Coordenação editorial: Diogo Costa e Marta Pinheiro
Contribua para este Boletim, enviando as suas notícias, críticas ou sugestões.
E-mail: comunicacao@acapo.pt

 

1. O que fizemos

1.1 90ª e 91ª Assembleias de Representantes da ACAPO

Novembro mostrou bem o dinamismo e atividade em que a ACAPO está atualmente envolvida, realizando as 90ª e 91ª Assembleias de Representantes a 13 e a 27, para aprovar um conjunto de políticas de atuação da Instituição. Com efeito, por unanimidade, além do Programa de Ação e do Orçamento da ACAPO para 2022, bem como o respetivo Parecer emitido pelo Conselho Fiscal e de Jurisdição, foram aprovadas as suas políticas de participação, de ética, de prestação de serviços, de proteção de dados e de prevenção e de combate do assédio (ou pressão exercida sobre pessoas com deficiência visual). Foi ainda aprovado com 13 votos a favor, sete abstenções e 4 votos contra, o projeto UEST40, que visava um pedido de empréstimo de 30.000€ por um ano ao Fundo MAIS da ACAPO, no intuito de se relançar a empresa da qual a ACAPO é a maior associada, prestando um melhor serviço às pessoas com deficiência visual. Com vista a uma maior obtenção de rendimentos, foi ainda aprovada por unanimidade a alienação de 50% de uma loja e sobreloja no Rio de Janeiro, que aportará à ACAPO uma verba superior a 350.000 reais e uma afetação ao Fundo MAIS de um edifício de 3 andares que a ACAPO herdou, em Paranhos, Porto. A próxima AR ocorrerá, previsivelmente a 26 de março de 2022 e, tal como nestas, saudamos o interesse e empenho de todos os Associados que queiram estar presentes, mesmo que seja online, solicitando para mar@acapo.pt o link de acesso. Isto mostrará o seu empenho na construção de uma ACAPO melhor. Até lá, em fevereiro, participem ativamente nas Assembleias Gerais das Delegações.

 

1.2 ACAPO reúne com a Associação Halibur Deficiênc ia Matan Timor Leste

No quadro do trabalho de cooperação para o desenvolvimento enquanto ONGD que temos realizado, ao longo dos últimos anos, com associações de pessoas cegas e com baixa visão dos diversos países lusófonos, há muito que vínhamos querendo estabelecer contactos de proximidade com as pessoas com deficiência visual de Timor Leste, o que até aqui não tinha sido possível. Neste mês, conseguimos finalmente concretizar esse sonho. No passado dia 15 de novembro, na sede nacional da ACAPO, o Presidente da Direção Nacional recebeu uma delegação da Associação Halibur Deficiência Matan Timor Leste (Associação dos Cegos de Timor Leste) com o apoio de elementos do Secretariado Geral do g7+ - Representação Permanente de Portugal, uma plataforma de cooperação criada por Xanana Gusmão que reúne diversos países em vias de desenvolvimento incluindo Timor Leste . Em cima da mesa neste encontro estiveram o estabelecimento de uma parceria entre as duas associações no âmbito da capacitação que, entre outros, poderá focar-se no Braille e nas oportunidades criadas pelo Tratado de Marraquexe. Foi ainda analisada uma proposta que a ACAPO já vinha há muito tentando concretizar, relativa à integração desta associação na União dos Cegos de Língua Portuguesa alargando este espaço de partilha às pessoas cegas e com baixa visão de mais um país de língua oficial portuguesa. Com esta integração, não só a UCLP ganha presença no continente asiático, mas aumenta igualmente o protagonismo desta plataforma face a outros blocos linguíst icos do movimento associativo da deficiência visual.

 

1.3 Direção Nacional da ACAPO apresenta “O Guia do Guia – como atuar em tempos de pandemia”

A Direção Nacional da ACAPO terminou o projeto “O Guia do Guia – como atuar em tempos de pandemia”, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. Este projeto tinha como objetivo dar a conhecer as técnicas de guia, adaptando-as ao contexto pandémico que vivemos nos últimos tempos, de modo a que as pessoas com deficiência visual não ficassem impedidas de ter ajuda. No âmbito do projeto foi desenvolvido um pequeno vídeo que está disponível no nosso website, bem como um folheto informativo que se encontra disponível nas nossas Delegações. Veja o vídeo no link: https://youtu.be/tNwZ8mXl0RA

 

1.4 ACAPO marca presença na Cerimónia de Entrega dos Prémios Caixa Social 2021

A ACAPO foi uma das instituições premiadas na 3ª edição dos prémios Caixa Social 2021 com o projeto “Kit Mãos Saudáveis”. Este projeto, apresentado em 2020, visava a aquisição de mais EPI’s (equipamentos de proteção individual) para colaboradores e a oferta de um kit, composto por um folheto informativo em Braille, uma máscara reutilizável e um frasco de álcool gel, aos Associados e Utentes que tivessem necessidade de frequentar as nossas instalações até ao final desse ano. Sob o mote “Proteção das Pessoas” a edição de 2020 contou com cerca de 400 candidaturas, tendo sido premiados 34 projetos que, estima -se, terão impactado aproximadamente 125 mil beneficiários. Os prémios Caixa Social, uma iniciativa da Caixa Geral de Depósitos no âmbito da sua política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, têm como objetivo apoiar projetos sociais de combate à pobreza e à exclusão social, atribuindo p rémios no valor máximo de 20.000€. Devido ao contexto pandémico que temos vindo a atravessar, e às medidas impostas pelo Governo, a Cerimónia de Entrega dos Prémios relativos a 2020 foi realizada no passado dia 29 de novembro. A ACAPO, representada por Rodrigo Santos, Presi dente da Direção Nacional, marcou presença nesta Cerimónia que se realizou no Pequeno Auditório da Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest.

 

1.5 Associados da Delegação dos Açores visitam o Jardim do Palácio de Sant’Ana

No passado dia 29 de outubro os Associados da nossa Delegação dos Açores visitaram o Jardim do Palácio de Sant’Ana, sede oficial da Presidência do Governo dos Açores. Através de uma visita guiada os participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas das espécies que fazem deste jardim do século XIX um verdadeiro museu vivo. Os cheiros e as texturas das ervas aromáticas, bem como toda a envolvente do palácio, proporcionaram a cada participante uma viagem aos tempos áureos da região, marcados por um grande desenvolvimento económico. Esta iniciativa resulta de uma parceria com a Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária.

 

1.6 Oficina do Mestre António Batata recebe Associados da Delegação dos Açores

No âmbito das atividades de caráter continuado com a ACAPO, a equipa do Projeto Cultura à Porta, da Cresaçor, desenvolveu uma ação na Oficina do Mestre António Batata, do roteiro das olarias do Museu Municipal de Vila Franca do Campo. Assim, no passado dia 20 de outubro os Associados da nossa Delegação dos Açores tiveram a oportunidade de criar algumas peças na roda de oleiro e de realizar trabalhos de modelagem na mesa. Este projeto de inclusão pela cultura resulta de uma parceria com o Museu Carlos Machado e tem como principal objetivo disponibilizar o acesso à cultura e ao conhecimento do património em várias comunidades da ilha de São Miguel, nos Açores.

 

1.7 Associados de Aveiro comemoram o São Martinho

No passado dia 13 de novembro a nossa Delegação de Aveiro promoveu o seu habitual magusto, onde os Associados tiveram a oportunidade de confraternizar entre si, enquanto se deliciavam com boas castanhas assadas e jeropiga. Uma tarde de cantorias, convívio e boa disposição. A realização desta atividade em condições de segurança só foi possível devido às excelentes instalações da Delegação e à existência de uma cozinha totalmente equipada.

 

1.8 Delegação de Aveiro e Sporting Club de Vela candidatam -se ao programa Cidadãos Ativ@s

A nossa Delegação de Aveiro juntou-se ao Sporting Club de Vela como parceira na submissão da candidatura ao Programa de Financiamento Cidadãos Ativ@s. Esta candidatura tem como objetivo fomentar a prática desportiva em meio aquático para pessoas com deficiência visual. Assim, com a aprovação desta candidatura será possível proporcionar aos nossos Associados de todo o país atividades de vela adaptada. O Programa Cidadãos Ativ@s é financiado pelo EEA Grants e tem como entidade gestora a Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. Tem como objetivo reduzir as disparidades sociais e económicas e fortalecer as relações bilaterais entre os países, para uma Europa mais próspera.

 

1.9 Delegação de Aveiro promove convívio de outono

Com o frio à espreita, o melhor mesmo é ficar em casa! Nesse sentido, a nossa Delegação de Aveiro promoveu, na tarde do passado dia 20 de novembro, um convívio online de outono. Neste convívio os Associados tiveram a oportunidade de partilhar os seus talentos artísticos para declamar poemas, tocar piano e acordeão, cantar, contar anedotas, entre outros. A sessão contou também com um momento de reflexão sobre os avanços que se têm feito ao nível da inclusão na área da cultura. A realização deste evento permitiu combater a solidão e fomentar laços entre Associados de todo o país, uma vez que também participaram neste evento Associados das Delegações do Algarve, Porto e Viseu.

 

1.10 Delegação de Aveiro participa no "Campeonato Nacional da Classe Hansa"

No âmbito da parceria que a ACAPO tem com o Sporting Clube de Aveiro, a nossa Delegação de Aveiro participou no "Campeonato Nacional da Classe Hansa”, que decorreu na cidade entre os dias 19 e 21 de novembro. Esta atividade é mais uma iniciativa enquadrada no projeto “Ria Sem Limites”, promovido pelo Sporting Clube de Vela de Aveiro, e que tem como objetivo tornar a Ria inclusiva e acessível a todos.

 

1.11 Delegação de Coimbra promove workshop de Bolachas de Natal

Já a pensar na época mais mágica do ano a nossa Delegação de Coimbra promoveu, no passado dia 6 de novembro, um workshop de Bolachas de Natal, dinamizado pela cake designer Sónia Azóia. Durante a tarde os nossos Associados colocaram as mãos na massa e realizaram bolachas com diversos formatos alusivos à época natalícia. O resultado final desta atividade não podia ter sido melhor: participantes satisfeitos e bolachas deliciosas par a o lanche. Caso queira sugerir outras temáticas a abordar, envie -nos email para coimbra@acapo.pt.

 

1.12 Delegação de Leiria comemora o São Martinho

No passado dia 13 de novembro a nossa Delegação de Leiria promoveu um encontro de comemoração do dia de São Martinho. Uma tarde de sábado muito animada onde Dirigentes, Colaboradores, Associados, Utentes e Amigos puderam confraternizar e deliciar-se com umas boas castanhas assadas. Uma tarde de convívio e partilha de experiências entre todos os participantes.

 

1.13 Delegação de Lisboa promove sessão de leitura

No passado dia 6 de novembro a nossa Delegação de Lisboa realizou, através da plataforma Zoom, mais uma sessão de leitura onde apresentou os trabalhos realizados pelos Associa dos, Fernando Jorge Correia, Salvino Ferreira e Martina Rios. Para as respetivas leituras contámos com as participações de Sandra Gonçalves, Adelaide Lopes e Inês Gonçalves.

 

1.14 Dia de festa na Delegação de Lisboa

No passado dia 13 de novembro a nossa Delega ção de Lisboa organizou, nas instalações do Vale de Santo António, a Festa da Cultura. Depois do almoço-convívio mensal, as comemorações continuaram com a participação do cantautor Pedro Vicente, e com momentos de poesia apresentados pela poetisa e autora Celina Sol. A organização aproveitou o momento para celebrar também o São Martinho e o tradicional magusto, distribuindo castanhas assadas e água-pé por todos os participantes. Um excelente momento de convívio e confraternização ao qual aderiram muitos Associados e Utentes.

 

1.15 Workshop “É sempre bom saber” continua

No dia 25 de novembro a nossa Delegação de Lisboa dinamizou, via plataforma Zoom, mais uma edição do workshop “É sempre bom saber” sob o tema “Natal à Mesa com autonomia”. Esta iniciativa foi coordenada pela psicóloga da Delegação, Anabela Miranda, e teve como objetivo a partilha de experiências no manuseamento de utensílios acessíveis e de fácil aquisição, para utilização não só nesta quadra natalícia, mas também no dia - a-dia dos nossos Associados.

 

1.16 Vencedores do Concurso Quadras de São Martinho

Para assinalar o Dia de São Martinho a nossa Delegação do Porto promoveu um concurso de quadras alusivas à efeméride. Os 3 vencedores já foram selecionados: 1º Prémio – Maria Alice Branco, 2º Prémio – António Rodrigues dos Santos e 3º Prémio – Ana Fontes. Muitos parabéns aos vencedores e a todos os participantes. Os prémios serão entregues na nossa Delegação do Porto mediante agendamento junto dos serviços administrativos.

 

1.17 Associados do Porto no concerto de Bárbara Tinoco

Os Associados da nossa Delegação do Porto foram convidados pelo Coliseu do Porto para assistir ao concerto da cantora e compositora Bárbara Tinoco. Assim, no passado dia 19 de novembro, 20 Associados da Delegação marcaram presença no espetáculo da artista que ficou conhecida depois de ter passado pela fase de casting do programa “The Voice Portugal” onde, apesar de não ter passado à fase seguinte, teve a oportunidade de apresentar o seu tema origi nal “Antes dela dizer que sim”.

 

1.18 Delegação do Porto visita a Casa da Arquitetura

No âmbito das celebrações do 4º aniversário da Casa da Arquitetura, em Matosinhos, os Associados da nossa Delegação do Porto foram convidados a visitar o espaço. Nesse sentido, no passado dia 21 de novembro os nossos Associados tiveram a oportunidade de conhecer uma das exposições patentes no espaço, através de uma visita acompanhada pela Dr.ª Filipa Godinho, do serviço educativo, tendo como complemento uma abordagem descritiva realizada pela Anaísa Raquel. Nesta visita foi possível conhecer diversas maquetes, inclusive da própria Casa, e perceber como é que a arquitetura portuguesa é percecionada a nível internacional. A Casa da Arquitetura é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a arquitetura junto da sociedade, sendo também responsável pela gestão do Centro de Documentação Álvaro Siza e pela aquisição de espólio de diversos arquitetos.

 

1.19 Delegação de Viana do Castelo realiza almoço de São Martinho

No passado dia 12 de novembro, a nossa Delegação de Viana do Castelo promoveu um almoço comemorativo do Dia de São Martinho. Uma tarde de convívio entre os nossos Associados onde não faltou animação e boa disposição.

 

1.20 Delegação de Viseu vence projeto Bairro Feliz do Pingo Doce

A causa “Receber bem!” apresentada pela nossa Delegação de Viseu no âmbito do projeto Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce, foi a grande vencedora na loja Pingo Doce – Rua Mendonça. Este projeto de responsabilidade social tem como objetivo apoiar uma causa escolhida pela comunidade local da loja, num montante máximo de 1.000 €. Na entrega do prémio estiveram presentes Ana Sofia Silva, Presidente da Direção da Delegação de Viseu, e Susana Benedito, Diretora Técnica. Com esta conquista vai ser possível adquirir mobiliário e artigos decorativos para remodelarmos a receção da nossa Delegação de Viseu, tornando-a mais acolhedora e confortável para os nossos Associados, Utentes e Amigos. Agradecemos a todos os que contribuíram para que esta causa se tornasse real. Aproveitamos também para felicitar as restantes Delegações em concurso nas lojas Pingo Doce. Acreditamos que os projetos apresentados contribuem para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual pelo que continuaremos, juntos, a nossa luta. Parabéns a todos! 

 

2. O que vamos fazer

2.1 Rubrica “Quem somos nós na ACAPO” – 2ª edição

No próximo dia 4 de dezembro, pelas 15 horas, terá lugar a 2ª edição da rubrica “Quem somos nós na ACAPO”. Esta iniciativa pretende dar a conhecer a nossa instituição e o trabalho que desenvolvemos ao nível da representatividade e dos serviços, através do olhar dos nossos colaboradores. Nesta edição iremos conhecer o trabalho desenvolvido pelo nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional (DAEFP) de Coimbra, através da experiência da Técnica de Integração Profissional, Teresa Pedro. Teresa Pedro iniciou funções na ACAPO em julho de 2000 tendo contribuído, ao longo destes 21 anos, para a integração profissional de inúmeras pessoas com deficiência visual da região centro do país. Nesse sentido, convidamo-lo a conhecer um pouco mais a nossa ACAPO através deste testemunho, transmitido em direto no nosso canal do Youtube. Para se juntar a nós basta aceder ao nosso canal através do link: https://youtu.be/O8vROpRKxCo.

 

2.2 ACAPO dinamiza ação de formação em articulação com a Acesso Cultura

No próximo dia 9 de dezembro a ACAPO através do NEIA dinamiza uma ação de formação junto dos colaboradores do Museu do Centro Hospitalar Universitário do Porto. A formação “Atendimento e Acompanhamento a Pessoas com Deficiência Visual” surge no âmbito de uma iniciativa da Acesso Cultura e tem como objetivo divulgar as melhores práticas e recomendações a ter em consideração no atendimento a pessoas cegas ou com baixa visão.

 

2.3 Delegação do Algarve da ACAPO e Município de Portimão juntos para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No próximo dia 3 de dezembro a nossa Delegação do Algarve vai participar no encontro promovido pelo Município de Portimão para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Assim, pelas 15h30, iremos estar, a par com outras associações que trabalham nesta área, no Café Concerto do TEMPO, onde iremos debater sobre boas práticas na deficiência. Assinale connosco esta data!

 

2.4 Delegação do Algarve participa em ação de sensibilização ambiental

Depois da ação de sensibilização que realizaram em outubro na Ria Formosa, no próximo dia 5 de dezembro Associados, Utentes e Colaboradores da nossa Delegação do Algarve voltam a participar numa campanha de sensibilização à população, promovida pela Associação para o Estudo e Conservação dos Oceanos (AECO). Esta iniciativa tem como objetivo apelar à responsabilidade individual de cada cidadão na diminuição da pegada ecológica e contempla a distribuição de sacos de pano no Mercado do Carmo, em Faro. A iniciativa surge no cumprimento das atividades previstas pela nossa Delegação do Algarve para 2021, no âmbito da sua política de responsabilidade social.

 

2.5 Delegação de Braga participa na 6ª edição da Semana INCLUIR+

Entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro decorre a 6ª edição da Semana INCLUIR+, promovida pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. A nossa Delegação de Braga é um dos parceiros institucionais desta iniciativa que visa a inclusão através da promoção de tertúlias, oficinas, workshops, visitas culturais acessíveis, apresentação de livros e ações de formação e sensibilização. Nesse sentido, a Delegação de Braga irá dinamizar a atividade “Incluir a ler”, convidando todos os visitantes a assistir à leitura do livro “O Viajante Cego”, de Jason Roberts. Esta atividade, que estimula à partilha de experiências de leitura, tem como objetivo promover a autodeterminação e a autonomia das pessoas com deficiência visual. A data desta sessão será definida com os leitores. Para mais informações contacte os serviços administrativos da Delegação através dos contactos habituais.

 

2.6 Delegação de Coimbra participa no evento “Desafia a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”

No próximo dia 6 de dezembro, entre as 9h30m e as 13 horas, a nossa Delegação de Coimbra vai participar no evento “Desafia a Inclusão – Os Desafios da Autonomia”, no Convento São Francisco – Sala Almedina, em Coimbra. O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho das Pessoas com Deficiência da Rede Social de Coimbra, do qual a nossa Delegação de Coimbra faz parte, em conjunto com o Departamento de Desenvolvimento Social, Saúde e Ambiente e a Divisão Intervenção e Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra. Vânia Fachada, formadora de Orientação e Mobilidade no Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional de Coimbra, vai participar nesta iniciativa como oradora no painel “Acessibilidade e Autonomia”. Inscreva-se, gratuitamente, através do link: Desafiar a Inclusão - "Os Desafios da Autonomia" (google.com)

 

2.7 Delegação do Porto promove ação de sensibilização na escola

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora no próximo dia 3 de dezembro, a nossa Delegação do Porto vai promover uma ação de sensibilização junto de alguns alunos do Agrupamento de Escolas Infante Dom Henrique. Esta ação, que visa a divulgação do Braille e a demonstração da utilização de computadores e telemóveis por pessoas com deficiência visual, contará com a participação de cerca de 75 alunos. A iniciativa será dinamizada por uma Técnica da Delegação e em representação da ACAPO estará presente Jaime Oliveira, Secretário da Direção da Delegação do Porto.

 

2.8 Delegação do Porto sensibiliza para a diabetes

No dia 9 de dezembro, pelas 14h30m, a nossa Delegação do Porto promove uma ação de sensibilização com o objetivo de alertar para a problemática da diabetes. Nesta sessão, dinamizada pelas colaboradoras da Delegação, Dulce Ramalho, Técnica de Serviço Social, e Filipa Sousa, Terapeuta Ocupacional, irá ser realizado um questionário, facultado pela Câmara Municipal do Porto, através do qual se poderá analisar uma eventual tendência, ou não, para a doença. Os interessados em participar devem inscrever-se junto dos serviços administrativos da Delegação até ao dia 6 de dezembro. A realização desta atividade pressupõe um mínimo de 4 e um máximo de 15 participantes.

 

2.9 Delegação do Porto participa no projeto “Olhares inclusivos”

No âmbito do projeto “Olhares inclusivos”, promovido pela Fundação Serralves, os Associados e Utentes da nossa Delegação do Porto irão participar, no próximo dia 17 de dezembro, pelas 15 horas, na oficina “O Jardim”. Este projeto tem como objetivo a integração social e o combate à discriminação. A atividade é dirigida a pessoas com deficiência visual e tem um limite mínimo e máximo para realização, sendo de 5 e 10 participantes, respetivamente. O ponto de encontro será na Delegação do Porto, com saída pelas 14h15m. Inscreva-se, gratuitamente, até ao dia 14 de dezembro, através dos contactos habituais da Delegação.

 

2.10 Tertúlias às sextas – mês de dezembro

No mês de dezembro a atividade Tertúlias às sextas, promovida pela nossa Delegação do Porto, terá apenas duas sessões, via Zoom, com as seguintes temáticas:

Dia 10 – Os Números na manifestação vibratória das energias dos seres – Uma vez mais debruçamo-nos sobre a área da Numerologia e das relações místicas entre números, letras e padrões, numa sessão dinamizada pela Dr.ª Maria Alice Branco . Pelas 16 horas, junte-se a nós e aprofunde o conhecimento que tem de si próprio e das suas capacidades e limitações.

Dia 17 – Música e Poesia pela Noite Dentro - Às 21h terá início mais uma sessão de Música e Poesia, dinamizada por Anunciação Velho. Nesta sessão, alusiva à quadra natalícia e ao novo ano que se aproxima, convidamos os nossos Associados a partilhar os seus sentimentos e emoções através da música e da poesia. Caso pretenda participar ativamente nesta tertúlia, informe -o no ato de inscrição.

Inscreva-se até ao dia anterior da Tertúlia a que pretende assistir pelo e-mail porto@acapo.pt ou pelo telefone 225 899 100. Mesmo que não trabalhe na plataforma Zoom pode participar pelo seu telefone fixo.

 

2.11 Voz aos Livros continua

No mês de dezembro a atividade Voz aos Livros contará apenas com 3 sessões, nos dias 2, 9 e 16, pelas 10h00, através da plataforma Zoom. Visando o aumento da literacia e do interesse por novas leituras estas sessões têm decorrido de forma animada com intervenções muito positivas por parte dos participantes. Se ainda não conhece esta atividade, participe e desfrute de boas leituras na voz de Manuela Leitão. Inscreva-se através do email porto@acapo.pt ou pelo telefone 225 899 100.

 

NOTA INFORMATIVA: Devido à situação pandémica que o país atravessa, e tendo em consideração o aumento de casos Covid-19 em Portugal, as atividades programadas poderão ser canceladas ou sofrer alterações, mediante as medidas de restrição impostas pelo Governo.

 

3. Volta a Portugal

3.1 CP assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Este ano a CP – Comboios de Portugal associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Assim, no dia 3 de dezembro os Clientes com Necessidades Especiais e os respetivos acompanhantes poderão viajar de forma gratuita nos seguintes serviços: Alfa Pendular, Intercidades, Regional, InterRegional e comboios urbanos. Para beneficiar desta iniciativa os clientes deverão apresentar um documento comprovativo da deficiência e, caso pretendam viajar nos comboios de longo curso, efetuar a reserva de lugar. Caso necessitem de assistência no embarque ou no desembarque, os clientes deverão requisitar, com 12 horas de antecedência, o Serviço Integrado de Mobilidade (SIM). Obtenha mais informações no website da CP, através do link Dia Internacional da Pessoa com Deficiência | CP

 

3.2 Projeto do Museu Municipal de Penafiel premiado

O projeto “Um Museu para Todos”, do Museu Municipal de Penafiel foi premiado pela Associação Portuguesa de Museologia com uma Menção Honrosa na categoria Aplicação de Gestão e Multimédia. Este projeto tem como objetivo tornar as visitas ao museu mais acessivas e inclusivas através da disponibilização de tablets com Língua Gestual Portuguesa e de áudio guias, permitindo desta forma que as pessoas com deficiência possam visitar o espaço e descobrir as histórias, tradições e cultura da cidade. Financiado pelo ProMuseus – Programa de Apoio Financeiro a Museus, o projeto disponibiliza 20 áudio guias de reprodução automática em três idiomas – português, inglês e espanhol – e respetiva audiodescrição para pessoas com deficiência visual. As pessoas com deficiência auditiva têm à sua disposição tablets com conteúdos em Língua Gestual Portuguesa, legendados também nos três idiomas. Saiba mais sobre este projeto inclusivo no link Projeto “Um Museu para Todos" do Museu Municipal de Penafiel premiado - Imediato - Jornal Regional

 

4. Volta ao Mundo

4.1 Soluções de acessibilidade no Hacking.Rio

Decorreu entre os dias 26 e 28 de novembro a 4ª edição da maratona de programação Hacking.Rio, desta vez dedicada à temática da acessibilidade. Considerado o maior hackathon da América Latina, este evento teve início em 2018 com o objetivo de incentivar a aprendizagem das novas tecnologias e a criação de soluções inovadoras que contribuam para a resolução de problemas reais da sociedade. Assim, na edição deste ano os participantes foram desafiados pela Enel Brasil, uma das principais empresas da área da energia, a criar soluções de acessibilidade direcionadas para as pessoas c om deficiência visual. O objetivo era que fossem criados recursos de acessibilidade que contribuíssem para melhorar a experiência de atendimento a este público-alvo nas lojas da empresa.

 

4.2 Celebração do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência

Nos dias 2 e 3 de dezembro a Comissão Europeia, em parceria com o European Disability Forum, vai realizar uma conferência online comemorativa do Dia Europeu das Pessoas com Deficiência. Nesta conferência, na qual participarão diversos especialistas na área da deficiência, serão debatidos alguns dos principais temas relacionados com a temática, nomeadamente o acesso à saúde e a transformação digital. Neste ano particularmente critico, devido à pandemia provocada pela COVID-19, o foco estará nas experiências e necessidades das crianças com deficiência. Nesse sentido serão decididas estratégias para a União Europeia visando a redução da pobreza e da exclusão social. No dia 3 de dezembro realizar-se-á a Cerimónia de entrega do 12º Prémio Access City 2022, que tem como objetivo premiar as cidades mais acessíveis e inclusivas. Saiba mais informações sobre o evento no link European Day of Persons with Disabilities 2021 - Employment, Social Affairs & Inclusion - European Commission (europa.eu) 

 

5. As nossas formações

Na sequência do trabalho desenvolvido pelo DAEFP, mantém -se o apoio a todas as pessoas com deficiência visual na procura de emprego, manutenção do posto de trabalho e formação profissional. No que respeita a formação profissional serão realizados, cursos de formação contínua com o objetivo de desenvolvimento/consolidação de competências especificas promotoras de autonomia no acesso ao mercado de trabalho.

Pela frequência dos cursos os formandos têm direito a receber:

Curso de formação contínua na modalidade presencial - pagamento de despesas com deslocações em transporte coletivo, entre a residência e o local de formação, mediante a apresentação de recibo; pagamento de subsídio de alimentação no valor de 4,77€ nos dias em que o período de formação seja igual ou superior a três horas.

 

Para o mês de dezembro, o DAEFP oferece os seguintes cursos:

DAEFP de Coimbra

Cursos de formação contínua, na modalidade presencial:

- Língua Portuguesa_Ortografia e Gramática - 50 horas – 09/12/2021 a 21/01/2022– segundas, quartas e sextas-feiras das 13h45 às 17h15

- Orientação e Mobilidade_Aperfeiçoamento – 25 horas – horário a acordar entre formador(a) e formando.

 

DAEFP do Porto

Cursos de formação contínua, na modalidade presencial:

- Orientação e Mobilidade_Aperfeiçoamento – 25 horas- horário a acordar entre formador(a) e formando.

 

DAEFP de Lisboa

Cursos de formação contínua, na modalidade presencial:

- Utilização de Leitores de Ecrã em TIC – Introdução – 100 horas – 14/12/2021 a 10/03/2022– terças e quintas-feiras das 9h00 às 13h00.

- Orientação e Mobilidade_Aperfeiçoamento – 25 horas - horário a acordar entre formador(a) e formando.

 

Contacte o DAEFP da sua área de residência, para mais informações e/ou inscrições.

 

6. O que dizem sobre nós

Tema: Flor-Boca-Osso

Onde: Revista YVI Online

Quando: 10 de novembro de 2021

Notícia na íntegra: Flor-Boca-Osso - Revista YVI

 

Tema: Caminhada, Rastreio e Palestra pela Diabetes do Lions Clube de Vilamoura

Onde: PlanetAlgarve Online

Quando: 15 de novembro de 2021

Notícia na íntegra: QUARTEIRA | Caminhada, Rastreio e Palestra pela Diabetes do Lions Clube de Vilamoura – PlanetAlgarve

 

Tema: Associações dizem que estações da nova BUGA atrapalham peões

Onde: Público

Quando: 26 de novembro de 2021

Notícia na íntegra: Associações dizem que estações da nova BUGA atrapalham peões | Mobilidade | PÚBLICO (publico.pt)

 

7. Diretório ACAPO

Contactos | ACAPO