Sensibilizar para o Braille
O direito de acesso à informação está consagrado no artigo 21.º da CDPD da ONU que prevê a disponibilização de informação em diversos formatos, nomeadamente em Braille.
Ciente da importância do Braille para as pessoas com deficiência visual, a nossa Delegação do Porto promoveu, no passado dia 18 de outubro, uma ação de sensibilização sobre este sistema de leitura e escrita utilizado pelas pessoas cegas ou com baixa visão. A ação decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido dinamizada pela Técnica de Braille da Delegação, Maria da Luz Ribeiro.
Entre alunos, docentes e colaboradores da Universidade do Porto, esta ação contou com 25 participantes que, durante cerca de 2 horas, tiveram a oportunidade de conhecer o sistema Braille, as suas regras e os diversos materiais e recursos relacionados. Houve ainda tempo para colocar em prática as aprendizagens adquiridas através da experimentação da escrita com a máquina Parkins Brailler e uma pauta de Braille. No final os participantes foram desafiados a resolver uma sopa de letras, em Braille, alusiva à temática.