A ACAPO participou neste encontro enquanto organização que representa e defende as pessoas cegas e com baixa visão em Portugal, sendo representada pelo Presidente da Direção Nacional, Rodrigo Santos.

No encontro, que teve como pano de fundo a nova Estratégia Europeia para a Deficiência 2021-2030, participaram ainda os Secretários de Estado com a pasta da inclusão em Portugal e Espanha, bem como representantes das embaixadas da Eslováquia e Alemanha em Espanha, da Comissão Europeia em Madrid e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Na sua intervenção, a  ACAPO reforçou a necessidade de considerar as questões da deficiência de um ponto de vista social. Rodrigo Santos referiu que “as questões que mais afetam as pessoas com deficiência decorrem da forma como a sociedade está organizada, o que não lhes possibilita ou dificulta em excesso uma participação adequada. O caminho só pode ser pois, encarar a educação, o emprego, as acessibilidades ou a autonomia como direitos humanos fundamentais, consagrando os direitos adequados a permitir que as pessoas com deficiência gozem de uma plena cidadania”

Ainda no decorrer da sua visita a Espanha e neste mesmo dia, o Presidente da Direção Nacional da ACAPO celebrou, com o seu homólogo do Grupo Social ONCE, um novo convénio de cooperação entre ambas as organizações. O novo convénio parte de uma relação de parceria com mais de 27 anos, prevendo agora uma cooperação muito mais abrangente, tendo em conta os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e os instrumentos europeus e nacionais de cada país, mas preocupa-se igualmente com o incremento da cooperação para o desenvolvimento, com o estreitamento dos laços relativamente às atividades empresariais que decorram em ambos os países e com a articulação de uma resposta face aos novos desafios apresentados pela renovação e resiliência que surgiu em resposta à pandemia da doença COVID-19. “É o reforço de uma relação de muito boa vizinhança que, se até aqui produziu já bastantes frutos para ambas as organizações, tem agora tudo para crescer mais e melhor”, comentou o Presidente da Direção Nacional na sua intervenção.

 

1.ª imagem (esquerda para a direita): fotografia na sede do Consejo General da ONCE onde decorreu o IV Encontro da Diplomacia para a Inclusão.

Da esquerda para a direita, de baixo para cima:

João Mira-Gomes, Embaixador de Portugal em Espanha

Isabel Valente, Conselheira da Embaixada de Portugal em Espanha

Miguel Carballeda, Presidente do Grupo Social ONCE

Ignacio Álvarez, Secretário de Estado dos Direitos Sociais

Alberto Durán, Primeiro Vice-Presidente do Grupo Social ONCE

Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Angel Sánchez, Diretor Geral da ONCE

Robert Krmelj, Embaixador da Eslovénia em Espanha

Javier Guemes, Diretor de Relações Internacionais do Grupo Social ONCE

Christoph Wolfrum, Conselheiro da Embaixada da Alemanha em Espanha

Santiago Velo de Antelo, Presidente Executivo da Academia da Diplomacia em Espanha e;

Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO

 

2.ª imagem, fotografia tirada no decorrer da reunião. Em destaque na foto, o Presidente da ACAPO, Rodrigo Santos e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho.