Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2006, em parceria com a SIC Esperança e a BP, entrega amanhã à ACAPO (Delegação do Porto) a primeira das 5 salas de Estimulação Sensorial.

A inauguração conta com a presença de Roberta Medina, Directora Geral da Better World, Eng.º António Comprido, Presidente da BP, Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança e José Esteves Correia, Presidente da ACAPO.

A ACAPO gostaria que outras empresas seguissem o exemplo do Rock in Rio-Lisboa, da BP e da SIC Esperança. É fundamental o apoio e parceria em projectos que vão colmatar as necessidades fundamentais dos deficientes visuais e que permitem a autonomia, inclusão profissional e a participação social dos deficientes visuais portugueses.

Roberta Medina, directora-geral da Better World, declara que “é importante que instituições como a ACAPO permitam que as dificuldades da vida de crianças com deficiência visual possam ser contornadas e que os seus problemas tenham solução, minimizando o seu sofrimento. São cerca de 1446 crianças até aos 14 anos, no Grande Porto, que sofrem desta doença. Pretendemos mobilizar todas as pessoas em prol de “Um Mundo Melhor” e sensibilizá-las para a melhoria das condições sociais através de atitudes quotidianas”.

Descrição do Projecto:
A necessidade da ACAPO em criar este projecto parte da constatação de carências e da desadequação que muitas crianças que possuem deficiência visual revelam ao nível das competências sociais básicas, competências essas que são adquiridas desde muito cedo, como a coordenação motora em situações tão simples como estar sentado à mesa, atar os atacadores dos sapatos ou mesmo a própria postura.

Através do trabalho com materiais e técnicas adaptadas para o efeito, utilizando luz, texturas, cheiros e cores diversificadas, e tendo por base a actividade física e manipulativa, a interacção pessoal e o treino com o próprio corpo e com os outros, desenvolvem-se competências essenciais como por exemplo a orientação espacio-temporal, a mobilidade, o acesso a experiências sensorio-motoras integradas, a construção do sistema de significação e representação simbólica através de actividades funcionais e lúdicas e, em paralelo, estimula-se as capacidades sensitivas alternativas ao uso da visão, ou mesmo os resíduos visuais, no caso de existirem.

As Salas de Estimulação Sensorial representam um enorme passo na melhoria e aumento da autonomia e qualidade de vida dos cidadãos cegos e amblíopes e, em particular das crianças e suas famílias, bem como uma preciosa ajuda para professores e técnicos. É através da estimulação sensorial que se consegue colmatar ou atenuar desvantagens decorrentes da falta ou limitação da visão, prevenir ou minimizar disfunções no desenvolvimento e potenciar capacidades, competências e recursos cognitivos e emocionais.