As pessoas cegas veem sempre tudo escuro. Sabem todas Braille. Reconhecem sempre as pessoas pela voz. Não conseguem cozinhar, apanhar o autocarro para o trabalho ou ajudar os filhos nos trabalhos de casa.

Se alguma destas ideias lhe parece familiar, não está sozinho. São alguns dos mitos que temos vindo a desconstruir, todas as segundas-feiras, na rubrica Tira(me) Isso da Cabeça.

No ano em que se assinalam os 20 anos da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, chegámos às primeiras 30 publicações. Em apenas 30 edições, a rubrica já conquistou mais de 2.100 gostos, cerca de 800 partilhas e aproximadamente 3.000 interações, numa média de 95 interações por publicação. Um sinal de que há cada vez mais pessoas disponíveis para questionar ideias feitas e trocar mitos por conhecimento.

Já ultrapassámos a metade do caminho, mas ainda há muito para tirar da cabeça. Dos 52 mitos previstos para este ano, 30 já foram publicados.

Até ao final do ano, todas as segundas-feiras, continua a haver um novo mito para desconstruir. Uma nova oportunidade para olhar a deficiência visual sem preconceitos e descobrir uma realidade que, muitas vezes, é bem diferente daquela que imaginamos.

Se ainda não conhece a rubrica, este é um bom momento para começar. Se já a acompanha, continue a ler, comentar e partilhar.

Na próxima segunda-feira, voltamos com mais um mito para tirar da cabeça. Até lá!