Na sequência da adesão da ACAPO ao Projeto Valor T - Talento & Transformação, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), em estreita articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), marcámos presença na cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento que visa promover a equidade no acesso ao mercado de trabalho por pessoas com deficiência.

A assinatura deste protocolo tem como objetivo alargar a nível nacional o trabalho já desenvolvido pela agência de empregabilidade Valor T, ao longo dos seus quase dois anos de existência, numa ótica de cooperação com 37 instituições particulares de solidariedade social que passam a integrar uma rede de centros de recursos de apoio à integração profissional nas suas diversas fases, nomeadamente no domínio da orientação, colocação e pós-colocação.

Nesta cerimónia, que decorreu no passado dia 11 de abril, pelas 15h30, no hotel Pestana Palace, em Lisboa, estiveram presentes o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, o Presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Domingos Lopes, o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e os representantes das várias instituições. A ACAPO esteve representada pelo Presidente da Direção Nacional, Rodrigo Santos.

Desde a sua criação, a 1 de maio de 2021, que a Valor T já recebeu 1600 candidaturas e que tem vindo a incrementar a rede de entidades empregadores, contando atualmente com cerca de 180 empresas registadas. Ana Mendes Godinho, destacou a importância deste “compromisso a várias mãos” que já permitiu a empregabilidade de mais de 200 pessoas com deficiência. Antes do evento a ministra teve a oportunidade de conhecer dois trabalhadores do Grupo Pestana que integraram o grupo através da Valor T, reforçando que esta integração torna as “equipas mais ricas”.