Como habitualmente no mês de março, a nossa Delegação de Castelo Branco abriu portas para dar a conhecer a nossa instituição e o trabalho que desempenhamos ao nível da reabilitação e habilitação das pessoas com deficiência visual, tendo por objetivo a sua autonomia e independência. 

No primeiro dia da semana aberta, intitulada "ACAPO em Teia", dedicámo-nos aos nossos Associados: os Efetivos, para quem trabalhamos em prol de uma melhor qualidade de vida, e os Cooperantes, aqueles que se juntam a nós pela construção de uma sociedade mais inclusiva, onde todos possam participar em condições de igualdade. Este primeiro dia começou com um almoço convívio no restaurante "14", no qual marcaram presença 23 Associados, 12 deles Efetivos.

Da parte da tarde, já nas instalações da nossa Delegação de Castelo Branco, decorreu o concurso de ideias, uma iniciativa que visou fomentar juntos dos Associados Efetivos uma participação mais dinâmica na vida associativa, através do convite à apresentação de ideias passíveis de serem realizadas pela Delegação. Das ideias previamente apresentadas, foram selecionadas 6, por um júri composto por três Associados Cooperantes, que foram a votação neste dia.

Para além da futura implementação das suas ideias - dinamizar um almoço realizado por pessoas com deficiência visual, criar uma equipa de Goalball e assinar protocolos com instituições de ensino procurando obter Voluntários na área do desporto - os três Associados vencedores foram ainda contemplados com a oferta de bengalas brancas.

Procurando capacitar os colaboradores dos equipamentos culturais do municipio para um melhor atendimento às pessoas com deficiência visual, decorreu no segundo dia, uma ação de sensibilização no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, que contou com a presença de colaboradores do Museu Cargaleiro, do Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, do Centro de Interpretação do Jardim do Paço, da Fábrica da Criatividade, da Biblioteca Municipal e do Cineteatro Avenida de Castelo Branco. Durante a ação, foram apresentados exemplos de atitudes que devem ser evitadas no atendimento a pessoas com deficiência visual, e partilhadas dicas e boas práticas a utilizar. Foram realizadas algumas dinâmicas práticas, de olhos vendados e com utilização da bengala branca e dos conhecimentos adquiridos. Terminámos com o testemunho do nosso Associado Efetivo, Paulo Neves.

Durante a manhã de quarta-feira, terceiro dia da iniciativa "ACAPO em Teia", a nossa Delegação de Castelo Branco saiu à rua, sensibilizando os albicastrenses a juntarem-se à caminhada pela inclusão, e a conhecer as principais dificuldades encontradas pelos habitantes com deficiência visual nas ruas da cidade. Da parte da tarde, realizou-se a sessão de apresentação dos resultados da nossa Delegação de Castelo Branco às entidades parceiras, com foco na inclusão e reabilitação das pessoas com deficiência visual, e na importância do trabalho em rede. Nesta sessão marcaram presença representantes de várias entidades locais, nomeadamente da Divisão de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal da Covilhã, da Câmara Municipal de Castelo Branco, do Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Castelo Branco, da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, da Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (escola de referência), da Associação EcoGerminar e da Associação Educar Reabilitar Incluir Diferenças (Erid). 

Aventureiros e destemidos, os Associados Efetivos da nossa Delegação de Castelo Branco aderiram com entusiasmo à iniciativa programada para o quarto dia da semana aberta da nossa Delegação, onde tiveram a oportunidade de experienciar a sensação de conduzir um kart, no Kartódromo de Castelo Branco. Esta experiência foi proporcionada, de forma gratuita, pela Escuderia de Castelo Branco. 

O último dia da "ACAPO em Teia" foi dedicado à comunidade e à importância da prevenção. Nesse sentido, estivemos presentes durante a manhã no Centro de Saúde S. Miguel, onde divulgamos a nossa Delegação de Castelo Branco, os serviços que disponibilizamos e a sua importância para as pessoas cegas ou com baixa visão. Conscientes de que mais vale prevenir do que remediar, e que a saúde dos olhos deve ser preservada, realizamos também rastreios à deficiência visual.

Este dia terminou com forte adesão da comunidade local, e também de alguns Associados e entidades parceiras, ao jantar às escuras, promovido em parceria pela nossa Delegação de Castelo Branco e a Junta de Freguesia de Castelo Branco, no restaurante English Savoy, com o objetivo de sensibilizar para a realidade das pessoas com deficiência visual. Uma iniciativa que superou, uma vez mais, as expetativas e que se pretende que tenha contribuído para uma maior inclusão das pessoas com deficiência visual da Beira Interior.

 

Ideias vencedoras do concurso:

  • Almoço realizado por pessoas com Deficiência Visual - 9 pontos - ideia apresentada pelo Associado Rui Maia;
  • Formação de Equipa de Goalball - 8 pontos - ideia apresentada pelo Associado Paulo Neves;
  • Protocolo com os Cursos de Desporto da UBI e da Escola Superior de Educação para obter Voluntários que acompanhem as pessoas com Deficiência Visual em atividades desportivas - 8 pontos - ideia apresentada pelo Associado Gabriel Macchi.

Agradecimentos:

Câmara Municipal de Castelo Branco - pela cedência do auditório;

Junta de Freguesia de Castelo Branco - parceiro no jantar às escuras no restaurante English Savoy;

Escuderia de Castelo Branco - experiência de kart.