79% apoiam gratuitidade para acompanhantes em eventos culturais e desportivos
A proposta de lei visa promover a participação cultural e cívica das pessoas com deficiência
A ACAPO realizou, no dia 16 de setembro pelas 21h00, uma sessão Zoom dedicada à proposta de lei que prevê a gratuitidade ou desconto para acompanhantes de pessoas com deficiência em eventos culturais e desportivos, reunindo cerca de 60 participantes entre a plataforma Zoom e o chat Ponto de Encontro.
O debate, complementado por um questionário Google Forms com 41 respostas, revelou 79% de apoio a esta medida, reconhecendo o acompanhante como elemento essencial para a participação plena e para a promoção da inclusão e justiça social. Foram ainda destacadas preocupações com a sustentabilidade financeira, a necessidade de regras claras e a garantia de que esta gratuidade não substitua a acessibilidade dos espaços.
A sessão de auscultação via Zoom foi bem recebida pelos participantes. 100% dos respondentes consideraram o tema abordado relevante para a comunidade e sentiram que a sessão contribuiu para fortalecer a autorrepresentação das pessoas com deficiência visual e 80% afirmaram que os ajudou a esclarecer questões e valorizou a sua participação.
Estes resultados demonstram que a iniciativa cumpriu os objetivos de envolvimento, inclusão e valorização da voz da comunidade.
A Direção Nacional da ACAPO agradece a todos os participantes pelos contributos, sem os quais não seria possível construir uma posição tão sustentada na diversidade do coletivo e reforça o compromisso de refletir estas opiniões no parecer final a apresentar às entidades competentes, mantendo viva a determinação de promover novas iniciativas que deem voz à comunidade e transformem a inclusão em realidade.