A ACAPO foi a anfitriã da 12.ª Assembleia Geral da União Europeia de Cegos (EBU), que decorreu entre os dias 11 e 14 de fevereiro, no Lisbon Marriott Hotel, e que trouxe até ao nosso país pessoas com deficiência visual de 33 dos 42 países membros da EBU e dirigentes da União Mundial de Cegos (WBU).

Na sessão de abertura do maior evento de debate sobre assuntos relativos à deficiência visual, contámos com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão, Yannis Vardakastanis, Presidente do Fórum Europeu para a Deficiência (EDF), Wolfgang Angerman, Presidente da União Europeia de Cegos (EBU), Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO e Fernando Riaño, Primeiro Vice-Presidente da União Mundial de Cegos (WBU). 

Da agenda de trabalhos constaram os principais assuntos que preocupam as pessoas com deficiência visual, nomeadamente:  

  • a importância das relações de cooperação entre todas as associações, visando uma melhor promoção dos direitos dos cidadãos com deficiência visual, não só a nível europeu, mas também mundial;
  • a necessidade de se percecionar a acessibilidade como direito fundamental, e;
  • o impacto da inteligência artificial nas pessoas com deficiência visual.

Durante os quatros dias desta Assembleia Geral, que assinalou também os 40 anos da EBU, foram apresentados os relatórios relativos aos quatro anos de trabalho da equipa, e apresentada, discutida e aprovada a Proposta do Plano de Orientação Estratégica para o próximo quadriénio e decorreu a eleição para a Direção da EBU, onde Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, foi um dos nomeados para representar a União Europeia de Cegos na Comissão Executiva da União Mundial de Cegos.

Subordinadas a temáticas que impactam na vida das pessoas com deficiência visual, realizaram-se quatro Mesas Redondas – “Estabelecendo os alicerces, 40 anos de EBU”, “A Europa está a abrir-se: A EBU após a queda da cortina de ferro”, “EBU e humanidade, à entrada do novo milénio!”, “Tempos de crise na Europa e o modo como a EBU continuou a crescer.” e uma Palestra que visou debater sobre estratégias de angariação de fundos para apoio financeiro, visto que uma das grandes preocupações reside no financiamento e sustentabilidade das instituições, que dependem, em muito, do escasso financiamento público.

Com foco na importância das relações estratégicas de cooperação, e tendo por objetivo debater estratégias e linhas orientadoras que contribuam para promover um trabalho conjunto de defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual de todo o mundo, decorreu a sessão de esclarecimento “A EBU para todos: Países da UE e de fora da UE em conjunto”. Neste âmbito, no primeiro dia de Assembleia, contámos com a participação, através de vídeo, de representantes da Assembleia Nacional de Pessoas com Deficiência da Ucrânia, que demonstraram preocupação quanto ao crescimento do número de pessoas com deficiência visual no país, em resultado da invasão russa. 

A Inteligência Artificial é um dos temas da atualidade e uma das preocupações da EBU é o impacto que a mesma possa ter na vida das pessoas com deficiência visual. Nesse sentido, decorreu o Keynote: Inteligência artificial: Oportunidade ou ameaça para a inclusão?, com a participação de Christopher Patnoe, Diretor de Acessibilidade e Inclusão da Deficiência, EMEA, Google. Também as questões da Acessibilidade estiveram em debate, seja ela ao espaço físico, à informação ou à tecnologia, uma vez que representam, na maioria das vezes, um claro obstáculo ao exercício de muitos direitos.

A par desta Assembleia decorreu, na sala Casablanca, uma Exposição de Tiflotecnologia, com empresas nacionais e internacionais, que nos apresentaram algumas das mais recentes novidades ao nível dos produtos tiflotécnicos. Durante os quatro dias de exposição, foram muitos os visitantes que aproveitaram para conhecer, experimentar e avaliar algumas destas novidades.