Aproxima-se mais um Dia Mundial do Braille e a ACAPO não podia perder a oportunidade para lembrar a importância deste sistema para as pessoas cegas.

Na ACAPO, acreditamos que o legado de Louis Braille está vivo, e é cada vez mais necessário como meio de acesso imediato à palavra escrita.

Assim, no próximo dia 4 de janeiro, pelas 21H00, convidamos todos os nossos Associados Efetivos com quotas em dia a debater o presente e o futuro deste sistema.

 

Programa:

21H00 – Boas-vindas aos participantes e exposição dos objetivos da sessão de partilha
Rodrigo Santos – Presidente da Direção Nacional da ACAPO
21H10 – O Conselho Iberoamericano do Braille (CIB) e o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura (NBMCL) – o que são, o que têm feito e que papel tem a ACAPO nestas estruturas
João Fernandes – Formador de Braille na ACAPO, e membro do CIB e do NBMCL em representação da ACAPO
21H20 – O trabalho do CIB e a importância de um espaço Braille unificado entre os falantes de Português e de língua castelhana
Regina Oliveira – Coordenadora de Produção Braille na Fundação Dorina Nowill para Cegos, de S. Paulo, Brasil, e representante do Brasil pela ULAC no CIB
21H30 – Debate com todos os inscritos e participantes
Moderação: Rodrigo Santos, Presidente da Direção Nacional da ACAPO
Que estruturas devem existir para melhor defender e dinamizar o Braille, ao nível nacional e internacional?
Em que áreas se deve focar o trabalho da ACAPO, enquanto representante dos direitos e interesses das pessoas em Portugal que utilizam o Braille para a leitura e escrita, nessas estruturas?
22H30 – Hora prevista para o encerramento

 

Participe! O futuro do Braille está na ponta dos seus dedos!

 

Informações adicionais:
Os interessados em participar devem ter a sua quotização regularizada, e inscrever-se previamente até dia 4 de janeiro, às 12H00, para o endereço inscricao@acapo.pt.
Na tarde de dia 4 de janeiro serão enviadas aos participantes registados as credenciais para participação no evento.
A plataforma Zoom, onde decorre o evento, permite a participação de todos através de um computador, smartphone, telemóvel ou linha telefónica fixa.
O evento será igualmente transmitido em vídeo em simultâneo através da plataforma Youtube, ficando posteriormente disponível para visualização na referida plataforma e podendo ser partilhado nas redes sociais da ACAPO.
Tendo em conta este registo e transmissão, cada participante é responsável por decidir, autonomamente, intervir com ou sem vídeo, sendo ambas as modalidades aceites.