A ACAPO é certificada pela IQN (IQNet - The International Certification Network) e pela Associação Portuguesa de Certificação no âmbito da  “Representação dos interesses das pessoas com deficiência visual a nível nacional e internacional”.

A ACAPO assume a Gestão pela Qualidade como forma de valorizar e melhorar a representação e o empowerment das pessoas com deficiência visual, como instrumento indutor e facilitador da sua inclusão, participação e pleno exercício da cidadania, e como exercício de modernização, capacitação e melhoria contínua da Instituição.


Neste sentido, e para o cumprimento da sua missão, visão e prossecução da Política da Qualidade, a ACAPO rege-se pelos seguintes princípios:

Orientação para o cliente: O envolvimento direto, a participação ativa, a plena expressão dos interesses individuais e coletivos e a satisfação das necessidades das pessoas com deficiência visual constituem as condições basilares e orientam toda a atuação da ACAPO. Neste sentido, a ACAPO age continuamente para a promoção da satisfação dos seus clientes, atuais e potenciais, respeitando e valorizando a sua contribuição, avaliação e opinião sobre os objetivos e o impacto da sua intervenção, numa ótica de promoção da qualidade de vida dos clientes, tendo em conta o ambiente físico e social em que se inserem;

Os colaboradores como fator de êxito: A ACAPO entende que os colaboradores são fator chave e essencial para que uma correta orientação para o cliente seja efetivamente implementada e garantida. Nesse sentido, a ACAPO assegura um know-how único e especializado no âmbito da deficiência visual, assente em colaboradores altamente qualificados e motivados e em métodos, técnicas e práticas de trabalho focados para as efetivas necessidades das pessoas cegas e com baixa visão, garantindo, para o efeito a qualificação interna dos colaboradores;

Parcerias como fator essencial para uma prestação do serviço mais abrangente e holística: De forma a assegurarmos aos nossos clientes um contínuo de serviços, e alcançarmos resultados cada vez mais eficazes e uma sociedade mais aberta, atuamos em parceria com entidades públicas e privadas, numa perspetiva de trabalho em rede;

Direitos: Em toda a nossa atuação, regemo-nos pelo código de conduta e pelas orientações de política aprovadas pelos órgãos internos competentes;

Inclusão social: Em toda a nossa atuação agimos continuamente para a promoção de uma sociedade digna, justa, aberta e inclusiva que valorize, aceite e respeite a diferença e torne a questão da inclusão social numa componente natural dos deveres de cidadania de todos os cidadãos;

Orientação para resultados: Em todos os seus domínios a ACAPO orienta a sua atuação numa perspetiva de otimização dos recursos disponíveis visando a maximização de benefícios para os seus clientes e parceiros, medindo e monitorizando o impacto da atuação, constituindo essa estratégia um elemento importante de um processo de transparência e de melhoria contínua.

Pretendemos desta forma, pugnar por um modelo sustentável de desenvolvimento organizacional, que permita uma gestão eficiente e otimizada dos recursos, aumentando a eficácia da intervenção, fomentando a inovação e modernização da organização, melhorando a satisfação dos associados, utentes, colaboradores e de todas as outras entidades que se relacionam com a organização, garantindo o cumprimento das obrigações de conformidade aplicáveis às suas atividades, bem como os requisitos das Normas NP EN ISO 9001:2015, de forma a assegurar o funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade implementado.

A ACAPO assume-se, portanto, como uma instituição socialmente responsável, constituída por uma equipa motivada e competente, empenhada em gerar valor para os seus associados, utentes, colaboradores e de modo geral para as partes interessadas.