O nosso Departamento de Apoio ao Emprego e Formação Profissional encerrou o último quadrimestre de 2025 com sete integrações profissionais, realizadas em entidades que assumem um compromisso ativo com a inclusão e a igualdade de oportunidades.

A Câmara Municipal de Cascais, a Gaia Inclusiva – Serviço de Leitura Especial da Biblioteca Pública de Vila Nova de Gaia, o Instituto de Saúde Ricardo Jorge, a União de Freguesias de Gondomar e, por fim, a ACAPO integraram novos profissionais nas suas equipas. No caso da ACAPO, esta integração reforça o compromisso de praticarmos internamente os valores de inclusão que defendemos.

Estas integrações representam uma oportunidade para que estas pessoas possam demonstrar as suas capacidades, adquirir experiência e construir um percurso profissional de sucesso.

É através de oportunidades reais de emprego que as pessoas com deficiência visual podem viver uma vida plena, autónoma e independente.

Com o objetivo de sensibilizar os empregadores e reforçar a valorização das competências, partilhamos dois testemunhos: um de uma das entidades empregadoras e outro de um dos profissionais integrados.

Francisco Rico sentado no seu posto de trabalho. Em cima da secretária vêem-se vários envelopes.

Equipa da Central de Primeiras Consultas da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro

"O Francisco Rico veio integrar a equipa Central de Primeiras Consultas em 2023. A Integração do Francisco foi fácil. O Francisco tinha vontade de aprender, e as tarefas foram-lhe sendo atribuídas gradualmente. Começou por nos dar apoio no contacto com os utentes, para agendamentos pontuais e/ou desmarcação de consultas. O Francisco trata do correio diariamente, tendo o cuidado de corrigir as moradas dos utentes, para que as convocatórias cheguem atempadamente ao seu destino. Trata também de distribuir a correspondência interna e a devolvida pelos CTT, que não foi entregue aos utentes. Muitas vezes o Francisco liga aos utentes para apurar esses dados.

O Francisco tem também a responsabilidade de verificar diariamente a entrada de pedidos de primeiras consultas numa plataforma específica, onde confirma a identificação do utente, e encaminha o pedido para a triagem Médica ou o devolve conforme o caso.

Ao longo destes três anos o Francisco tem demonstrado vontade de aprender, de evoluir, esforçando-se por prestar à equipa todo o apoio possível. A equipa da Central de Primeiras Consultas agradece a colaboração do Francisco Rico."

Germano Moreira pousa sorridente para a foto em frente ao edifício da Junta de Freguesia de GondomarGermano Moreira

"Após uma formação em Comunicação e Atendimento ao Público, realizada no DAEFP Porto, onde fui muito bem recebido por todos os formadores e colegas, a Dra. Diana Benfica orientou o meu estágio na União de Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim.

Nesta autarquia, fui igualmente muito bem recebido por todo o executivo e pelos respetivos colaboradores.

Gostaria de deixar um agradecimento especial ao Sr. Henrique Cardoso, Vice-Presidente da autarquia, pelo esforço contínuo que tem desenvolvido na integração de pessoas com deficiência neste organismo."