ACAPO Actual Edição n.º 139
Coordenação editorial: Diogo Costa e Marta Pinheiro
Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas ou sugestões.
E-mail: comunicacao@acapo.pt
1. O que fizemos
1.1 Celebrámos a Norte o nosso 32º aniversário
Decorreu no passado dia 23 de outubro, na cidade do Porto, o almoço comemorativo do 32º aniversário da ACAPO. Este ano celebrámos a norte, na Quinta do Vieira, em estreita colaboração com a nossa Delegação do Porto.
Associados, Utentes, Amigos, Dirigentes e Colaboradores de todo o país marcaram presença neste evento que contou com momentos de animação e entretenimento protagonizados pelo músico Ricardo Rafael e pelo humorista Miguel Sete Estacas.
Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, aceitou o nosso convite e celebrou connosco este aniversário destacando os compromissos para 2022, nomeadamente nas áreas da Acessibilidade e do Emprego e Formação Profissional. Pedro Amauri Oliveira, Presidente do Conselho Fiscal e de Jurisdição e Fernando Gabriel, em representação de Graça Gerardo, Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes, também marcaram presença neste almoço comemorativo onde felicitaram o trabalho que a ACAPO tem vindo a desempenhar.
Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, agradeceu a presença de todos e enalteceu o crescimento da ACAPO nos últimos anos, destacando o trabalho que tem sido realizado nos 3 Centros de Apoio à Vida Independente da ACAPO, o reforço da nossa presença nos serviços de apoio ao emprego e formação profissional, as parcerias com grandes empresas nacionais e internacionais ao nível do recrutamento e da defesa e representação de interesses. Destacou ainda a importância da certificação do Sistema de Gestão pela Qualidade, que estamos a implementar e que estará concluída até ao final deste ano, e que, segundo Rodrigo Santos nos “ajuda a melhorar os serviços que prestamos, e que nos ajuda, sobretudo, a chegarmos mais longe, melhor e a termos provas e evidencias para todos, daquilo que nós já sabemos há 32 anos: somos grandes e seremos cada vez maiores”. O Presidente da Direção Nacional da ACAPO aproveitou ainda o momento para anunciar que o 33º aniversário será celebrado no distrito de Faro, em articulação com a nossa Delegação do Algarve.
1.2 ACAPO celebra Dia Mundial da Bengala Branca
No dia 15 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Bengala Branca, símbolo da autonomia e independência das pessoas com deficiência visual.
De Norte a Sul do país, a Direção Nacional e várias Delegações promoveram iniciativas e ações de sensibilização para celebrar a efeméride.
A Direção Nacional da ACAPO juntou-se ao RioSul Shopping e ao restaurante Paladares para comemorar esta data com um Blind Dinner, um jantar sensorial que teve como objetivo sensibilizar os participantes para a temática da deficiência visual. Aproveitou também a efeméride para participar numa reportagem da RTP1, filmada no nosso Centro de Produção Documental. Nesta reportagem o Presidente da Direção Nacional da ACAPO, Rodrigo Santos, alerta para a necessidade e importância da utilização do Braille na rotulagem de produtos e felicita as marcas para as quais esta prática já é uma realidade, como é o caso da Milastas, uma marca de especiarias que utiliza etiquetas em Braille quando solicitado pelo cliente.
A Delegação dos Açores promoveu, no dia 23 de outubro, uma sessão comemorativa que contemplou um percurso às cegas, um debate sobre a experiência e um almoço-convívio. As Delegações do Algarve e Braga assinalaram o dia alertando os meios de comunicação locais, através do envio de nota de imprensa, para a problemática das trotinetes para as pessoas com deficiência visual. Por sua vez, a Delegação de Coimbra promoveu uma sessão de Orientação e Mobilidade aberta aos jornalistas e com o testemunho de Mariana, uma jovem algarvia de 18 anos, com baixa-visão, caloira do curso de Psicologia na Universidade de Coimbra. Durante a sessão foram ainda abordados os bons e maus exemplos de acessibilidades na cidade de Coimbra, o acolhimento de alunos com deficiência visual naquela Universidade e a posição da ACAPO sobre a efeméride. Mais a Sul, a Delegação de Leiria realizou uma caminhada pela cidade com o objetivo de informar e sensibilizar a população através da distribuição de folhetos informativos sobre a ACAPO e os seus serviços. Participou ainda na criação de um concerto-performativo, promovido pela organização cultural DEMO, marcando presença num ensaio aberto às pessoas com deficiência visual. Esta atividade fez parte de um projeto da Direção Regional da Cultura do Centro, em parceria com o Museu José Malhoa, o Casulo de Malhoa de Figueiró dos Vinhos e a ESAD - Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Regressando ao Norte, a Delegação do Porto promoveu uma ação de sensibilização junto dos visitantes da Torre dos Clérigos com o objetivo de consciencializar para a temática da deficiência visual e para o direito de todos no acesso à cultura. Os visitantes foram convidados a realizar a visita ao monumento, total ou parcialmente vendados, com uma bengala ou com técnicas de guia. A Delegação de Vila Real dinamizou, em parceria com a Casa do Brincar, uma ação de sensibilização, sob o mote “De pequenino é que se torce o Pepino”. Desenvolveu atividades didáticas e inclusivas com as crianças e partilhou, com a equipa da Casa do Brincar, algumas técnicas de guia. Finalmente, a Delegação de Viseu realizou uma sessão online de convívio com os seus Associados, partilhando experiências positivas sobre a utilização da bengala branca.
1.3 ACAPO defende reforma antecipada para pessoas com deficiência
No passado dia 19 de outubro a ACAPO esteve em debate no Parlamento para defender o direito de todas as pessoas com deficiência a uma reforma antecipada. Esta tem sido uma das reivindicações mais antigas da ACAPO que ainda permanece por satisfazer, 10 anos depois de ter chegado ao Parlamento para discussão. A medida já foi adotada em diversos países europeus, sendo suportada por diversos estudos que reconhecem o esforço acrescido por parte das pessoas com deficiência visual a nível profissional. Para Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO é fundamental garantir “uma aposentação digna que tenha em conta o desgaste de uma carreira contributiva que se desenvolve em circunstâncias que implicam maior penosidade.”
O debate, que refletiu a posição das várias organizações da sociedade civil sobre o tema, decorreu da parte da tarde depois de ter sido apresentado, durante a manhã, o relatório do Governo sobre os impactos orçamentais desta medida.
Conheça este estudo e a opinião da ACAPO no link Detalhe de Evento (parlamento.pt)
1.4 Convénio ACAPO-ONCE - 3ª reunião de acompanhamento
A renovação do convénio entre a ACAPO e a ONCE e a consequente intensificação de trabalhos durante o ano 2021, conduziu à necessidade de, pela primeira vez em 28 anos de convénio, se agendar uma terceira reunião de acompanhamento.
Nesse sentido, no dia 29 de setembro estas organizações reuniram-se, em Lisboa, para efetuar o balanço das atividades executadas e a executar no decorrer deste ano e para planificar os trabalhos para 2022.
No âmbito de uma cooperação mais abrangente, plasmada nesta renovação, existiu uma reorientação do enfoque sócio empresarial com contrapartidas espanholas e portuguesas. Este exemplo está patente na coorganização de uma jornada de debate sobre o jogo e matérias sociais nos “Diálogos Sócio- Empresariais Luso-Espanhóis”, realizada durante a celebração da 4ª Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Esta experiência poderá ser replicada numa próxima presidência espanhola.
Realizou-se também uma reunião da União dos Cegos de Língua Portuguesa que foi colocada na agenda de trabalhos da Assembleia da União Mundial de Cegos, com o objetivo de incrementar a cooperação para o desenvolvimento e de imprimir um novo dinamismo e visibilidade a esta organização.
Para 2022 preveem-se projetos empresariais conjuntos nas áreas da empregabilidade das pessoas com deficiência visual, sustentabilidade financeira das organizações e Acessibilidade, sendo este último tema prioridade da ACAPO para o próximo ano.
1.5 ACAPO participa na reunião da direção da União Europeia de Cegos
A ACAPO participou na reunião da direção da EBU que teve lugar em Nice, entre os dias 1 e 3 de outubro. Neste encontro teve a oportunidade de confirmar a sua participação na Comissão para o Desenvolvimento da EBU. Esta participação tem como objetivo convocar para a agenda da EBU as necessidades prioritárias das organizações congéneres de língua oficial portuguesa, aproveitando assim as sinergias dos demais membros da EBU, para, enquanto Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), reforçar o seu trabalho de empoderamento das associações congéneres de língua portuguesa. Da ordem de trabalhos da reunião, destacamos ainda a disponibilidade da ACAPO para acolher, em Lisboa, a reunião da direção da EBU, a realizar em outubro do próximo ano.
Excecionalmente, esta reunião contou com a participação da Comissão da Juventude da EBU, cujos membros tiveram a oportunidade de elencar as suas necessidades e os objetivos prioritários para a sua atuação.
Convidada também para este encontro, a equipa do projeto PARVIS fez o ponto de situação do projeto, apresentando os materiais já divulgados (3 mini vídeos) e os resultados esperados até ao final do mesmo. A ACAPO faz parte deste projeto tendo sido convidada para desempenhar um papel ativo num dos episódios do podcast.
Acompanhe o projeto PARVIS no link PARVIS | Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (acapo.pt)
1.6 Apresentação de trabalhos da Comissão Técnica para a Didáctica do Braille
No dia 26 de outubro a Comissão Técnica para a Didáctica do Braille, do Conselho Iberoamericano do Braille (CIB), realizou uma sessão de apresentação dos seguintes trabalhos: conhecimentos fundamentais para o exercício do ensino do Sistema Braille e critérios pedagógicos para o ensino do Braille às crianças cegas.
O CIB foi fundado em 1997 pelas organizações que representam os utilizadores do Sistema Braille no espaço Iberoamericano - ACAPO (Portugal), ONCE (Espanha) e ULAC (América Latina) - e tem como objetivo promover e difundir o uso do sistema Braille e dos materiais em relevo.
A adesão a esta apresentação superou, em muito, as nossas expetativas razão pela qual foi agendada uma nova sessão, entretanto já esgotada, para o dia 2 de novembro. Uma vez que ainda temos pessoas interessadas em participar, estamos a ponderar o possível agendamento de uma 3ª sessão.
Se tem interesse nesta apresentação envie-nos um email para comunicacao@acapo.pt.
1.7 Lojas Pingo Doce em campanha pela ACAPO
Entre os dias 23 de outubro e 1 de novembro, as lojas Pingo Doce voltaram a receber a campanha anual de apoio a favor da ACAPO. Durante a campanha, junto às caixas de pagamento de todas as lojas Pingo Doce, estiveram disponíveis vales no valor de 1, 3 e 5 euros, cujo valor angariado reverteu na totalidade para a ACAPO. Os vales estiveram também disponíveis através da loja online Mercadão.
1.8 Causas da ACAPO concorrem no projeto Bairro Feliz
As causas apresentadas pelas nossas Delegações do Algarve, Vila Real e Viseu no projeto Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, passaram à fase de votação. Este projeto de responsabilidade social tem como objetivo apoiar uma causa escolhida pela comunidade local da loja, num montante máximo de 1.000€, com o objetivo de tornar o bairro mais feliz.
Nesse sentido, a nossa Delegação do Algarve apresentou, na loja Pingo Doce Faro – Penha Mega, o projeto “Volta ao Bairro em Bicicleta” que visa a aquisição de 2 bicicletas tandem (2 lugares) e de acessórios para a prática de ciclismo por parte dos Associados.
Por sua vez, as nossas Delegações de Vila Real e Viseu apresentaram, nas lojas Pingo Doce Vila Real – Santa Isabel e Pingo Doce Viseu – Rua Mendonça, respetivamente, os projetos “Olhos que não veem, coração que sente!” e “Receber bem!”, que têm como objetivo a aquisição de mobiliário e artigos decorativos para remodelação das suas instalações, tornando-as mais acolhedoras e confortáveis.
Até dia 2 de novembro, sempre que realizar uma compra igual ou superior a 10€, recebe uma “Moeda Bairro Feliz” para poder votar na sua causa favorita.
Apoie as nossas causas e ajude-nos a construir uma sociedade mais inclusiva.
1.9 Delegação do Algarve participa em ações de sensibilização para a preservação e conservação do ambiente e do património
No passado dia 1 de outubro, Associados, Dirigentes e Colaboradores da nossa Delegação do Algarve participaram em ações de sensibilização ambiental e patrimonial.
Durante a manhã os participantes embarcaram numa expedição pela Ria Formosa, onde puderam perceber o impacto do lixo nos ecossistemas marinhos. Esta ação de sensibilização, dinamizada pela Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO), teve como objetivo consciencializar as pessoas sobre a sua própria responsabilidade na preservação e conservação do ambiente, inspirando ações concretas de consumo sustentável e tratamento de resíduos. No âmbito da nossa política de responsabilidade social, os participantes vão também distribuir materiais de comunicação da AECO, sensibilizando a população para a necessidade de alterar os padrões de consumo.
Nesse mesmo dia, a nossa Delegação do Algarve aceitou o convite do Centro de Ciência Viva do Algarve e participou numa atividade aberta à comunidade, que pretendia redescobrir as Ruínas de Milreu, através da realização de diversas experiências científico-sensoriais ao longo das ruínas, de modo inclusivo e acessível a todos.
1.10 Delegação do Algarve recebe material informático
O Lions Clube Vilamoura apoiou a nossa Delegação do Algarve na aquisição de um computador portátil e quatro webcams. Num tempo em que as novas tecnologias estão a ser determinantes para a melhoria das respostas a dar pela Delegação, este contributo constitui, sem dúvida, uma mais valia para a nossa equipa técnica e para os nossos Associados. A parceria entre a Delegação do Algarve e o Lions Clube Vilamoura tem mais de dez anos, tendo sido esta entidade que contribuiu de forma decisiva para a criação da cozinha da Delegação, que é uma importante ferramenta na formação em atividades da vida diária.
1.11 Zoomarine proporciona um dia diferente aos Associados da Delegação do Algarve
No dia 14 de outubro a nossa Delegação do Algarve participou, uma vez mais, na iniciativa Dia Aberto às Instituições, promovida pelo Zoomarine, e que consiste na oferta de entradas gratuitas no parque temático às instituições da região. Num clima de boa disposição e convívio, participaram nesta visita 3 utentes, acompanhados por 2 técnicos, que reforçaram a intenção de repetir esta experiência enriquecedora.
1.12 Delegação de Aveiro assinala Dia Mundial da Saúde Mental
Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que se comemora no dia 10 de outubro, a nossa Delegação de Aveiro dinamizou uma tertúlia sobre estratégias promotoras de saúde mental. A tertúlia, que se realizou no dia 9 de outubro, foi dinamizada pela psicóloga Cristina Santos, especialista em contextos profissionais promotores da autonomia das pessoas com deficiência.
Em formato misto, presencial e online, a tertúlia contou com a participação de Associados da nossa Delegação de Aveiro, mas também com Associados das nossas Delegações de Castelo Branco, Lisboa e Viseu. Os participantes tiveram a possibilidade de partilhar experiências e de adquirir novas ferramentas com vista à melhoria do seu bem-estar físico e psicológico.
1.13 Delegação de Lisboa promoveu almoço convívio
No passado dia 9 de outubro a nossa Delegação de Lisboa promoveu o almoço convívio mensal com os seus Associados. Depois de vários meses em confinamento os nossos Associados e Utentes puderam confraternizar e disfrutar desta iniciativa, que cumpriu todas as normas e recomendações da DGS.
1.14 Delegação de Lisboa realizou Assembleia Geral Ordinária
No passado dia 16 de outubro decorreu, em formato presencial e online, a Assembleia Geral Ordinária da Delegação. A possibilidade de participar através da plataforma Zoom proporcionou uma boa adesão por parte dos Associados.
1.15 Supertaça de Goalball: Sporting CP versus ACAPO Lisboa
No passado dia 17 de outubro as equipas de Goalball do Sporting Clube de Portugal e da ACAPO Lisboa disputaram, no Pavilhão Susana Barroso, na Pontinha, a final da Supertaça da modalidade. Sob o comando técnico de José Luís Silva, os jogadores Nuno Amade, Paulo Coelho, Frank, João Moniz e Osvaldo Massomba, disputaram esta final que terminou com a vitória do Sporting por 12-2, no primeiro jogo, e 13-3, no segundo. Apesar do resultado não ter sido positivo para a equipa da ACAPO, foram notórios o desempenho e a motivação da equipa no decorrer da competição. Na cerimónia de entrega do troféu os nossos atletas receberam as medalhas de participação. Parabéns a todos pelo desempenho!
1.16 Workshop "É sempre bom saber" dinamizado pela Delegação de Lisboa
Nos dias 21 e 28 de outubro a nossa Delegação de Lisboa dinamizou o workshop “É sempre bom saber” sob o tema “App’s e acessibilidades”. Esta iniciativa foi coordenada pela psicóloga da Delegação, Anabela Miranda, e contou com a participação do convidado Pedro Pina.
1.17 Associados da Delegação de Lisboa participam na curta-metragem "Marla Não Tem Imagem"
No passado dia 21 de outubro, nas instalações do Vale de Santo António, vários Associados da nossa Delegação de Lisboa participaram nas filmagens da curta-metragem “Marla Não Tem Imagem”, da realizadora Maria Clara Escobar. Com apoio da Terratreme Filmes, da Fundação Calouste Gulbenkian e da nossa Delegação de Lisboa, o filme conta a história de uma mulher brasileira que sofre de uma doença crónica e que, ao chegar a Portugal, percebe que irá ficar cega. O filme retrata a sua adaptação à nova realidade.
1.18 Delegação do Porto participa em Mesa de Reflexão sobre o papel do teatro como forma de inclusão
No âmbito do Festival É-Aqui-in-Ócio, Festival de Teatro da Póvoa do Varzim, que este ano apresentou espetáculos com audiodescrição e tradução para Língua Gestual Portuguesa, a nossa Delegação do Porto participou, no passado dia 1 de outubro, na Mesa de Reflexão sobre o tema “Que papel pode ter o Teatro na transformação de uma sociedade por forma a que esta se torne verdadeiramente inclusiva”.
O debate foi moderado pelo jornalista Tiago Fortuna e contou com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes, Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Maria Vlachou, representante da Acesso Cultura, Paula Costa, Presidente da Direção da Delegação do Porto da ACAPO, António Ramalho, Presidente da Direção do MAPADI (Movimento de Apoio de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual) e Armando Baltazar, representante da Associação de Surdos do Porto. Fernando Baltazar foi responsável pela tradução para Língua Gestual Portuguesa.
Esta iniciativa teve como objetivo debater os principais desafios e necessidades para uma cultura acessível a todos.
1.19 Delegação de Viseu visita o Museu do Quartzo
No âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Património Inclusivo e Diversificado, o Museu do Quartzo convidou os Associados e Utentes da nossa Delegação de Viseu a realizar uma visita guiada à exposição “Os dinossauros vão ao Museu do Quartzo”. Esta atividade decorreu no passado dia 25 de setembro e contou com a colaboração da ACAPO na transcrição de textos para Braille.
1.20 Dia Mundial do Turismo comemorado pela Delegação de Viseu
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, este ano com o mote “Turismo para um crescimento inclusivo”, a Câmara Municipal de Viseu convidou os Associados da nossa Delegação de Viseu a realizarem uma visita guiada ao Museu Almeida Moreira e ao centro histórico da cidade. Assim, no passado dia 27 de setembro, os participantes tiveram a oportunidade de realizar esta visita com recurso à aplicação Walk Viseu, que tem como objetivo tornar o turismo acessível a todos. A aplicação, que permite conhecer a cidade e os seus museus municipais, inclui versão áudio em 4 idiomas, audiodescrição para o público com deficiência visual e Língua Gestual para visitantes surdos.
1.21 Delegação de Viseu marca presença na apresesntação do projeto "365 dias de leitura"
No âmbito da Feira do Livro destinada a publicações na área da História, Arqueologia e Património, decorreu no passado dia 17 de outubro, na Casa do Miradouro, a apresentação do projeto “365 dias de leitura”. O projeto, financiado pelo Viseu Cultura 2021, tem como objetivo permitir o acesso gratuito a mais de 300 livros, através de 15 leitores digitais, específicos para este tipo de leitura, que serão disponibilizados em vários espaços da cidade de Viseu. Ana Sofia Silva, Presidente da Direção da Delegação de Viseu, marcou presença na apresentação deste projeto que pretende ser acessível a todos, nomeadamente às pessoas com deficiência visual.
2. O que vamos fazer
2.1 Calendários 2022 já disponíveis
Informamos que já estão disponíveis para encomenda os Calendários com Braille da ACAPO para 2022. Este ano poderá escolher qual o formato de calendário que mais se adequa às suas necessidades: calendário de secretária ou calendário em formato de livro. Ambos têm um custo de 2,5€.
Encomende já através da sua Delegação ou do nosso Centro de Produção Documental (CPD).
2.2 CAVI Norte frequenta curso de formação contínua
Durante o mês de novembro os Assistentes Pessoais e os elementos da Equipa Técnica do nosso CAVI Norte vão frequentar o curso “Ética e Deontologia na Organização do Trabalho em Equipa”. Este curso terá a duração de 25 horas e será ministrado, através da plataforma Teams, pelo Serviço de Formação Profissional de Rio Meão, do Centro de Emprego e Formação Profissional de Entre Douro e Vouga.
2.3 Delegação de Aveiro organiza convívio de outono
Depois do confinamento provocado pela COVID-19 retomamos, aos poucos, as atividades nas nossas Delegações. Assim, a nossa Delegação de Aveiro convida todos os Associados a participarem, no dia 20 de novembro, pelas 15 horas, no seu convívio de outono.
Este convívio vai decorrer em modo presencial nas instalações remodeladas da nossa Delegação e em modo online de forma a dar oportunidade a todos de participar. Os interessados poderão partilhar os seus contributos artísticos (cantar uma música, tocar um instrumento ou contar anedotas), ou simplesmente assistir como expetadores.
Inscreva-se, até ao dia 15 de novembro, pelo email aveiro@acapo.pt, ou pelo telefone 234 624 070.
2.4 Tertúlias "Dois dedos de Conversa" continuam em Castelo Branco
Como tem vindo a ser habitual, a nossa Delegação de Castelo Branco vai realizar no dia 20 de novembro a 6ª tertúlia “Dois Dedos de Conversa” com o tema "Aplicações em smartphones".
A sessão está aberta a todos os Associados e Utentes da ACAPO que manifestem interesse em participar. Inscreva-se, até ao dia 19 de novembro pelas 17 horas, através do e-mail castelobranco@acapo.pt ou dos contactos telefónicos 272 321 380 ou 961 340 950. As credenciais de acesso serão enviadas no dia anterior ao evento.
Inscreva-se e venha dar dois dedos de conversa!
2.5 Tertúlias às sextas - mês de novembro
Com o intuito de manter a proximidade com os Associados, Utentes e Amigos, a nossa Delegação do Porto realiza, todas as sextas-feiras, às 16h, tertúlias via Zoom, sobre temas diversificados.
Para o mês de novembro os temas são os seguintes:
Dia 5 – O médico esclarece – Javier Escamilla, utente da ACAPO e médico especialista em Medicina Geral e Familiar, dinamiza, uma vez mais, esta tertúlia onde os participantes podem colocar dúvidas e questões relacionadas com a sua saúde.
Dia 12 – Música e Poesia - Excecionalmente, às 21h, terá início mais uma Sessão de Música e Poesia dinamizada por Anunciação Velho, dinamizadora de Um Sentido na Poesia. Nesta sessão comemorativa do 10º aniversário de Um Sentido na Poesia, convidamos os nossos Associados a partilhar connosco os seus sentimentos e emoções através da poesia. Caso pretenda participar ativamente nesta tertúlia, informe-o no ato de inscrição.
Dia 19 – Memórias de Natal - A forma como celebramos o Natal tem vindo a mudar ao longo dos anos e, por isso, muitas vezes, gostamos de relembrar aqueles Natais que parecem tão longínquos, mas bem presentes na nossa memória. Este é o mote para esta tertúlia moderada pelo Dr. António Silva, licenciado em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Dia 26 – À conversa com a Psicóloga – Sem um tema previamente definido, com o objetivo de aguçar a curiosidade e incentivar a escuta e participação, esta tertúlia será dinamizada pela psicóloga Sara Rodrigues.
Inscreva-se até ao dia anterior da Tertúlia a que pretende assistir pelo email porto@acapo.pt ou pelo telefone 225 899 100. Mesmo que não trabalhe na plataforma Zoom pode participar pelo seu telefone fixo.
2.6 Voz aos Livros continua
A atividade Voz aos Livros tem as suas sessões semanalmente, às quintas-feiras, pelas 10h00, através da plataforma Zoom. Visando o aumento da literacia e do interesse por novas leituras estas sessões têm decorrido de forma animada com intervenções muito positivas por parte dos participantes. Se ainda não conhece esta atividade, participe e desfrute de boas leituras na voz de Manuela Leitão.
Inscreva-se através do email porto@acapo.pt ou pelo telefone 225 899 100.
2.7 Delegação do Porto promove concurso de quadras de S. Martinho
Para assinalar o Dia de São Martinho, a nossa Delegação do Porto promove um concurso de quadras alusivo à data. Todos os nossos Associados com quotas em dia poderão participar e enviar os seus trabalhos para o email porto@acapo.pt, até ao dia 8 de novembro. Dê largas à sua imaginação e participe neste concurso.
2.8 Delegação de Vila Real assinala Dia de São Martinho
No dia 13 de novembro, entre as 15h30 e as 17h, a nossa Delegação de Vila Real convida todos os seus Associados, Utentes e Amigos a participar, via Zoom, numa conversa sobre tradições, contos, crenças e costumes da região de Trás-os-Montes. Este evento conta com a colaboração de António Alberto Alves, mentor do projeto que está materializado na livraria Traga Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro – Património Mundial, situada no centro histórico da cidade.
Para inscrições e/ou informações adicionais, por favor, contactar a nossa Delegação de Vila Real através do email vilareal@acapo.pt ou dos contactos telefónicos 259 338 330 e 927 558 789.
2.9 Delegação de Viseu abre inscrições para a prática de Xadrez
A convite do Clube de Xadrez UGT Viseu, encontram-se abertas as inscrições para a prática da atividade “Xadrez com a mente”. Esta atividade está integrada no projeto Desporto para todos e destina-se aos Associados e Utentes da nossa Delegação de Viseu. As inscrições são gratuitas e estão abertas para marcação de horário.
Para mais informações contacte a nossa Delegação de Viseu através dos contactos habituais.
2.10 Delegação de Viseu promove iniciativa "Navegas em Segurança?"
No próximo dia 3 de dezembro a nossa Delegação de Viseu dinamiza, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Viseu, a iniciativa “Navegas em Segurança?”. Nesta sessão online, via Zoom, serão abordadas diversas temáticas como fake news, cyberbullying, internet das coisas, discurso de ódio, redes sociais, ciberdependência, sexting, entre outras.
As inscrições são gratuitas e encontram-se abertas até ao dia 3 de novembro. Inscreva-se através do número de telefone 232 419 750.
3. Volta a Portugal
3.1 Cultura cada vez mais acessível
O Cineteatro Louletano vai disponibilizar espetáculos acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva. Este cineteatro integra assim um conjunto restrito de espaços culturais que se comprometem a ter uma oferta regular de espetáculos acessíveis, promovendo eventos com audiodescrição e/ou interpretação em Língua Gestual Portuguesa, e que são: o Cineteatro Louletano, em Loulé, A Oficina, em Guimarães, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, em Viana do Castelo, o Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal e o Teatro Municipal da Guarda. Estes teatros, integram assim a Rede de Teatros com Programação Acessível, coordenada pela Acesso Cultura – e que conta com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”.
4. Volta ao Mundo
4.1 EBU responde à consulta pública sobre a Diretiva Europeia de Acessibilidade Web
A União Europeia de Cegos respondeu à consulta pública sobre a Diretiva Europeia 2016/2102, relativa à acessibilidade web, que tem como objetivo tornar os sítios web e as aplicações móveis de organismos do setor público acessíveis a todos, nomeadamente às pessoas com deficiência visual. Esta consulta visa a recolha de dados e pontos de vista das partes interessadas, de modo a que seja possível avaliar a implementação da diretiva e o seu contributo para uma maior inclusão social e digital.
Segundo a EBU, esta diretiva conduziu a uma maior consciência sobre a acessibilidade web nos Estados Membros, embora ainda persistam muitas disparidades quanto à sua real implementação.
Existe ainda muita informação inacessível e a realidade é que as pessoas cegas ou com baixa visão continuam a não puder aceder aos sítios web dos serviços públicos nas mesmas condições que qualquer outro cidadão. Na opinião da EBU não existe um verdadeiro esforço por parte das entidades públicas relativamente à acessibilidade, que ainda é considerada como algo adicional e não prioritário. A pandemia provocada pela Covid-19 e o consequente aumento da utilização da internet para uma diversidade de serviços, veio evidenciar esta desigualdade.
Ainda a propósito do contexto pandémico que atravessamos, a EBU alertou também para a necessidade de se reconsiderar as isenções previstas na diretiva, especificamente no que diz respeito a situações de emergência como a que vivemos recentemente.
5. As nossas formações
Na sequência do trabalho desenvolvido pelo DAEFP, mantém-se o apoio a todas as pessoas com deficiência visual na procura de emprego, manutenção do posto de trabalho e formação profissional. No que respeita a formação profissional serão realizados, cursos de formação contínua com o objetivo de desenvolvimento/consolidação de competências especificas promotoras de autonomia no acesso ao mercado de trabalho. Pela frequência dos cursos os formandos têm direito a receber:
Curso de formação inicial, desenvolvido a-distância e em regime presencial - bolsa de formação, em função do número de horas frequentadas, até ao valor de 217,88€/mês; pagamento de despesas com deslocações em transporte coletivo, entre a residência e o local de formação, mediante a apresentação de recibo; e pagamento de subsídio de alimentação no valor de 4,77€ nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a três horas.
Cursos de formação contínua na modalidade a -distância - pagamento de subsídio de alimentação no valor de 4,77€ nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a três horas.
Curso de formação contínua na modalidade presencial - pagamento de despesas com deslocações em transporte coletivo, entre a residência e o local de formação, mediante a apresentação de recibo; pagamento de subsídio de alimentação no valor de 4,77€ nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a três horas.
Para o mês de novembro, o DAEFP oferece os seguintes cursos:
DAEFP de Coimbra
Cursos de formação contínua, desenvolvidos a-distância e em regime presencial.
- Língua Portuguesa_Ortografia e Gramática - 50 horas – 15/11/2021 a 20/12/2021– segunda a sexta-feira das 9h15 às 12h45
- Orientação e Mobilidade_Aperfeiçoamento – 25 horas – horário a acordar entre formador(a) e formando.
DAEFP do Porto
Cursos de formação contínua:
- Orientação e Mobilidade_Aperfeiçoamento – 25 horas- horário a acordar entre formador(a) e formando.
DAEFP de Lisboa
Cursos de formação contínua:
- Orientação e Mobilidade_Aperfeiçoamento – 25 horas - horário a acordar entre formador(a) e formando.
Relembramos que nos cursos, na modalidade a-distância, pode inscrever-se qualquer formando, independentemente da sua área de residência.
Contacte o DAEFP da sua área de residência, para mais informações e/ou inscrições.
6. Os nossos parceiros
6.1 Campanha Estamos Juntos alargada até dia 31 de dezembro
Apesar da retoma gradual à normalidade ainda é fundamental manter alguns cuidados, nomeadamente ao nível do afastamento.
Nesse sentido, informamos que foi prolongada até dia 31 de dezembro de 2021 a campanha “Estamos Juntos”, que visa a disponibilização gratuita de licenças de utilização dos programas JAWS e ZOOMTEXT a todos os cidadãos com deficiência visual. Esta campanha resulta de uma parceria com a Ataraxia e a Freedom Scientific. Caso pretenda aderir à campanha ou renovar a sua licença envie um email para estamosjuntos@acapo.pt com o seu nome completo, telefone de contacto e indicação de qual a licença pretendida.
7. O que dizem sobre nós
Tema: Sete coisas gratuitas para fazer no Porto nas Jornadas Europeias do Património
Onde: TimeOut Porto
Quando: 27 de setembro de 2021
Notícia na íntegra: Sete coisas gratuitas para fazer no Porto nas Jornadas Europeias do Património (timeout.pt)
Tema: ACAPO/Algarve vê de perto o impacto do lixo nos ecossistemas marinhos e descobre os segredos das Ruínas de Milreu
Onde: Postal do Algarve
Quando: 28 de setembro de 2021
Notícia na íntegra: ACAPO/Algarve vê de perto o impacto do lixo nos ecossistemas marinhos e descobre os segredos das Ruínas de Milreu - Postal do Algarve
Tema: ACAPO/Algarve participa em atividades de âmbito ambiental e patrimonial
Onde: Diário Online – Região Sul
Quando: 28 de setembro de 2021
Notícia na íntegra: ACAPO/Algarve participa em atividades de âmbito ambiental e patrimonial (regiao-sul.pt)
Tema: Assunto sério em debate na Póvoa
Onde: Rádio Onda Viva
Quando: 1 de outubro de 2021
Notícia na íntegra Assunto sério em debate na Póvoa (radioondaviva.com)
Tema: Beneficiário - CAVI ACAPO Centro (testemunho)
Onde: Notícias do MAVI
Quando: 6 de outubro de 2021
Notícia na íntegra: Notícias & Eventos - INR, I.P.
Tema: Blind Dinner. Jantar sensorial pretende sensibilizar e alertar para a deficiência visual
Onde: Lifestyle SAPO
Quando: 11 de outubro de 2021
Notícia na íntegra: Blind Dinner. Jantar sensorial pretende sensibilizar e alertar para a deficiência visual - Atualidade - SAPO Lifestyle
Tema: ACAPO Algarve alerta para os perigos das trotinetes para as pessoas com deficiência visual
Onde: Postal do Algarve
Quando: 14 de outubro de 2021
Notícia na íntegra: ACAPO Algarve alerta para o perigo das trotinetes para pessoas com deficiência visual - Postal do Algarve
Tema: Já jantou de olhos vendados? Hoje há blind dinner no Seixal
Onde: Marketeer
Quando: 15 de outubro de 2021
Notícia na íntegra: Já jantou de olhos vendados? Hoje há blind dinner no Seixal – Marketeer (sapo.pt)
Tema: Bengala Branca. Apenas 1% das marcas e produtos em Portugal têm rótulos em braille
Onde: Bom Dia Portugal
Quando: 15 de outubro de 2021
Notícia na íntegra: Bengala Branca. Apenas 1% das marcas e produtos em Portugal têm rótulos em braille (rtp.pt)
Tema: ACAPO Algarve alerta para os perigos das trotinetes para as pessoas com deficiência visual
Onde: Diário de Coimbra
Quando: 16 de outubro de 2021
Notícia na íntegra: “Cidade de degraus” onde não é fácil circular sem ver (diariocoimbra.pt)
Tema: Pedro Nascimento Cabral afirma disponibilidade de cooperação com ACAPO
Onde: Jornal Açores 9
Quando: 24 de outubro de 2021
Notícia na íntegra: Pedro Nascimento Cabral afirma disponibilidade de cooperação com ACAPO - Jornal Açores 9 (jornalacores9.pt)