Depois de 2 anos de trabalho conjunto com a ACAPO, a SIBS lançou no dia 4 de janeiro, Dia Mundial do Braille, o primeiro cartão inclusivo para pessoas com deficiência visual. Este era um desafio já há muito identificado pela ACAPO e que é agora assumido pela SIBS, no âmbito do seu programa de Sustentabilidade, visando tornar a utilização de cartões, sejam eles bancários ou não, mais autónoma, privada e segura.

A nova solução SIBS com identificação e caracteres em Braille permite aos utilizadores cegos e com baixa visão não só distinguir a entidade emissora dos vários cartões, como o tipo de utilização. Esta nova tecnologia alia-se assim ao cortante lançado em 2018, um corte em formato de meia lua efetuado no cartão para que as pessoas com deficiência visual possam identificar o lado correto para utilização.

Para Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, “este projeto é um passo importante não só para as pessoas cegas ou com baixa visão, (…) mas também para a consciencialização da comunidade sobre a importância do acesso igual e acessível a todos”.

Esta nova tecnologia SIBS passa a estar disponível a todos os clientes e parceiros, para cartões bancários e não bancários. Para Gonçalo Campos Alves, Diretor Geral da SIBS Cartões, a SIBS assume-se uma vez mais como agente de mudança “assegurando a utilização de cartões de forma autónoma, privada e segura, em terminais de pagamento e caixas automáticos, por parte de um cego”.

Através desta solução, Rodrigo Santos acredita que “um maior número de entidades poderão adotar no seu dia-a-dia práticas inclusivas, quer para a informação que produzem quer para o relacionamento com os seus clientes”.

Para saber mais sobre esta solução, contacte a SIBS.

 

Protótipo do cartão bancário inclusivo, emitido pela SIBS, com inclusão do nome da entidade em Braille.