Os diálogos serão compostos por mesas redondas com aproximadamente 45 minutos de duração, dedicadas a temáticas como inclusão sociolaboral, iniciativas empresariais para pessoas com deficiência e cooperação internacional entre ambos os países.

Entre os líderes e experts destacados, serão apresentadas iniciativas relevantes, propostas de projetos e soluções e diversas reflexões sobre o futuro da deficiência durante o período de recuperação, contribuindo, deste modo, para que as nossas sociedades estejam cada vez mais aptas a não deixar ninguém para trás.

 

LOCALIZAÇÃO

Transmissão pela plataforma YouTube – Sessão para o dia 31 de maio, link Diálogos Socioempresariales Hispano-Lusos - Grupo Social ONCE y ACAPO (Sesión 1) - YouTube e para a sessão de dia 2 de junho através do link: Diálogos Socioempresariales Hispano-Lusos - Grupo Social ONCE y ACAPO (Sesión 2) - YouTube. Caso pretenda inscrever-se através da plataforma Zoom deve utilizar o link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_Vy9AawsiTUKjbiryvPgpNg.

 

PROGRAMA

31 de MAIO

Abertura | Alianças pela deficiência entre Espanha e Portugal

10h-10h30

O Grupo Social ONCE e a ACAPO apresentarão as suas experiências de cooperação mais relevantes dos últimos 28 anos e o novo Convénio assinado por ambas as entidades.

Grupo Social ONCE: Alberto Durán
ACAPO: Rodrigo Santos

 

Sessão 1 | Promoção da inclusão social através do jogo responsável em Espanha e Portugal

10h30-11h

O Grupo Social ONCE e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa explanarão de que forma o jogo em ambos os países promove a inclusão.

Grupo Social ONCE: Ángel Sánchez
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa :Edmundo Martinho

 

Sessão 2 | Cooperação internacional no mundo da deficiência

11h-11h45

A FOAL e a ACAPO, em conjunto com a AECID e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, apresentarão os seus planos de atuação, experiências e iniciativas realizadas conjuntamente, bem como os desafios para o futuro nos contextos ibero-americano e lusófono.

FOAL: Estefanía Mirpuri
ACAPO: Rodrigo Santos
AECID: Miriam Ciscar
ULAC: Carlos Ferrari

PROGRAMA

2 de JUNHO

Sessão 1 | O emprego das pessoas com deficiência em Espanha e em Portugal

10h-10h30

Os representantes da Inserta e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa irão debater a atual situação do emprego em ambos os países, com o enfoque na crise socioeconómica, nas medidas previstas nos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência e suas diretrizes bem como nos projetos transnacionais em comum.

INSERTA: Virginia Carcedo
Valor-T: Vanda Nunes
ILUNION: Curro Centeno

Sessão 2 | Programas e financiamento europeu para a inclusão social das pessoas com deficiência

10h30-11h

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação ONCE vão abordar e analisar os programas de financiamento europeu existentes que têm como objetivo a inclusão social das pessoas com deficiência.

Fundação Gulbenkian: Luís de Melo
Fundação ONCE

 

PDF icon Programa para download