as) deverão efectuar marcação com pelo menos 24h de antecedência através da assistente administrativa – Sílvia Ferreira.

  • Biblioteca no Apoio à Inclusão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

    O Serviço “Biblioteca no Apoio à Inclusão” (BAI), em parceria com a Delegação de Braga da ACAPO, constitui um serviço público de apoio ao deficiente visual, pautado pelos princípios de equidade no acesso à informação e à cultura por todos os cidadãos. Apoio esse concretizado nos níveis individual e institucional. Este serviço pretende corresponder às necessidades especiais do seu público, procurando dar resposta do modo mais amplo e eficaz possível à demanda em matéria de informação, cultura e lazer. Ao mesmo tempo estabelece a ponte com a Sala de Leitura Geral, através de apoio técnico especializado e do catálogo informatizado, o qual possibilita o acesso a toda a documentação independentemente do seu suporte.

    O BAI está dotado de equipamento específico para leitura, ampliação de textos e imagens, pesquisa na Internet, audição de livros e elaboração de materiais de trabalho pelo próprio utilizador. Dispõem ainda de centenas de obras em Braille, e em formato digital.

    Todos os documentos pertencentes ao fundo tiflológico, salvo excepções de acordo com as regras de empréstimo, são passíveis de empréstimo domiciliário. O acesso à Biblioteca é livre e não necessita de qualquer inscrição. Os documentos podem ser consultados sem serem requisitados. Para usufruir dos serviços de empréstimo domiciliário, acesso à Internet e equipamentos (quer informáticos ou tiflotécnicos), o utilizador terá de possuir apenas o respectivo cartão de utilizador.

    Para informações adicionais, contactar o secretário da Direcção – Filipe Azevedo ou a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

    Morada:

    Rua de São Paulo, nº 1 4700-042 Braga

    Telefone:

    253 205 970

    E-mail:

    blcs@blcs.pt

    Site:

    www.blcs.pt

  • Informática

    A partir do mês de Fevereiro de 2011, encontram-se disponíveis na Delegação para os(as) senhores(as) associados(as), o serviço de resolução de problemas relacionados com os computadores pessoais na vertente de software e o serviço de assistência técnica a distância, ou seja, desde que tenha disponível o acesso à Internet, pode ser configurado o seu leitor de ecrã, ampliador de caracteres, OCR ou outro programa específico para a deficiência visual, sem sair de casa. Sendo assim todo o trabalho realizado remotamente a partir da Delegação.

    Os(as) interessados(as) deverão efectuar uma marcação prévia através da telefonista – Maria José Baptista sendo posteriormente, contactados(as) pelo colaborador da área da informática, a fim de ser especificado, o mais detalhadamente possível, o problema em causa e combinado o dia e hora para solucionar a questão.

    Para informações adicionais, contactar o secretário da direcção, Filipe Azevedo, através do e-mail filipeazevedo@acapo.pt

  • Delegação de Braga promove curso de Braille

    A Delegação de Braga da ACAPO inicia a 14 de Fevereiro um curso de Braille destinado à comunidade em geral, com especial enfoque para professores, educadores, formadores e estudantes. As aulas terão lugar nas instalações da ACAPO, em Braga, com a duração de 30 horas. As sessões decorrerão às segundas, das 10 às 12 horas, terças e quintas das 18 às 20 horas e sábados das 10 horas às 12 horas.

    Proporcionar aos formandos um primeiro contacto com este sistema de leitura e escrita, sensibilizá-los para a sua importância no quotidiano das pessoas com deficiência, são os principais objectivos das sessões. Para obter informações adicionais contacte a Delegação de Braga da ACAPO através do telefone 253 26 77 66 ou pelo e-mail renatosilva@acapo.pt.

  • Plano de actividades para 2011

    Plano de actividades para 2011 - Delegação de Braga da ACAPO (.doc 103KB)

    Orçamento para 2011 - Delegação de Braga da ACAPO (.doc 30KB)

  • Inscrições abertas para aulas de natação;

    Estão abertas as inscrições para as aulas de natação, relativas à época de 2010/2011, até ao dia 29 de Outubro de 2010.

    Esta actividade realiza-se nas Piscinas Municipais Cobertas da Rodovia em Braga, aos sábados das 15 às 16 horas.

    Para efectuar a inscrição e obter informações adicionais, contactar o animador sociocultural da Delegação - Beno Fonseca.

Áreas de intervenção

  • Acção Social

    Apoiada em equipas especializadas e multidisciplinares, a intervenção social desenvolvida pela ACAPO (Delegação de Braga) tem compreendido a prevenção e reparação de situações de disfunção e marginalização social e o adequado apoio às famílias, através do aconselhamento, encaminhamento e apoio psicossocial, a integração comunitária, através da promoção de actividades que têm como objectivo a dignificação humana, a valorização pessoal, o equilíbrio físico e psicológico, destacando-se as de carácter lúdico, desportivo e cultural, a habilitação e a reabilitação, visando capacitar e activar este grupo-alvo, através do aproveitamento de capacidades remanescentes e aquisição e/ou melhoria de competências, a prestação de informação que possibilite uma efectiva participação social e a sensibilização comunitária, privilegiando uma abordagem integrada e uma visão holística do indivíduo deficiente visual.

    A Equipa Técnica da Delegação de Braga é constituída pelos seguintes elementos: Técnica Superior de Serviço Social: Dra. Ana Paula Amorim contacto: anamorim@acapo.pt Psicóloga: Dra. Raquel Gomes contacto: raquelgomes@acapo.pt Animador Sócio-cultural: Beno Fonseca contacto: benofonseca@acapo.pt

  • Serviço de Estimulação e Desenvolvimento

    Responsável: Dra. Raquel Gomes

    A ACAPO disponibiliza um Serviço de Estimulação e Desenvolvimento que tem como objectivos gerais:

  • Orientação e mobilidade

    Ensinamos a utilizar correctamente a Bengala, e ajudamos a pessoa a fazer o reconhecimento do percurso que necessite.
    Este serviço está disponível para todos os interessados.

  • Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional

    Responsável em Braga: Dra. Georgina Silva
    Contactos: georginasilva@acapo.pt


    Actividades do Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional: Através do polo de Braga do Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional – DAEFP – oferecesse apoio especializado, dando resposta às necessidades individuais, contribuindo assim para o pleno desenvolvimento das potencialidades/competências.

    Realizamos os seguintes cursos:

    Destinatários: Pessoas com Deficiência Visual, Desempregadas (à procura de emprego – Inscritas nos CTE) com o objectivo de promover e/ou reforçar competências, com idade mínima Legal para o trabalho e que pretendam Ingressar no mercado de trabalho.
    Cursos de Formação desenvolvidos, segundo as orientações do organismo Intermédio IEFP, numa perspectiva de aproximação dos referenciais utilizados pela ACAPO aos Referenciais da ANQ.

    A estrutura de cada curso é a seguinte;

    • Formação Inicial
      • Fase 1 – Formação de Base;
      • Fase 2 – Formação Tecnológica;
      • Fase 3 – Formação em Posto de Trabalho

      Cursos Disponíveis:

      • Curso de Telefonista/ Recepcionista;
      • Curso de Auxiliar dos Serviços Administrativos;
      • Curso de Auxiliar de Apoio à Comunidade;
      • Curso de Auxiliar de Serviços Gerais.
    • Formação Contínua

      Destinatários: Pessoas com Deficiência Visual, Empregadas ou Desempregadas, que pretendam melhorar as respectivas qualificações visando a manutenção do emprego, progressão na carreira ou reingresso no mercado de trabalho, ajustando ou aumentando as suas qualificações de acordo com as suas necessidades, das empresas e do mercado de Trabalho.
      Cada curso é constituído por diferentes módulos.

      • Curso de Iniciação às Tecnologias da Informação e Comunicação Básico – 120h
      • Módulos de Formação Inicial (Reconhecimento de Teclado; Iniciação ao Windows; Iniciação aos Leitores de ecrã; Iniciação ao Word; Correio Electrónico; Internet)
      • Curso de Tecnologias da Informação e Comunicação – 75 h
      • Módulos de Formação mais avançado (Configuração de leitores de ecrã; Excel; Acess)
      • Curso de Iniciação ao Braille – 75h

        (Módulos de Reconhecimento dos equipamentos de escrita Braille; Aprendizagem do Alfabeto, iniciação à escrita Braille, iniciação à leitura Braille)

      • Curso de Braille – 60h

        (Módulos de Grafia Braille, aprofundamento da Leitura e Escrita, e conhecimento das diferentes grafias)

      • Curso de O&M – 45 horas

        (Formação Prática e individualizada, Técnicas da Bengala, reconhecimento de espaços, etc)

      • Empregabilidade 24h

        (Conceito, Pilares da Empregabilidade, Emprego Tradicional vs Emprego Nova Geração, Novas Exigências do Mercado, Aprendizagem Longo da Vida).

      • Técnicas de Procura de Emprego 15h

        (Regras de elaboração do CV, Objectivos e Conteúdo das Cartas de Apresentação, Candidaturas Espontâneas, Resposta a Anúncios, Entrevistas de Selecção, Empresas de Recrutamento)

      • Empreendedorismo 30 h

        (Conceito, Criar uma Empresa em 9 Passos, Erros a evitar, Propriedade Intelectual, Empresa na Hora e Marca na Hora, Financiamento, Programas de Apoio á Criação Empresas, Entidades que apoiam Empreendedorismo em Portugal).

      • Curso de Inglês – Nível básico 120h
    • Informática e Novas Tecnologias

      Conscientes de que o desenvolvimento da informática veio abrir um novo mundo recheado de possibilidades comunicativas e de acesso à informação para as pessoas com Deficiência Visual, a delegação de Braga da ACAPO dispõe de uma sala multimédia completamente adaptada e vocacionada para o aprofundamento de competências a este nível, onde é possível usufruir dos seguintes equipamentos:

      • Computadores com ligação à Internet;
      • Access Point onde é disponibilizado acesso à Internet através de wireless para todos os associados e clientes.
      • Digitalizador autónomo
      • Linha Braille
      • Impressora Braille
      • Máquina de impressão em relevo
    • A estrutura de cada curso é a seguinte;

    • Formação Contínua
    • Destinatários: Pessoas com Deficiência Visual, Empregadas ou Desempregadas, que pretendam melhorar as respectivas qualificações visando a manutenção do emprego, progressão na carreira ou reingresso no mercado de trabalho, ajustando ou aumentando as suas qualificações de acordo com as suas necessidades, das empresas e do mercado de Trabalho.
      Cada curso é constituído por diferentes módulos.

  • Educação

    Ensinamos Braille e cedemos apoio no desenvolvimento de competências básicas ao nível da Informática.
    Colaboramos com Agentes e Instituições no âmbito do ensino especial e dos Apoios Educativos.
    Prestamos apoio técnico sobre software e material tiflótécnico.
    Promovemos a divulgação de informação e formação na área tiflotécnica.

  • Desporto

    Os associados têm a possibilidade de praticar natação nas Piscinas Municipais da Rodovia.

  • Venda de Materiais

    Dispomos de um conjunto diversificado de materiais específicos para a cegueira e baixa visão que podem ser adquiridos por todos os interessados.

  • Curiosidades

  • A Delegação tem um grupo de teatro e animação, que foi criado em 2004, e que conta já com 3 peças adaptadas e encenadas pelos actores do grupo, e com mais de uma centena de actuações um pouco por todo o distrito e arredores.
    Temos ainda vários grupos de integração e ajuda mútua, onde é utilizada a terapia de grupo e as relações interpessoais para ajudar sobre tudo aqueles indivíduos que tenham perdido a visão recentemente.

  • Outros serviços disponibilizados:

    • Livros e revistas em Braille e nos formatos áudio e digital para requisição
    • Transcrição de documentos, livros, outros, para braille e para o formato digital
    • Informações gerais, a pedido de organismos públicos e privados.
    • Impressões a relevo.
    • Organização de passeios e viagem para associados
    • Apoios complementares ao nível de transporte, guia/acompanhante a compras, consultas médicas e repartições públicas, bem como outro tipo de tarefas realizadas no exterior.

    Órgãos sociais

    Mesa da Assembleia Geral da Delegação de Braga
    • Presidente: António Joaquim Fernandes
    • Primeira Secretária: Helena Isabel Pereira Rodrigues
    • Segunda Secretária: Marinha Josefa Linhares Rosas
    Direcção da Delegação de Braga
    • Presidente: Cristina Elisabete Gomes Ferreira
    • Secretário: José Filipe Almeida Azevedo
    • Tesoureiro: Idálésio Valdemar Leite Ribeiro
    • Suplente: Américo de Freitas Ribeiro
    • Suplente: José Teixeira Gomes
    • Suplente: Francisco Paulo Moura Pinto
  •  
    Menu de informações úteis e pesquisa