As nossas Delegações celebraram em grande o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, promovendo diversas atividades com o objetivo de despertar mais empatia, inclusão e valorização pela diversidade.

Nos Açores, participámos no evento Significativo Azul desafiando os participantes a explorar os sentidos e a compreender como é percorrer as ruas de Ponta Delgada com deficiência visual. Este evento foi organizado pela equipa do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade da Divisão Policial de Ponta Delgada e permitiu aproximar Utentes, comunidade e profissionais, num dia dedicado à sensibilização e ao respeito pelo outro.

A sul, a nossa Delegação do Algarve participou no Evento das Acessibilidades que teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e partilha, procurando apresentar soluções que atenuem barreiras e contribuam para uma maior inclusão e participação de todos os cidadãos. Joana Afonso, Técnica de Reabilitação, integrou o painel "Será a acessibilidade universal?", representando a ACAPO neste evento promovido pela Associação Salvador em parceria com a Câmara Municipal de Faro. 

Em Aveiro, participámos nas Jornadas da Inclusão da Universidade de Aveiro, onde consciencializámos para uma sociedade mais inclusiva, através da comunicação “Barreiras (In)visíveis”, dinamizada pela técnica de Orientação e Mobilidade, e enriquecida pelos testemunhos de Carolina Dias, Secretária da Direção da Delegação de Aveiro, e Maria Helena Oliveira, Associada. Também no âmbito da efeméride, a nossa Delegação de Aveiro participou no Seminário "Canais da Inclusão - Trilhar caminhos para uma vida plena e autónoma", organizado pelo Projeto CLDS 5G Aveiro+ da Câmara Municipal de Aveiro. A nossa participação contemplou um testemunho de um Utente integrado no mercado de trabalho pelo nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, a moderação do painel “Próxima Etapa: preparar para a Vida Ativa”, a dinamização de uma dinâmica sensorial de sensibilização sobre a deficiência visual e ainda uma atuação do grupo de Dança Inclusiva. 

A nossa Delegação de Braga assinalou o dia participando nas Jornadas Incluir+, promovidas pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, da qual é parceira. Neste âmbito, a equipa técnica realizou uma ação de sensibilização na EB1 de Real, dirigida aos alunos do 3.º ano, com o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma escola inclusiva, onde todos se sintam integrados e valorizados. Neste mesmo dia, e também no âmbito das Jornadas Incluir+, Filipe Azevedo, Secretário da Direção da Delegação de Braga, participou numa mesa de reflexão subordinada ao tema “Inteligência Artificial e Inclusão: Oportunidades e Desafios para as Pessoas com Deficiência”, onde se visou debater o impacto da IA na acessibilidade, autonomia e igualdade.

Em Castelo Branco, o dia foi assinalado junto dos Associados e Utentes da Delegação, com a 2.ª edição do Concurso de Ideias, durante a manhã, e de tarde, a quarta e última sessão deste ano do Grupo Voto na Matéria, onde se fez um balanço das atividades realizadas no último trimestre.

Na Guarda, os nossos Associados celebraram o dia participando na instalação interativa de cariz cinematográfico “A (In)visibilidade da alma”, de Lara Amaral, em exibição no Aquilo Teatro.

Mais a norte, no Porto, promovemos uma ação de sensibilização na Escola Básica da Maia, dirigida aos alunos do 1.º ciclo, dando-lhes a oportunidade de conhecer melhor o dia-a-dia das pessoas com deficiência visual. Puderam também experimentar jogos e atividades adaptadas, compreendendo na primeira pessoa alguns dos desafios que os cidadãos cegos ou com baixa visão enfrentam. Ainda no Porto, e para assinalar a efeméride com os Associados, foi dinamizada uma tertúlia online com a temática “Discriminação das pessoas com deficiência”.

Em Vila Real, consciencializámos a comunidade escolar da Escola Camilo Castelo Branco para a deficiência visual, através da dinamização de workshops práticos que proporcionaram aos alunos e profissionais da escola um contacto direto com técnicas, desafios e estratégias utilizadas no quotidiano pelas pessoas com deficiência visual. Participámos também no Sarau Cultural, onde três Associados deixaram o seu testemunho.

A nossa Delegação de Viseu assinalou o dia proporcionado aos Associados um momento cultural inclusivo: assistiram à peça de teatro "Empregos Modernos", da Companhia de Teatro Meia Volta, beneficiando do recurso de audiodescrição. Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, as técnicas da Delegação realizaram uma ação de sensibilização junto dos alunos do Jardim Escola e Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Paços de Vilharigues, em Vouzela. 

Através destas iniciativas reforçamos o nosso compromisso na promoção de uma sociedade mais inclusiva e acessível a todos!