Mais um ano de história e conquistas: celebrámos o nosso 36.º Aniversário no passado dia 25 de outubro, numa cerimónia repleta de simbolismo, convívio e compromisso com a inclusão.

As comemorações foram promovidas em articulação com a nossa Delegação de Lisboa, tendo como palco a Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim. O evento incluiu um almoço com ementa regional e um momento musical protagonizado pelo Trio Ensemble Sentidos, um projeto artístico inclusivo que conta com Sebastião Antunes, fundador do projeto, Joana Rita e Ruben Portinha.

A celebração contou com a presença da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes, que, na sua intervenção, reforçou o compromisso do Governo com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual e a aposta em políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Durante a sessão protocolar, intervieram também Diogo Costa, Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes da ACAPO, Paulo Santos, Presidente da Direção da Delegação de Lisboa, e Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, que destacou os principais marcos do último ano, com especial relevo para o lançamento da campanha “A Troca que Faz a Diferença”, apresentada no Dia Mundial da Bengala Branca (15 de outubro). A campanha visa incentivar a substituição de bengalas brancas antigas por novas, melhorando as condições de mobilidade, segurança e autonomia das pessoas com deficiência visual. De forma simbólica, a primeira bengala foi entregue pela Secretária de Estado da Inclusão e Ação Social.

Pela primeira vez, o evento contou com serviço de audiodescrição no decorrer de todo o evento, assegurado pela AR Produções, garantindo o acesso total à programação. A celebração incluiu ainda uma mostra de produtos tiflotécnicos e de vida diária, dinamizada pela UEST.

A todos, sem exceção, agradecemos a Vossa Presença neste momento de celebração, partilha e convívio, e reafirmamos o nosso compromisso na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e acessível para todos.