Ler é um ato democrático...

Por isso, pela primeira vez, a ACAPO vai estar este ano, em simultâneo, nas Feiras do Livro de Lisboa e do Porto.

O ano passado estreámo-nos na Feira do Livro do Porto onde sensibilizámos para a importância do acesso ao livro por todos os cidadãos, independentemente de terem ou não deficiência visual.

Este ano retomamos o mote “Ler é um ato democrático” e durante a nossa participação em ambas as Feiras iremos difundir livros em formato acessível, fomentar hábitos de leitura junto das pessoas com deficiência visual, alertar editores e livreiros para a carência que existe no acesso à cultura por parte da nossa população, estabelecer contactos entre público, autores e expositores e dar a conhecer a produção Braille e os serviços que disponibilizamos.

Para além de defendermos o acesso à leitura e ao livro, defendemos também o direito à participação ativa das pessoas com deficiência visual enquanto autores e profissionais da cultura. É por isso, que também os nossos Associados se juntam a nós nesta participação. Disponível para venda, teremos vários títulos, em diversos formatos, muitos dos quais da autoria dos nossos Associados.

A Biblioteca Nacional de Portugal, através do seu serviço de leitura para deficientes visuais, e o CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, juntam-se a nós enquanto entidades parceiras para a promoção de obras em formatos acessíveis no âmbito do projeto "Ler é um Ato Democrático", projeto cofinanciado pelo INR I.P.

 

Saiba mais sobre a nossa participação na 92.ª Feira do Livro de Lisboa 2022. (brevemente disponível)

Saiba mais sobre a nossa participação na Feira do Livro do Porto 2022. (brevemente disponível)

 

Projeto cofinanciado pelo INR, I.P.

Logótipo do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR)