Na manhã do passado dia 5 de julho, a ACAPO recebeu a visita de uma delegação de responsáveis georgianos que se deslocou a Portugal com o objetivo de se inteirar sobre políticas e práticas no domínio da promoção da inclusão das pessoas com deficiência, a convite da AFID. Foi de resto a convite desta entidade que nos coube a abordagem às questões relacionadas com a deficiência visual.

A comitiva, com cerca de 20 participantes entre políticos, autarcas e técnicos, ficou a conhecer melhor a ACAPO e os serviços que prestamos, bem como a nossa missão e a visão sobre a deficiência visual, a autorrepresentação e o relacionamento com as entidades oficiais. Houve ainda espaço para partilharmos os princípios gerais e as práticas de prestação de serviços às pessoas com deficiência visual nas 3 áreas de atuação em que nos movemos. Porque o tema das acessibilidades tem sido um tema transversal à atuação da ACAPO em 2022, demos também um enfoque especial a esta problemática.

Agradecemos à AFID o convite que nos endereçou e que acolhemos com muito gosto e ao qual nos propusemos responder na linha do que é a nossa perspetiva de atuação em cooperação com as demais organizações. Por outro lado, e tratando-se do acolhimento a uma comitiva de um país que procura referências internacionais para o desenvolvimento das suas políticas e práticas de inclusão das pessoas com deficiência, esta foi também uma oportunidade de, mais uma vez, nos afirmarmos no contexto das iniciativas de cooperação e apoio ao desenvolvimento.