Deixou-nos hoje Jorge Sampaio.

Ficará para sempre na memória de todos os portugueses. Jorge Sampaio desempenhou, ao longo da sua vida, vários papeis, mas foi, acima de tudo um grande defensor dos direitos humanos e da solidariedade.

Homem de causas e direitos, Jorge Sampaio teve, desde muito jovem, uma forte ligação às questões da deficiência visual, com raízes familiares, sensibilizado pela sua mãe e primeira Associada Honorária da ACAPO, Fernanda Bensaúde Branco de Sampaio, tendo sido de resto quem trouxe para Portugal a primeira máquina Perkins para escrita Braille.

A Direção Nacional da ACAPO endereça, nesta hora de profundo pesar, à família enlutada, a todos os seus amigos, e a todos quantos, de uma forma ou de outra, guardam preciosas memórias deste grande ser humano, sentidos pêsames.

“Solidariedade significa, para mim, a experiência da empatia humana na base da qual a reivindicação de direitos, da igualdade e da dignidade ganha rosto e expressão da humanidade que nos é comum a todos” palavras proferidas por Jorge Sampaio, no dia 11 de abril de 2019, por ocasião do II Congresso da ACAPO.

Imagem de laço preto de luto com o texto: nota de pesar

 

A família Sampaio teve sempre uma grande proximidade com os cegos portugueses.

Em 1964, Fernanda Bensaúde Branco de Sampaio lera uma notícia num jornal sobre a Liga de Cegos João de Deus (uma das associações que esteve na génese da ACAPO) onde se procuravam voluntários para esta Associação. Assim, ela e a sua irmã, a conhecida Madame Bensaúde tornaram-se voluntárias e trouxeram outras figuras importantes para a Associação, como por exemplo a Madame Caldeira. Mais tarde, Fernanda Branco de Sampaio, passa a professora de inglês na Liga de Cegos João de Deus e posteriormente, aquando do aparecimento da ACAPO, é distinguida como Associada Honorária).

Poucos meses após Fernanda Branco de Sampaio começar a colaborar com a Liga de Cegos João de Deus, o seu filho, Jorge Sampaio, foi aos Estados Unidos da América numa viagem proporcionada pelo governo americano em virtude de ter participado na Crise Académica de 1962. Na biblioteca do Congresso teve oportunidade de conhecer as máquinas Perkins Braille, adquirindo uma por aproximadamente 3000 escudos para a Liga de Cegos João de Deus. A máquina ficou presa na alfândega, tendo sido esta situação desbloqueada com a intervenção de Fernanda Branco de Sampaio, que custeou o desalfandegamento. Na Liga a azáfama era muita, já que a Perkins Braille era uma revolução para a época. Era mais funcional, ergonómica e permitia a escrita de documentos com mais rapidez. Foi a primeira máquina do género a chegar a Portugal.

Para além dos diversos contactos que Jorge Sampaio viria a ter com as associações de cegos portuguesas, importa salientar que o mesmo esteve presente na Assembleia Constituinte da ACAPO, em 1989, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

A 14 de fevereiro de 2000, aos 91 anos, Fernanda Bensaúde de Sampaio deixa-nos. Na hora de profundo pesar, a ACAPO acompanhou a família, tendo a nossa bandeira sido colocada sobre o seu caixão, como sinal de reconhecimento da sua dedicação às causas dos cidadãos com deficiência visual, e de agradecimento da ACAPO à Associada honorária a quem tanto devem as pessoas cegas e com baixa visão de Portugal.

Um ano depois, a 16 de outubro de 2001, Jorge Sampaio, então Presidente da República, concede audiência à Direção Nacional da ACAPO, inserida nas Comemorações do 12.º Aniversário da Associação.

A 11 de abril de 2019, longe de imaginar, a ACAPO despediu-se de Jorge Sampaio, na Fundação Calouste Gulbenkian, tendo o Doutor Jorge Sampaio aceitado graciosamente o convite para ser orador na sessão inaugural do  nosso II Congresso, e I Congresso Internacional da Deficiência Visual.

Portugal perde um estadista, um homem de causas, um apoiante da educação e do desenvolvimento social. A ACAPO perde um amigo muito próximo, que sempre mostrou grande empenho e disponibilidade para abraçar as causas de plena cidadania das pessoas cegas e com baixa visão.

 

Até sempre, caro Amigo! Muito obrigado pelo exemplo de vida e de solidariedade!