Assinala-se no próximo dia 4 de janeiro o Dia Mundial do Braille.

Em 2026, vamos celebrar esta efeméride mostrando que o Braille continua vivo e atual. Por isso, fruto do trabalho continuado em 2025, ano em que o sistema Braille completou 200 anos de vida, vamos apresentar a proposta do Código Matemático Unificado (CMU).

Este trabalho representa uma visão atualizada sobre como se deve escrever matemática em Braille, no espaço dos países falantes do Português e do Castelhano. O Código Matemático Unificado foi produzido pela Comissão Técnica de Ciências do CIB - Conselho Ibero-Americano do Braille, composta por peritos em representação da ACAPO (Portugal), ONCE (Espanha) e ULAC (América Latina). É um passo importante para garantir, nos dias que correm, que a escrita matemática em Braille continua atual, e que continuamos a poder partilhar conhecimento em Braille da mesma forma em todo o espaço falante do Português e do Castelhano.

A apresentação terá lugar no dia 5 de janeiro, às 21h00, através da plataforma Zoom e do chat Ponto de Encontro – Sala 24, e será conduzida por João Fernandes, representante da ACAPO no Comité Executivo do CIB, Paulo Coelho, Membro da Comissão Técnica de Ciências do CIB e Sara Ramos, Professora de Matemática. Este grupo, em conjunto com o nosso Centro de Produção Documental, tem estado a trabalhar na tradução e adaptação do CMU.

Para participar, inscreva-se através do email comunicacao@acapo.pt.

Junte-se a nós para celebrar mais um ano de promoção da autonomia e independência das pessoas com deficiência visual no acesso à leitura e à escrita.