No passado dia 12 de agosto o nosso CAVI Centro realizou, via ZOOM, o I Encontro Interpares. Este momento de partilha e reflexão sobre as potencialidades e limitações da assistência pessoal contou com a participação de 14 beneficiários e 3 elementos do centro.

Durante a sessão foram também apresentados, pela equipa técnica, alguns dados estatísticos relativos aos destinatários do centro e suas necessidades.

Este CAVI iniciou o serviço de assistência pessoal a 1 de outubro de 2019 contando neste momento com 48 beneficiários, 67% dos quais do género feminino, e 18 Assistentes Pessoais. Atua, predominantemente, na região centro abrangendo os distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria e Santarém. Aproximadamente 46% dos destinatários residem nos distritos de Castelo Branco e Viseu.

Disponibiliza diariamente apoio na autonomia doméstica, em deslocações, na mediação da comunicação, em contexto laboral e em atividades de cultura, lazer e desporto. Atualmente, cerca de 85% dos destinatários utiliza o apoio em atividades de cultura, lazer e desporto. Mais de 70% recorre ao apoio na autonomia doméstica (73%) e nas deslocações (71%). 

No passado mês de junho foram prestadas 1.122 horas de assistência pessoal, um crescimento de 9,9% em relação ao período homólogo.

O nosso CAVI Centro desempenha um papel fundamental para a inclusão, a autonomia e os direitos das pessoas com deficiência visual.