Saltar para o conteúdo principal

O Braille é uma língua?

Não falamos Braille; portanto o Braille não é uma língua. Trata-se de um código que pode ser aplicado às diferentes línguas, permitindo às pessoas com deficiência visual ler e escrever num determinado idioma.

Deste modo, temos -  por exemplo - o código Braille aplicado à língua portuguesa.

Onde posso aprender Braille?

A ACAPO promove ações de formação sobre Grafia Braille dirigidas à comunidade, que podem ser frequentadas por professores, familiares de pessoas com deficiência visual e todos aqueles que têm um interesse pessoal ou profissional pelo Braille.

Realiza ainda ações de sensibilização sobre a deficiência visual, onde se inclui uma breve abordagem sobre o sistema Braille, junto de escolas e outras instituições que o solicitem.

Não tenho deficiência visual, posso aprender Braille?

Sim. Mesmo as pessoas sem deficiência visual podem aprender facilmente Braille. Contudo, na maior parte dos casos, vão lê-lo  visualmente e não com o tato.

O Braille pode ser substituído pelas novas tecnologias com sistema de voz?

Através  do tato, a pessoa com deficiência visual pode ter contacto com a forma escrita (grafia), o que não acontece quando recorre a sistemas áudio. Este aspeto torna o Braille insubstituível, sobretudo quando é indispensável esse contacto direto com a forma escrita, nomeadamente no contexto escolar.

Todas as pessoas com deficiência visual sabem Braille?

Não. Embora seja considerado o sistema de leitura e escrita das pessoas com deficiência visual, algumas pessoas com baixa visão conseguem, com recurso a produtos de apoio (software de ampliação, lupas ou impressões ampliadas) aceder à informação de forma funcional, não tendo portanto a necessidade de utilizar o Braille. Para além destes, também há casos de pessoas cegas que não dominam o sistema.

Sendo simples, a aprendizagem do Braille por parte das pessoas com deficiência visual pode estar condicionada por vários fatores como limitações psicomotoras, motivação, idade em que surgiu a deficiência, etc. Por outro lado, a cada vez maior utilização das Novas tecnologias como computadores e smartphones, faz com que  o Braille não seja muitas vezes uma opção no que respeita ao acesso à informação.

O que é o Braille?

É um Sistema baseado em 6 pontos em alto relevo, dispostos em duas colunas de 3 pontos cada que, combinados entre si, resultam em 64 combinações /símbolos e permitem responder às diversas necessidades de representações escritas, como o alfabeto, a Matemática ou a Música. Estes  seis pontos são designados por Célula Braille e estão numerados de acordo com a posição em que se encontram. Assim, temos: na coluna da esquerda, de cima para baixo, os pontos 1, 2 e 3; na coluna da direita, também de cima para baixo, os pontos 4, 5 e 6.