De modo a eliminar a necessidade de leitura do contador, o serviço inovador da EPAL, waterbeep, passa a estar disponível, de forma gratuita, aos clientes com deficiência visual. Através deste serviço os dados de consumo de água são enviados por telemetria, ficando registadas as leituras reais. Assim evitam-se os acertos e contribui-se para uma utilização mais eficiente deste recurso.

Para além da aposta nesta ferramenta inclusiva, e visando reforçar a sua política de sustentabilidade social, a EPAL implementou o aviso atempado de suspensões programadas no abastecimento, através do seu Contact Centar. Desta forma, sempre que estiverem programadas interrupções os clientes com deficiência visual serão contactados telefonicamente podendo, assim, minimizar os impactos causados.

Estes dois serviços complementam o conjunto de medidas de responsabilidade social que a EPAL implementa há mais de uma década e surgiram como resposta a duas das maiores dificuldades sentidas por estes clientes: a comunicação de leituras do contador e o acesso à informação sobre interrupções de abastecimento previstas.

Em parceria com a ACAPO, a EPAL disponibiliza, desde 2006, as faturas de água em Braille aos clientes que o solicitem. De modo a garantir que a sua comunicação é acessível ao máximo de clientes, disponibiliza também, com o apoio técnico do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, materiais informativos sobre consumo sustentável de água e educação ambiental em Braille, Língua Gestual Portuguesa (LGP) e escrita pictográfica.

Se tem deficiência visual e pretende agendar, gratuitamente, a colocação dos equipamentos de telemetria, contacte a EPAL através do email: mkt.epal@adp.pt.

Poderá também efetuar a adesão nas Lojas EPAL, na Av. da Liberdade, 24, ou na Loja do Cidadão das Laranjeiras.

 

Saiba mais sobre o serviço waterbeep da EPAL.

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