No âmbito das efemérides que se assinalaram durante este mês de outubro, a Direção da nossa Delegação de Lisboa marcou presença em duas iniciativas.

No dia 18 de outubro, fez-se representar nas comemorações do Dia Mundial da Bengala Branca, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que dinamizou a mesa-redonda “Não ‘Tás’ A ver?”, no auditório da Fábrica das Palavras. Através desta iniciativa, moderada pelo humorista Guilherme Geirinhas, pretendeu-se não só sensibilizar para a deficiência visual, mas também destacar a independência e a autonomia das pessoas cegas ou com baixa visão.

Na manhã do dia 20, participou numa Ação de Sensibilização promovida pela Divisão do Plano de Acessibilidade Pedonal/UCT e Divisão para a Coesão e Juventude/DDS, da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Acessible EU, no âmbito da comemoração do Dia Nacional das Acessibilidades.

Nesta ação, que decorreu na freguesia de Benfica, foi realizado um passeio/percurso que contou com a participação de diversos organismos públicos e privados com responsabilidade na área das acessibilidades, de pessoas com mobilidade condicionada e de elementos da sociedade civil em geral. A iniciativa visou sensibilizar e consciencializar para a questão das acessibilidades enquanto fator determinante de inclusão, ou de exclusão social, incidindo em particular no acesso ao espaço público e aos transportes públicos.