Marcámos presença na sessão de apresentação pública do Plano de Acessibilidade e Transportes de Pessoas com Deficiência da Área Metropolitana de Lisboa, que decorreu no dia 26 de junho no auditório do Instituto Nacional para a Reabilitação.

O Plano agora apresentado, para além da participação dos 18 municípios da AML, operadores de transporte e entidades gestoras de interfaces, contemplou também contributos de associações representativas de pessoas com deficiência que ao longo do desenvolvimento do Plano participaram nas sessões de auscultação promovidas pela Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML). Um trabalho de cooperação que permitiu o reconhecimento de obstáculos, a identificação de prioridades e a apresentação de soluções eficazes, com vista a uma maior inclusão e acessibilidade no sistema de transportes da AML.

A nossa Delegação de Lisboa, através dos elementos da Direção, tem participado ativamente nas reuniões do grupo de trabalho vendo integradas neste Plano muitas das suas preocupações.   

A melhoria do material circulante e a formação dos operadores; a coordenação integrada de interfaces; a melhoria dos meios automáticos de bilhética; e a intervenção no espaço público para mais acessibilidade nas deslocações pedonais, são algumas das preocupações a que este Plano propõe dar resposta tornando a mobilidade na área metropolitana de Lisboa mais segura, inclusiva e acessível.

Durante a sessão foi apresentado o programa “Mais Acessível” que visa disponibilizar, em tempo real, informação integrada de todos os operadores de transportes, e do qual resultará a criação de uma aplicação móvel que permita ao cidadão reportar a sua opinião ou identificar dificuldades encontradas no espaço público.