Por ocasião das comemorações do Dia Mundial do Braille, e em preparação para as comemorações dos duzentos anos da invenção do sistema Braille, realizámos no passado dia 6 de janeiro um debate com os nossos Associados, propondo que identificássemos em conjunto seis pontos essenciais para o futuro do sistema de leitura e escrita utilizado pelas pessoas cegas de todo o Mundo.

Mostrando que o Braille está vivo e continua a ser essencial para a plena autonomia e inclusão das pessoas com deficiência visual, falámos nesta ocasião do evento que estamos a preparar, em conjugação com o Comité Iberoamericano do Braille, e que vai juntar especialistas de Portugal, Brasil, Espanha e América Latina, na cidade do Porto, em janeiro do próximo ano, para discutir o presente e o futuro do Braille nas suas várias vertentes.

Para além das sugestões de maior abertura que foram apresentadas pelos nossos Associados quanto a este evento, elencámos depois, em conjunto, os seis pontos que julgamos essenciais para a perspetivação do Braille como um sistema com futuro. Assim, e segundo a opinião dos Associados que participaram neste evento, será essencial:

  1. A existência de normas e padrões sobre sinalética Braille para diversos tipos de produtos;
  2. Revisitar a estenografia Braille;
  3. Criar uma figura que possa atuar de facto como uma autoridade sobre a forma como o sistema Braille é utilizado;
  4. Reforçar a visibilidade do Braille como sistema de leitura e escrita das pessoas com deficiência visual;
  5. Repensar o ensino do Braille, tendo em conta quem o ensina e quem o aprende, sem esquecer a ergonomia e o papel do Braille para a plena inclusão; 
  6. Democratizar o Braille, envolvendo de forma mais ativa os seus utilizadores na sua conceção e utilização.

A Direção Nacional da ACAPO agradece o contributo de todos, porque o Braille só é verdadeiramente nosso se formos nós a escrever os pontos do seu futuro.