Decorre durante o mês de maio, em diversos palcos da cidade de Lisboa, a 22.ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

Neste âmbito, e com o objetivo de tornar este festival mais inclusivo, no dia 21 de maio, existirá uma sessão com audiodescrição do espetáculo "Earthbound (Aka The Camille Stories), de Marta Cuscunà.

Reconhecimento de palco: 19 horas

Duração aproximada: 70 minutos

Classificação: M/12

Espetáculo falado em Italiano.

Antes do reconhecimento de palco poderá também participar numa experiência única, assistindo ao Cardiophone: cada participante é convidado a deitar-se numa marquesa, enquanto um intérprete lhe faz um eletrocardiograma, no final recebe um gráfico da sua atividade cardíaca. Em seguida leva este gráfico a outro intérprete que realiza furos numa tira de papel, seguindo o padrão do ECG. Seguidamente, a faixa perfurada é inserida numa caixa de música, para que o espectador possa escutar a música do seu coração. (demora cerca de 10 minutos)

 

Sinopse: "A nova criação de Marta Cuscunà, Earthbound, é um monólogo para uma atriz e criaturas animatrónicas, que transforma em teatro o pensamento ecofeminista de Donna Haraway no livro Staying with the trouble. Um espetáculo de marionetas de ficção científica que explora um futuro não muito longínquo, no qual a manipulação do genoma humano traz vida de volta às áreas do planeta danificadas pela Humanidade. Estar à beira da extinção não é mais uma metáfora e Earthbound é um dos possíveis contos do novo mundo em que podemos encontrar-nos a viver amanhã. As criaturas singulares ganham vida no palco através das técnicas animatrónicas projetadas por Paola Villani e inspiradas nas obras da artista australiana Patricia Piccinini. Na sua construção colaboraram também artistas portugueses, João Rapaz e a sua equipa. Um espetáculo em que a tradição do teatro de marionetas italiano é contaminada com técnicas inovadoras de manipulação, uma das vertentes mais magnéticas e cativantes do teatro de Marta Cuscunà."

 

Informações e Reservas: nunosantos@egeac.pt ou 916 307 370

 

 

Fonte: Teatro São Luiz