Uma vez mais, a ACAPO ajuda a planificar eventos internacionais relevantes sobre a deficiência visual
Compromisso da ACAPO na defesa dos direitos é reconhecido a nível internacional
O trabalho desenvolvido pela ACAPO enquanto entidade anfitriã da 12.ª Assembleia Geral da União Europeia de Cegos mereceu o reconhecimento das estruturas europeias representativas das pessoas com deficiência visual, tendo esta edição sido amplamente considerada uma das Assembleias Gerais da União Europeia de Cegos mais bem organizadas de sempre. Este reconhecimento traduziu-se no convite à coordenação do Departamento de Representação Institucional e Relações Internacionais da ACAPO, na pessoa de Rosário Cunha, para integrar o Comité de Organização da próxima Assembleia Geral, a realizar em 2027.
Esta participação, em que a nossa colaboradora Rosário Cunha será uma das assessoras integrantes da Comissão Organizadora, permitirá à ACAPO partilhar a experiência adquirida, os desafios enfrentados e as soluções implementadas, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos organizativos e para o reforço da qualidade, eficácia e impacto institucional do próximo evento.
O convite é também um reflexo da nossa solidez institucional e da consistência do contributo que damos para a promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual na Europa, refletindo a confiança depositada na nossa capacidade de análise, diálogo e cooperação estratégica.
Paralelamente, a União Mundial de Cegos já antes tinha reconhecido o percurso e o contributo da ACAPO ao convidar o Presidente da Direção Nacional, Rodrigo Santos, a integrar o comité organizador da mais recente Assembleia Geral, realizada em setembro de 2025, em São Paulo, Brasil.
Estas participações, que muito nos orgulham, reforçam a presença da ACAPO nos fóruns internacionais de reflexão e decisão, promovendo uma articulação mais estreita com parceiros globais e permitindo uma intervenção qualificada nos debates estratégicos da área da deficiência visual.
Estes reconhecimentos consolidam a posição da ACAPO enquanto interlocutor institucional credível e parceiro ativo nas instâncias europeias e internacionais, reafirmando o seu compromisso com uma atuação responsável, cooperante e orientada para o fortalecimento das políticas públicas e das práticas que promovem a inclusão, a igualdade de oportunidades e o pleno respeito pelos direitos das pessoas com deficiência visual.