A música aproxima pessoas, eleva sentimentos e faz-nos viajar para dentro de nós. Pode ser a mais sublime manifestação artística, mas também consegue no mesmo instante ser a mais interventiva e musculada.

Se gosta de música, e se considera que tem aptidão para esta tão grande expressão de liberdade, convidamo-lo a juntar-se a nós nesta aventura de fazer da nossa música um tributo à arte e a harmonia.

O coro Ver pela Arte precisa de si para crescer mais e melhor. Contacte a Delegação de Lisboa da ACAPO através do telefone 213182910 (Vanda Coelho) e inscreva-se, até ao próximo dia 30 de maio, para fazer uma audição connosco.

Coro Ver pela Arte

O coro “Ver pela Arte” foi criado em 2014, no âmbito de um projeto com o mesmo nome, coordenado pelo Centro Nacional de Cultura (CNC). Esse projeto teve como objetivo a aprendizagem de música para alunos com deficiência visual, abrindo ao mesmo tempo caminho para que o ensino da música a pessoas cegas ou com baixa visão fosse apoiado e impulsionado nas escolas do país. Atualmente, o coro é composto por mais de uma dezena de elementos, jovens e adultos, sendo que a maioria dos participantes tem deficiência visual. O reportório é variado e conta com a direção de Ivelina Kavrakova Pereira, solista e maestrina búlgara que, no país onde nasceu, foi o único membro sem deficiência visual a integrar o primeiro grupo coral profissional de pessoas cegas no mundo, e que desde 1989 tem desenvolvido um conjunto de projetos no meio musical, com destaque para o Grupo Coral da Universidade do Algarve. Em 2016, a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), que até então se tinha constituído como parceira do projeto, criado pelo CNC, convidou o coro “Ver pela Arte” a representar a associação em diversas iniciativas culturais. Atualmente a ACAPO, através do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, apoia o grupo coral em diversas atividades levadas a cabo no ano de 2017.

Projeto cofinanciado no âmbito do Programa de Financiamento a Projetos pelo INR I.P.