Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos é “a administração de fármacos apropriados ao paciente conforme as suas necessidades clínicas, em doses que satisfaçam as suas características individuais, por um período de tempo adequado, com o menor custo para ele e para a comunidade”.

Fazer uma boa gestão e organização dos medicamentos é, por isso, crucial para que possamos obter maior beneficio na sua utilização.

O que fazer aos medicamentos que já não utilizamos? Que estratégias adotar para não esquecer de tomar a medicação? Estes são alguns dos tópicos que serão abordados durante esta tertúlia que irá contar com a presença, já habitual, do Dr. Javier Escamilla, utente da ACAPO e médico especialista em Medicina Geral e Familiar.

Contamos consigo, no dia 7 de outubro, a partir das 16h.

 

Inscrições (até ao dia 6 de outubro): porto@acapo.pt ou 225 899 100

 

Nascido em Bogotá, Javier Escamilla, licenciou-se em Medicina e Cirurgia Geral ainda na Colômbia, onde finalizou o mestrado em Infeções e Saúde no Trópico. Em Portugal, obteve equivalência para a Licenciatura em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto.

Com mais de 15 anos de experiência no nosso país, tem desenvolvido a sua atividade profissional predominantemente na área de Urgência (Adultos e Pediatria). Tem colaborado também na área de investigação e em algumas publicações e manuais.

 

"Tertúlias às sextas" é uma atividade promovida pela Delegação do Porto que, todas as sextas-feiras, realiza tertúlias online sobre temas diversificados.