No âmbito da participação no Projeto PARVIS, promovido pela União Europeia de Cegos, EBU, em conjunto com várias associações congéneres de outros países, a ACAPO vai realizar em 2022 quatro sessões informativas: “Os meus direitos”. O objetivo destes encontros é dar a conhecer vários dos direitos previstos na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, abordando-os de uma forma prática e dando a conhecer alguns instrumentos para fazer valer os seus direitos.

O que está previsto na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência quanto a diversos direitos que temos? Como é que se articulam estes direitos com as leis nacionais? Mais importante que tudo isso, como é que se põem estes direitos em prática? Se eles não forem cumpridos, a quem me posso queixar? Como e quando? Estas são algumas das perguntas a que procuraremos responder numa série de eventos a realizar durante 2022. Entre os direitos a abordar estão os direitos no âmbito do trabalho e emprego, o direito à saúde, o direito à participação plena na vida cívica e política, entre outros.

O primeiro destes eventos teve lugar via zoom, no passado dia 7 de abril – Dia Mundial da Saúde -  com uma forte adesão e participação dos nossos Associados, onde o direito à saúde, incluindo o acesso aos cuidados de saúde e o direito à informação acessível foram debatidos.