Com o lançamento da primeira versão Beta do IOS 16.0, a Apple disponibilizou o popular sintetizador de voz Eloquence, a voz que o Stephen Hawking utilizava para falar.

Se os testes correrem bem, as pessoas com deficiência visual terão ao seu dispor um conversor de texto para voz que lhes permitirá aceder à informação. Para a ACAPO é importante que a gama de sintetizadores de voz disponíveis aumente para os diversos sistemas operativos, já que cada pessoa tem as suas preferências de configuração de tecnologias de apoio, o que lhes permitirá aceder à informação de forma mais confortável. Não são poucas as vezes em que os cidadãos com deficiência visual são obrigados a utilizarem vozes diferentes quando mudam de sistema operativo. Na verdade, podemos comparar esta condicionante à possibilidade de se obrigar as pessoas a mudarem para óculos diferentes sempre que utilizarem equipamentos com outos sistemas operativos.

Nos iPhones parece que a voz do Eloquence fica distorcida, dando a sensação que está a falar demasiadamente alta para as colunas, independentemente do volume do iPhone. Já num iPad os resultados foram bastante satisfatórios, não se sentindo o problema dos iPhones. No que concerne à transmissão da voz por Bluetooth para um altifalante externo, constata-se que existem ruídos, dando a sensação que existem interferências na transmissão.

Um sintetizador de voz é um programa que recebe texto, interpreta-o adicionando-lhe as regras fonéticas de cada idioma e por fim converte o texto em voz.