Já conhecemos as passadeiras inteligentes que a Câmara Municipal de Cascais vai instalar junto de 4 escolas, em diferentes freguesias, por um período experimental de 6 meses. A instalação junto à Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura, em Alcabideche, vai realizar-se no próximo dia 18 de setembro, pelas 9 horas.

A passadeira AI Cross consiste num conjunto formado por três elementos que atuam em conjunto sempre que um veículo se aproxima, a uma distância compreendida entre 30 e 50 metros: uma faixa/placa dotada de sensores e com capacidade de vibração; uma fita de luzes led; e um aviso sonoro.

A apresentação destas passadeiras, na qual a nossa Delegação de Lisboa esteve representada pelo seu Tesoureiro, Isaurindo Fonseca, decorreu no passado dia 28 de agosto e contou com intervenções de Luís Capão, Diretor Municipal de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Cascais e Pedro Tomé, representante da empresa AI Cross Portugal, responsável pela instalação dos equipamentos.

Com o envolvimento de todos, passo a passo, as nossas cidades tornam-se mais seguras para todos, nomeadamente para as pessoas com deficiência visual.