Tendo por objetivo melhorar a capacidade de resposta da nossa equipa de Orientação e Mobilidade aquando da reabilitação de Utentes utilizadores de cão-guia, todos os nossos técnicos frequentaram a ação de formação de 25 horas, promovida pela ABAADV – Escola de Cães-guia, subordinada à temática "Intervenção com utilizadores de cães-guia".

Esta formação foi ministrada no âmbito do projeto "Ajuda-me a Guiar-te", cofinanciado pelo INR, I.P., que  decorreu em formato misto: online durante a parte teórica, nos dias 27 e 28 de outubro, e presencial durante a prática de simulação de campo, que decorreu em Coimbra, entre os dias 24 e 25 de novembro.

Entre outros assuntos, foram abordadas algumas questões relacionadas com a morfologia, a anatomia e o comportamento animal, o processo de educação do cão-guia e a formação e desempenho da dupla. A primeira sessão teórica foi lecionada pelo veterinário, João Fonseca, e a segunda foi dinamizada pela equipa de treinadores. 

No final os nossos técnicos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos dedicando o dia 24 à prática de orientação com cão-guia em espaços fechados, e o dia 25 para o mesmo exercício, em espaços abertos.

De norte a sul do país, estamos agora mais capacitados para intervir junto destas duplas.

 

Projeto cofinanciado pelo INR, I.P.

Logotipo do INR