A arte da fotografia ao alcance das nossas mãos
Depois do sucesso em Londres, a exposição percorreu vários países como Alemanha, Itália, França, Espanha, Suíça, Suécia, Áustria, Bélgica e Noruega
Procurando promover o acesso à arte da fotografia por pessoas com deficiência visual, a Canon Portugal, em parceria com a ACAPO, trouxe até ao nosso país a exposição “World Unseen”.
Entre os dias 15 e 17 de novembro, 12 fotografias captadas por fotógrafos de renome, em diferentes cantos do mundo, estiveram em exibição no edifício onde temos a nossa sede, desafiando os visitantes, com e sem deficiência visual, a contemplar este tipo de arte de um modo mais abrangente. Impressas em relevo, com descrições áudio e em Braille, a arte que por norma privilegia o sentido da visão, pôde ser apreciada com recurso a outros sentidos, tornando-se deste modo acessível às pessoas cegas ou com baixa visão.
Uma experiência que quebra barreiras e abre portas a uma maior inclusão das pessoas com deficiência visual na área da cultura, promovendo uma participação mais autónoma. Para alguns dos visitantes, com os quais tivemos oportunidade de contactar, esta iniciativa representa uma valorização das pessoas com deficiência visual, possibilitando-lhes conhecer em maior detalhe alguns dos pormenores destacados nas imagens.
Para além de promover a acessibilidade, esta exposição visou ainda consciencializar a comunidade para uma maior inclusão e participação destes cidadãos na sociedade. Para tal, as 12 fotografias impressas em relevo foram também manipuladas no sentido de refletiram diferentes tipo de problemas visuais, como por exemplo o glaucoma ou a retinopatia diabética, despertando nos espetadores uma reflexão quanto às limitações no acesso à arte e à cultura.
O programa Portugal em Direto, da RTP1, visitou a exposição onde entrevistou Graça Gerardo, Presidente da Mesa da Assembleia de Representantes da ACAPO, e alguns dos visitantes. Veja a reportagem no link, a partir dos 17'53'': Portugal em Direto de 20 nov 2024 - RTP Play