A biblioteca da Escola Secundária de Alfena recebeu, no passado dia 18 de maio, a nossa Delegação do Porto que participou na iniciativa Biblioteca Humana.

A Biblioteca Humana é uma das atividades de educação implementadas nas escolas do concelho de Valongo, com o slogan “Não julgues o livro pela capa”. A iniciativa é dirigida aos alunos do 9.º ano do ensino básico e secundário, tendo como objetivo proporcionar um momento de partilha entre os jovens estudantes e pessoas que integram grupos que frequentemente são alvo de discriminação e exclusão.

Nesta sessão, apresentámos os Livros Humanos: Jaime Oliveira, Secretário da Direção da Delegação do Porto, e Anunciação Velho, colaboradora da Instituição, que representaram um dos grupos que frequentemente é alvo de estereótipos: os cidadãos com deficiência visual.

Através da partilha de vivências e experiências, os nossos Livros Humanos sensibilizaram uma centena de jovens para a importância da inclusão e da igualdade de direitos e oportunidades.

Durante o mês de maio, os Livros Humanos da ACAPO participaram também em duas sessões da Biblioteca Humana na Escola Alexandre Herculano, sessões estas que contaram com a colaboração da interprete de Língua Gestual Portuguesa para uma maior inclusão dos alunos surdos.